Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

14/03/2019

Diferenças entre a Bimby/thermomix TM5 e a TM6.



Diferenças entre a Bimby/thermomix TM5 e a TM6.




Em primeiro lugar quero agradecer a quem teve a coragem de me emprestar a sua Bimby TM6, e que depositou total confiança em mim, para poder usar e abusar dela.

Depois agradecer a quem foi comentado os posts, e os vídeos e quem incentivou e apoiou e se interessou.  

Por último esclarecer que eu não tenho nenhum ódio de estimação pela bimby, bem pelo contrário, tenho duas TM31, uma TM5, uma kCook Multi e outros  e ponderava comprar a TM6, e uso todas elas, continuo a fazer receitas e colocar, assim como a tirar dúvidas, e a ajudar, quem me questiona por isso esses comentários sarcásticos e pseudo-maldosos, do facto de eu não ser Agente e não ter formação, e não saber no que estou a mexer… Lamento mas não faz qualquer sentido de os fazerem… Não me querendo gabar, mas a verdade é que 10 anos a mexer na bimby, venha qual modelo vier, que não me assusta mexer, e explorar com consciência do que sei, e do que posso e não posso fazer com a mesma. Para além de que li o manual de instruções primeiro.  

E se fiz a comparação da TM5 para a TM6, foi para quem comprou a TM5 recentemente não se sinta lesionado por ter saído um novo modelo, para aqueles que estavam a pensar vender a TM5, e perder dinheiro para comprar a TM6, que não faz sentido.

Para aqueles que tem a TM5 e ficaram tão entusiasmados com a possibilidade de fazer comida mais saborosa e mais apurada e poderem cozinhar a sua maneira, com as temperaturas que desejavam. E que pensavam juntar uma TM6 a uma TM5 seria uma mais valia. Afinal não há mais valia nenhuma. Mais vale apostarem num complemento mais barato a TM5, que deixa cozinhar até aos 180º, que deixa cozinhar sem lâmina, e que tem tanto um copo como um tabuleiro de cozinhar a vapor, e ainda guardam dinheiro para ir de férias (e também não sou agente desse robot)

Então aqui vai o resumo, aviso já que é um resumo longo, mas quem vai fazer um investimento alto num robot, deve saber no que vai realmente investir, de saber tudo e não só o que lhe contam na demonstração, e assim pode fazer uma compra consciente. Não estou de forma alguma a falar mal da máquina, porque não seria justo, a máquina é boa sim, seja qual for o modelo. Agora se fazia sentido ser melhor e ir de encontro as famílias numerosas, sim fazia. Fazia sentido fazerem realmente um modelo melhorado, não um quase idêntico.  

Então primeiro deixo o vídeo para que possam ver e como falo em fotos, e alguns pormenores que não se consegue ver bem no vídeo, devido a distância entre mim e a câmara, deixo aqui as fotos também.




Lâmina:
Então vamos lá primeiramente temos a foto das lâminas que apesar de encaixe diferente são iguais, podem diferir na qualidade do material uma vez que deve estar preparada para mais temperatura. 


Contudo alerto já para o facto de no manual de instruções TM6, página 38, vir referido que a lâmina no caso de um utilizador que a use diariamente na para triturar gelo, moer cereais e semelhantes que a mesma deve ser substituída após 6 meses.

Se usar uma vez por semana para fazer os acima descrito, deve trocar a cada 2 anos


E se raramente tritura gelo e cereais poderá chegar aos 4 anos.
Em letras pequeninas, mas escrito, encontra que: pode encomendar uma lâmina nova junto do seu agente ou junto do apoio ao cliente.

O que eu traduzo das letras pequenas é que a garantia não abrange o material de desgaste, ou seja, não abrange a lâmina.

Para ver o manual de instruções basta colocar no google manual de instruções bimby TM 6 e baixar o mesmo para o seu computador.

Copo:
Levam exatamente a mesma quantidade do que o da TM5, apesar de o da TM6, me parecer um milímetro ou dois mais largo no fundo.

