Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

30/05/2020

Bolo de noz cenoura e caramelo salgado

Bolo de noz cenoura e caramelo

Este bolo é surpreendentemente bom, eu diria que não vai conseguir parar de comer, a combinação de pedaços de noz, cenoura e canela, com a cobertura e recheio de mascarpone e caramelo salgado, é uma coisa do outro mundo. Se soubesse que é era tão bom já o tinha adaptado a bimby a mais tempo. Este é sem dúvida nenhuma um bolo a repetir imensas vezes.
Obrigado a Família Guerreiro que me enviou o vídeo e me pediu para o adaptar, não segui a receita a risca em termos de quantidades.






Ingredientes
120gr de miolo de noz + 150 gr para decorar
300gr gr de cenoura  ralada ( ralei no ralador fino, fica tipo farripas, mas se quiser ter menos trabalho pode picar na bimby 5seg/vel5)
6 ovos
100gr de óleo (usei de coco)
250gr de açúcar amarelo
1 colher de chá de aroma/essência de baunilha
300gr de farinha tipo 55
1 colher de chá generosa de canela em pó
1 colher de chá de fermento para bolos

Caramelo salgado modomanual:
200gr de açúcar branco
200gr de natas
30gr de manteiga
½ colher de café de sal

Para fazer o caramelo na bimby siga esta receita:

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/01/caramelo-salgado-versao-bimby.html?m=1


Cobertura e recheio :
500gr de queijo mascarpone
400gr de natas com 35% de gordura * (usei Aldi)
*As natas tem de estar bem frescas e o copo bem limpo e seco antes da as bater
80gr de açúcar

Preparação caramelo modo manual caso queira fazer:
Em primeiro faça o caramelo, para este arrefecer e ganhar consistência.
Numa frigideira anti-aderente coloque o açúcar e leve ao lume até o mesmo ficar acastanhado e sem grumos, retire do lume e incorpore as natas aos poucos com a ajuda de uma vara de arames ou colher de pau no caramelo, sempre a mexer, quando junta as natas parece que o caramelo vai talhar, é mesmo assim, leve novamente ao lume, junte a manteiga e o sal e mexa até ficar completamente homogéneo. Deixe arrefecer completamente antes de colocar no bolo.

Preparação bolo:
Pré –aqueça o forno a 180º

Descasque e rale as cenouras, reserve.
Coloque no copo as nozes e pique 5seg/vel4, retire e reserve. ( na kcook Multi use o disco de corte nr 2 no direct Prep e sal e a cenoura.) Partir as nozes na kcook Multi use chop 8 seg.

No copo limpo coloque a borboleta, junte os ovos, a baunilha e o açúcar e bata 6min/37º/vel 3. Junte o óleo e misture 30seg/vel3. ( na kcook use o acessorio batedor e velocidade 8) 

Junte a farinha, a canela e o fermento e misture 10seg/vel3. ( na kcook usa a lâmina de corte 10seg  vel 8)
Retire a borboleta , junte 120gr de nozes picadas e a cenoura reservada e misture 10 seg/vel3, caso as mesmas não fiquem bem envolvida, faça-o com a espátula. ( na kcook Multi mistura a cenoura e as nozes com a espátula)

Unte duas formas de 22/24 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha, divida a massa de igual forma pelas duas formas e leve ao forno cerca de 25 /30 minutos. O tempo pode variar de forno para forno, nada melhor que ir vigiando e fazer o velhinho teste do palito que sai sempre bem.

Apague o forno retire o bolo e deixe arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar.
Deixe arrefecer completamente antes de rechear e decorar.

Preparação cobertura e recheio:
No copo bem limpo e seco, coloque a borboleta e as natas e bata na velocidade 3,5 sem tempo e vá vendo pelo bocal da tampa quando as mesmas estão montadas. Retire e reserve.
Sem lavar o copo, coloque o queijo, o açúcar, 3 colheres de sopa de caramelo reservado e bata 40seg/vel3. Retire, junte as natas e com a ajuda de uma espátula envolva bem. Leve ao frio .

Montagem:
Coloque uma colher de sopa do creme no prato em que vai servir o bolo, coloque um dos bolos por cima, coloque uma porção generosa de creme, coloque o outro bolo por cima, barre o bolo todo com o restante creme, leve ao frio umas 2 horas. Retire, verta o caramelo com cuidado, deixe o mesmo escorrer e cobrir a parte de cima do bolo, vai escorrer para as laterais, não faz mal. Leve ao frio novamente, 1 hora, retire e decore com as nozes de lado.
Guarde no frio até ao momento de servir.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design