Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

25/03/2017

Feijoada XL

Feijoada

Uma boa feijoada, num dia frio e chuvoso para receber os amigos, não é nada mau… nada mesmo, pois em dias assim sabe bem um prato que transborde aconchego, e com sabores tipicamente portugueses, com aquele molho delicioso, que no fim todos acabam a rapar o prato com o pão.
A receita que usei foi a receita do livro base da tm 31, mas alterei a quantidade de carne, pois ca em casa 250g de entrecosto só dá para 6 se 4 não comerem. E meio chouriço… não, vai o chouriço inteiro, porque usar só meio, a feijoada é boa é com bastantes enchido, e o feijão, como a capacidade que queria fazer era XL, e como o feijão que usamos já é cozido, então saltei o passo de colocar o feijão no copo, simplesmente aqueci o feijão com a própria água, quando a feijoada estava quase a terminar, escorri a água ao feijão e misturei com a carne e a couve num recipiente grande.
E assim transformei uma refeição que daria para seis, em uma que dá para 8 pessoas.



Ingredientes:

600 g couve coração, ou lombarda
150 g cebola
2 dentes de alho
150 g cenoura ( para o molho)
150gr de cenoura as rodelas
150 g tomate, (polpa ou pedaços)
70 g azeite
100 g bacon, em tiras pequenas
150 g vinho branco
200 g entremeada
500 g entrecosto, cortado em pedaços pequenos
1 folha de louro
2 cubos de caldos de legumes ou de carne
sal, q.b.
250 g água
1 malagueta
1 farinheira
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1200 g feijão manteiga cozido, e escorrido

Preparação:

Escalde a couve em água a ferver, coloque na varoma e reserve.
No tabuleiro coloque os enchidos e feche a varoma.

Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura, o tomate e o azeite e programe 5 seg/vel 5, e de seguida triture 20 seg/vel 7.

De seguida refogue 5 min/Varoma/vel 2.
Adicione o bacon, o vinho e programe 3 min/100°C/vel 2.

Adicione a entremeada, o entrecosto, a folha de louro, o caldo, 150 g de água, a malagueta, a Varoma com a couve, a farinheira, o chouriço de carne e o chouriço de sangue e programe 30 min/Varoma/velocidade colher inversa.

Coloque a couve na travessa onde vai servir a feijoada. Corte a farinheira em rodelas, disponha por cima da couve e reserve.

No copo coloque os chouriços cortados em rodelas, e o restante de água e programe 8 min/100°C/ velocidade colher inversa.

Aqueça o feijão no micro-ondas com a respectiva água que vem na lata, quando estiver quente escorra a água e deite sobre as couve e da farinheira, junte o que esta no copo e envolva.
Retire a folha de louro e a malagueta. Sirva bem quente.

Sirva com arroz branco.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design