Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

18/08/2017

Polpa de tomate temperada ou clássica – mais concentrada


Polpa de tomate temperada ou clássica – mais concentrada

Já tinha e tenho no blogue a receita de polpa de tomate, rápida de se fazer. Mas como leva sementes e pele fica mais liquida, mesmo deixando apurar mais tempo, e também rende mais, pois as sementes também ocupam espaço.
Desta vez decidi ter um pouco mais de trabalho, e fazer com que ela fique como as de compra, espessa.
Pode seguir a receita com ervas ou colocar somente o tomate e ficar simples, assim temperada é óptima para guisados, ou mesmo para base de pizza.

Cor da polpa, pode variar entre o laranja e o vermelho vivo, tudo tem haver com o estado de maturação e a qualidade do tomate que usa.

Conservação da polpa de tomate, se seguir esta receita pode guardar os frascos na dispensa o ano inteiro… sim leu bem o ano inteiro sem ganhar bolor e na dispensa em local seco e escuro.

Pois desta forma fica completamente pasteurizado… não para pasteurizar não basta colocar em frascos quentes e a polpa quente e virar de cabeça para baixo, assim apenas os fecha a vácuo.

Sim sigo esta técnica para tudo que quero que dure o ano inteiro, inclusive os doces e compotas, perde mais 30 minutos mas ficam as coisas bem feitas.



Também triturei,  e congelei em cuvetes de gelo, e quando congeladas transfiro para sacos, assim evito comprar e desperdiçar sacos de gelo de plástico e o meio ambiente agradece.




Ingredientes:

1.200 kg de tomates cortados em pedaços sem pele e nem sementes ( peso já limpos)
300gr de cebola, cortada ao meio
3 dentes de alho
6 pés de salsa
5 folhas de manjericão (ou uma colher de chá caso sejam secas)
2 pés de tomilho, (ou uma colher de chá caso sejam secas)opcional
2 pés de alecrim, (ou uma colher de chá caso sejam secas) opcional
1 colher de Chá de sal
30 g de azeite
(pode substituir estas ervas por outras a gosto)

Preparação:
Coloque um tacho grande água e deixe ferver.

Vamos pelar os tomates, faça um cuz com uma faca no cimo de cada um.



Coloque os tomates na água a ferver e espere 2 minutos.



Retire e coloque em água fria, depois é só puxar a pele que sai num instante. Abra os tomates e retire as sementes, coloque num escorredouro, e limpe todos, 2.500kg de tomate dá 1200kg de tomate limpo. Quando terminar de limpar, pressione os mesmos contra o escorredouro para sair o excesso de água.

Colocar, a cebola, o alho e o azeite no copo e programar 6seg/ vel5. E refogar 7 min/100/vel1, junte os tomates e programe 30 min/temp. Varoma / vel 1, na TM5 use os 120º. Em vez do copo de medida coloque o cesto sobre a tampa da bimby para evitar salpicos.

Enquanto a popa faz esterilize os frascos, pode fazer de varias maneiras. Pode encher os frascos até meio com água e colocar no micro-ondas 10 minutos na potencia máxima.
Pode colocar no forno sem água 10 minutos a 180º
Pode colocar num tacho com água e deixar ferver 2 minutos.
Eu opto pelo tacho nesta receita.



Quando a bimby terminar, junte as ervas e o sal pelo bocal da tampa, aguarde 2 minutos, coloque o copo de medida e triture progressivamente vel 3,5 e7 durante 1 minuto.

Quando terminar de triturar aguarde 5/8 segundos antes de abrir a tampa da bimby,  isto na TM31 para que o liquido estabilize.

 Retire os frascos da água quente, verta a polpa quente lá dentro, feche os frascos bem fechados. Volte a colocar os frascos dentro da água quente no tacho e deixe ferver por 20 minutos, com a cabeça para cima.



Depois e só depois de ferver os 20 minutos, com muito cuidado retiramos e viramos de cabeça para baixo até arrefecer.


Quando frios vira de cabeça para cima e guarda na dispensa.

Esta polpa não precisa de ser guardada no frigorífico, conserva-se durante meses na dispensa, pois fica fechada a vácuo.

2 comentários:

  1. Maravilhoso, como todas as suas dicas e receitas. Feliz por a ter encontrado neste mundo virtual tão competitivo.
    Obrigada e muita saúda.
    Lina

    ResponderEliminar
  2. Graça, será que me pode esclarecer duas dúvidas? Quando se altera a quantidade de tomate, mantém-se os mesmos tempos e temperatura na bimby? As tampas dos frascos também são esterilizadas?
    Obrigada

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design