Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

29/03/2017

Pão rápido de centeio sem levedar

Pão rápido de centeio sem levedar

Que não gosta de saber como fazer um pão rápido para situações de S.O.S… pois certamente que o facto de ter de espera que o pão dobre de tamanho, e as vezes com o tempo mais frio esse processo é tão lento que até aborrece…
Toda a gente…

Aqui esta este belo e saboroso pãozinho, super rápido, super fácil de fazer e sem ter de esperar que levede, pois o mesmo nem fermento leva. E cheio de fibra.
Recomendo que experimente.






INGREDIENTES:

250gr de farinha de trigo integral, mais q.b para polvilhar
150 g de farinha de centeio
50 g de flocos de aveia, mais q.b para povilhar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá (rasa) de sal
1 ovo L
300 ml de leitelho ou iogurte natural (usei leitelho, ver receita)

PREPARAÇÃO:
Pré-aquecemos o forno a 190º C.
Caso usem iogurte magro, ignorem este passo.

Coloque uma taça grande sobre a bimby e pese as duas farinhas, os flocos de aveia, o bicarbonato e o sal, envolva bem e reserve.

No copo da bimby coloque o leitelho e o ovo e bata 5seg/vel4. Junte as mistura das farinhas e programe 1.30mit/vel espiga.

A massa fica um pouco pegajosa, por isso antes de a tirar do copo forre previamente um tabuleiro com papel vegetal e polvilhado com farinha integral, com a ajuda de espátula retire a massa do copo diretamente para cima do papel.



Polvilhe com mais farinha e molde uma bola e achate a mesmas com as mãos ou com as costas de uma colher até ficar com uma altura de cerca de 3 cm.
Com uma faca fazemos uma cruz ou estrela no topo com cerca de 0,5 cm de profundidade e cozemos no forno durante 35 a 40 minutos, até o pão apresentar uma crosta firme e soar a oco quando lhe batermos por baixo.

Transferimos o pão para uma grelha de arrefecimento e servimos ainda morno com manteiga ou frio, mas quente sabe sempre bem.





[receita adaptada do livro "Everyday Superfood", de Jamie Oliver]

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design