O copo têm patilha de segurança para impedir entrada de líquidos no motor, também existe em alguns copos da TM5, os vendidos mais recentemente têm essa patilha de segurança.



Contudo se colocar a base no copo, e colocar no encaixe o copo encaixa na mesma.



Por isso, montar sempre, sempre a lâmina bem montada no copo, se não o fizer pouse o copo ao lado da bancada e não no corpo da máquina.

Embora os copos sejam iguais e encaixem, o da TM6 encaixa na TM5 e vice-versa, mal o encaixam aparece uma sms de erro no visor, que não permite usar.



Tampa, Copo medida,cesto, espátula, rede, Borboleta e Varoma:

Todas estas peças acessórias da TM6, dão para a TM5, encaixam perfeitamente.
Tem o mesmo tamanho e capacidade, a varoma e o cesto.

O cesto foi melhorado e agora tem uma tampa, que não sai, e que assim obriga os utilizadores a só usarem a capacidade máxima do mesmo e acho que foi uma melhoria.



O copo medida foi melhorado, é um plástico mais rijo e grosso e com borracha grossa, que não fica quente e que tranca na tampa, ou seja, não fica solto como o da atual TM5, e pode comprar e usar na TM5.


A espátula também me parece melhor, flexível, contudo com o uso da mesma a roçar as lâminas, para rapar o que fica no copo, não acho que sobreviva muito tempo, só o tempo o dirá

A rede, serve para colocar por cima da tampa quando se retira o copo medida para apurar o molho, na TM5 usava-se o cesto, nesta usa-se a rede e fica trancada com juntamente com a tampa quando os braços fecham. Também serve para usar na TM5.


A borboleta é igual, contudo não testei se dava na TM5.

Balança:

Balança melhorada, pesa de grama a grama, receitas mais precisas.

Ecrã tátil:

Sim o ecrã esta maior, mais visibilidade, o cookidoo esta dentro do ecrã, não precisa de ir ao pc para poder organizar as pastas e escolher as receitas. O Próprio cookiddo está mais apelativo, mais fácil de usar, mais intuitivo. Apesar de ter receitas com fotos erradas, o bolo rei é uma sopa, ou era, podem já ter mudado, as vezes as coleções não abrem, fica ainda um pouco bloqueado, mas sei que estão a trabalhar para melhorar.

Assim como a APP para androide, esta porreira, só falta estar a funcionar a 100% e ser compatível com todos os androides.

Sim efetivamente fica mais giro e mais fácil assim…. Agora por favor, não deixem de maneira nenhuma entrar água para o motor, e caso aconteça, nunca, mas nunca vire a sua bimby ao contrário nem lhe deem com secadores. Se isso acontecer, desligue da ficha, retire com um pano o excesso de água e leve a uma delegação, eles lá deverão saber como proceder e evitar danos maiores. Todos sabemos que tecnologia e água não são compatíveis.

Funções…

Funções e mais funções e é aqui que o meu desanimo cresceu.

Slow Cooking:

Para quem não sabe, e nem todos são obrigados a saber tudo, o termo slow cooking designa a confeção lenta e a baixa temperatura dos alimentos. Carne, peixe e legumes podem beneficiar da técnica, no que se refere à preservação do sabor e das texturas, e pode ir desde temperaturas de 60º até 98º, e dependendo da temperatura pode demorar até 12horas.

Por experiência própria, pois cozinho muito nessa função, não na bimby, a carne fica muito mais macia e saborosa, porque não se junta líquidos a carne e ela cozinha no seu próprio suco.

No meu vídeo falo que deve faltar uma peça, para que esta função na bimby corra bem, e falta mesmo, já me foi comunicado por algumas agentes, que as máquinas que serão entregues ao cliente já vêm com essa peça, que não sei o formato ou o material.

