Pages

09/05/2020

Baileys de morango


Baileys de morango

Existe há algum tempo uma versão deliciosa de Baileys com morangos e um suave toque de baunilha, algo assim para o delicioso.
Decidi tentar reproduzir em casa, da primeira vez ficou bom de sabor, mas não ficou bom de textura, depois de ir ao frio, ficou demasiado espesso, quase uma mousse.
Então tive se arranjar outra solução, que o mantivesse mais licoroso, e usem mesmo natas magras, e desta vez sim, já posso partilhar a receita.





Receita elaborada na Bimby/Thermomix
(TM31/TM5/TM6) na Monsieur Cuisine Connect faz da mesma forma, e no fim deixo a adaptação para a Kcook Multi.

Doses: cerca de 1lt
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de confeção: 20 minutos
Validade: cerca de 15 dias em garrafa fechada no frio

Ingredientes:
250gr de morangos maduros e vermelhinhos
(na falta de morangos pode usar 1 colher de sopa cheia de aroma de morango e umas gostas de corante vermelho para dar cor, e salta o primeiro passo)
200g a 300gr de Whisky (tudo depende do seu gosto pessoal)
150gr de açúcar
400gr de leite evaporado (1 lata)
200gr de natas magras (se usar gordas vai tornar o licor mais espesso)
200gr de leite condensado (duvido que a receita original contenha, mas eu coloquei para dar uma cremosidade)
10gr de aroma de baunilha

Preparação:
Colocar os morangos e o açúcar no copo e triturar 30 seg/vel7, baixar o que ficou nas paredes e tampa com a ajuda da espátula. E programar 18 minutos/120º/vel 2 (na tm 31 usa temperatura varoma) retire o copo medida e coloque o cesto em cima.

Quando terminar retire o copo da máquina e deixe arrefecer a temperatura para os 40º, se formos juntar o álcool em quente o mesmo vai evaporar.

Quanto atingir a temperatura, junte o whisky e envolva 30seg vel 7, junte as natas, o leite condensado, e o leite evaporado a baunilha e(caso queira ainda mais rosa, junte 2 gostas de corante vermelho) e envolva 30seg vel 4. Verta para uma garrafa de vidro esterilizada e guarde no frio.
Sirva fresco com umas pedras de gelo.


Na Kcook Multi:
No passo de triturar os morangos usa a lâmina e pressiona chop 1 minuto, de seguida programa 120º/14 minutos/vel 4. Deixa arrefecer.

Junta o whisky e programa 30seg/vel6, junta os restantes ingredientes e programa 30seg/vel 6.

4 comentários: