Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

05/02/2018

Bolo de bolacha, com mascarpone, manteiga de amendoim e praliné de amêndoas.

Bolo de bolacha, com mascarpone, manteiga de amendoim e praliné de amêndoas.

Uma combinação bimbastica para os amantes de manteiga de amendoim e café, uma vez que este bolo leva 2 cremes, e somente um leva manteiga não fica tão enjoativo, e com o crocante de amêndoas por cima, é o acabamento perfeito.
Para um bolo deste tamanho eu dobrei esta receita a receita.
Sendo que o creme de mascarpone pode dobrar e manter os tempos, o creme de manteiga de amendoim para ficar bem envolvido terá de fazer por duas vezes.





Aqui fica a receita:
Ingredientes:
+/- 4 dl de café forte
400 g de bolacha torrada

Para o creme mascarpone:
3 ovos tamanho L
80 g de açúcar
250 g de queijo mascarpone
1 Colher de chá de extrato de baunilha

Para o creme de manteiga e amendoim:
200 g de  manteiga à temperatura ambiente
120 g de manteiga de amendoim
150 g de açúcar
2 Gemas
Para o praliné:
150 g de açúcar
100 g de amêndoa ou amendoim se preferir


Preparação:
Comece por preparar o praliné de amêndoas.
Numa frigideira antiaderente coloque o açucar e as amêndoas e deixe caramelizar, mexendo com uma colher de pau, verta para cima de uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Enquanto isso prepare o café e reserve.
Depois parta os ovos e separe as gemas das claras
Coloque a borboleta no copo da bimby, junte as claras e bata 3minutos, vel 3,5, junte 40gr de açucar e bata mais 1 minuto/vel3. Retire e reserve
Sem lavar o copo e com a borboleta colocada, coloque as gemas e o restante e bata 4 min/vel3,5, junte o queijo e a baunilha e bata mais 3min/vel3.
Retire e envolva suavemente as claras batidas em reservadas. Reserve no frigorífico.
Sem lavar o copo, coloque a manteiga, o açúcar e a manteiga de e bata 4 mint/vel3,5, no último minuto e sem parar de bater adicione as gemas, uma de cada vez. Reserve também no frigorífico.

Parta em pedaços o caramelo que nesta altura já deve ter solidificado e deite no copo da bimby, atenção que neste passo o copo da bimby tem de estar bem limpo e seco. E pique 4/5 seg/vel 5. Retire e reserve.

Vá mergulhando as bolachas no café e disponha-as sobre o fundo da forma. Barre com um dos recheios preparados e por cima disponha mais uma camada de bolachas embebidas no café, barre as bolachas com o outro recheio, e assim sucessivamente vá montando o bolo alternando as camadas de bolacha com os recheios preparados, tendo o cuidado de reservar a quantidade suficiente de um deles para cobrir completamente a superfície do bolo, eu guardei o de manteiga de amendoim, pois pareceu-me mais consistente para depois lavar a camada de praliné.
 Leve o bolo ao frigorífico e deixe refrescar durante cerca de 4 horas.
Solte o bolo dos lados da forma com a ajuda de uma espátula e barre o bolo com o creme reservado. Termine com o praliné de amêndoa.
Sirva fresco.

Receita adaptada a bimby daqui:





0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design