Então como cozinho desta forma, esta entusiasmada, porque TM6 permite fazer esta função desde 1h até 8h e desde os 37º aos 98º, mas depois, nas tais letras pequenas, informa que a capacidade máxima de carne a cozinhar são 800gr, pois bem, para quem nunca fez slowcooking, até pode parecer uma quantidade razoável, para quem já cozinhou deste modo, sabe que a carne cozinha no seu suco e que liberta o mesmo e que reduz quase para metade, ficando eu a pensar que para famílias numerosas, chapéu, essa não tem vantagem nenhuma em usar esta função, para menos quantidades, questiono é viável estar a cozinhar horas um pequeno pedaço de carne. (provavelmente eu sou demasiado exigente pois tenho um robot que consigo colocar, 2.300gr de carne, e uma Fussioncook, que ainda cabe mais) E já encontra panelas elétricas só de slow cook, desde 25€ e outras que fazem muito mais, e que rondam os 130€

Se a peça encaixar sobre a lâmina da TM5, coisa que duvido, pois, eles querem é vender o novo modelo e esquecem os antigos clientes num instante, também pode fazer slow cook de 90 minutos a até 98 graus, porque na TM5 também controla as temperaturas, mas já sabe, pouca quantidade.




Sous-vide:
Sous-vide, em francês, quer dizer “sob vácuo”, e refere-se a um método de cozinhar em sacos de plástico selados a vácuo em baixas temperaturas por um tempo maior que o tradicional. O tempo pode variar entre 2 horas e 72 horas e a temperatura precisa ser estável, normalmente entre 40°C e 70°C, dependendo do que se cozinha. O objetivo da técnica é manter a integridade do alimento, evitando a perda de humidade e sabor, mas é teoricamente possível fazer em casa com máquinas de embalar a vácuo e água morna monitorada por um termômetro comum.
Na TM6, manda cozinhar no cesto, logo pouca capacidade, logo pouca quantidade pode fazer, logo gasto benefício é pouco, mas se é adepto fervoroso desta técnica é uma mais valia.
Embora também possa fazer com peixe na TM5, pois pode programar até 90 minutos, ou mais se estiver em casa vai reprogramando.


Fermentação:
Aumentaram as horas de poder fermentar os iogurtes para 12horas, rapidamente podem alterar o tempo na TM5, porque o termostato e o temporizador já estão na TM5, se não o fazem é porque não o querem.
Não testei os iogurtes na Varoma, para mim não têm lógica e não faz sentido benefício custo, a página Uma Receita Vou contar, testou e os iogurtes não ficaram sólidos, somente dois, os do meio ficaram com uma consistência aceitável.
Eu testei 12 horas, a 37 graus, o resultado esta no facebook, não ficaram sólidos como os que faço na iogurteira, usando a mesma receita. Sim eu só uso leite, iogurte e açúcar, não adiciono leite em pó, e na iogurteira ficam sólidos, aqui se calhar não correram bem, culpa minha que não usei leite em pó, mas a receita da TM6, também não pede leite em pó.
Fermentação do pão, é feita na varoma, colocando água no copo e assim sendo pode fazer de igual forma na TM5.




Temperaturas Máximas:
Era aqui que eu achava que vinha realmente a mais valia, que finalmente sim, iriamos poder fazer um bom refogado, fazer comida mais apurada, mais saborosa, mas afinal não.
No modo manual só pode programar o máximo até aos 120º e depois a temperatura Varoma, para cozinhar a vapor. Mais que isso ela não deixa.
Ou seja, o acesso as temperaturas acima dos 120º até aos 160º anunciados por eles, esta trancada ao cliente, por outras palavras, inventar receitas, ou seguir receitas suas, ou outras, o cliente fica impedido de o fazer. Somente faz as criadas e inseridas no cookidoo pela marca.
Aqui a liberdade de criação do cliente foi anulada, em prole de queres receitas com altas temperaturas então pagas o plano anual e fazes as nossas, receitas essas que nem se consegue visualizar a que temperatura esta realmente a cozinhar.
Se as pessoas não têm interesse em pagar o plano anual, então fica somente com acesso as receitas existentes no Livro base, no qual não existem receitas de sous-vide, nem de slow cook, e com altas temperaturas temos 4 pontos de açúcar, 1 chutney de cebola, uma sopa e um ou dois pratos de carne.
Ora para mim esta forma, não serve, eu não ligo a receitas guiadas, eu não ligo as receitas do cookidoo, raramente o uso. Eu gosto de liberdade de escolha, de liberdade de invenção, de poder decidir o que eu quero comer, e não o que eles me querem dar a comer.
Mesmo pensado que conseguíamos aldrabar o sistema, e ir buscar a receita de um ponto de açúcar e trocar os ingredientes, por azeite, alho e cebola, a máquina bloquei e não deixa fazer nada, da mensagem de erro, que os ingredientes introduzidos diferem dos pedidos (inteligente a bichinha).
Por isso o livro base não deveria ter o nome “Faz o que te Apetece”, mas sim “Faz o que nós queremos”

E foi numa receita testada e colocada por eles a receita dos caramelos, que são deliciosos que o meu copo queimou assim:

E mesmo com duas pré-lavagens não saiu…


Tive de colocar mais tempo a 100º e na velocidade 4, e aí sim depois foi só passar a esponja e saiu tudo, não se assustem que nenhum dos copos é anti-aderente, são inox.

Contudo deve ser erro de termostato de algumas máquinas é possível e acredito nisso, que nem todas queimem.

Faz caramelo sim, se faz pipocas ou não, esta no segredo dos deuses, ou no segredo de quem paga o plano anual.

Função espiga/amassar:
No ecrã da bimby quando selecionamos esta função, nas informações diz que a capacidade de amassar é 1 kg de farinha, mas para ajudar a envolver com a espátula.
Hora foi o que eu fiz, a bicha coitadinha salta que é uma doida, e temos de ajudar com a espátula, contudo fez o que prometeu e amassou o pão. Mas com tanto treme-treme e salto, acho que 1 kg de farinha é muito, já não digo que a fazer pão de dois em dois dias com esta capacidade de farinha poderá colocar o motor em esforço, não digo porque eles o devem ter testado. Mas agora a pobre balança tão precisa com tantos saltos e tremeliques é capaz de a longo prazo descalibrar, mas eles devem ter testado isso também, ficamos a aguardar.



Função Turbo:
Funciona de igual forma a TM5

Função Chaleira:
Esta função é muito gira, porque chaleira já a TM31 e a TM5 eram a muito tempo, bastava colocar a água a temperatura desejada e programar tempo e velocidade. E a chaleira serve para aquecer água, ou seja, desde que programada a uma determinada temperatura não passa dessa temperatura, aliás água ferve aos 100º, podem dar 120º que ela não ferve mais por isso.
A inovação aqui, é que se coloca a água seleciona a temperatura e ela desliga quando acusa a mesma, como a tradicional chaleira elétrica.

Função triturar programada:
No fim de fazer a sopa, pode triturar no modo manual ou ir ao menu escolher a função triturar e ela tritura até a velocidade 8, esta escrito no ecrã no i. Fiz a receita guiada de sopa versátil, apesar de não ultrapassar a marca, ela tremeu e salpica para a tampa, pela ranhura do copo medida ou seja é por a sopa a passar sem a bimby estar a beira da bancada, e sem estarmos perto.



Pulverização:
É caso para dizer silenciosa o tanas, faz o mesmo barulho que a TM5 (Faz menos que outras no mercado). Mas continua a pulverizar bem tal como a TM5, testei 1 colher de sopa de linhaça, açúcar em pó, e grão seco e o resultado foi igual em ambas.


Cozer a vapor, cozinhar na varoma:

Funciona de igual forma tal como a TM5

Pré-Lavagem:

Tem uma função própria para pré-lavagem, basta colocar água e detergente ou vinagre e clicar e ela esta programada para se lavar.

Também pode fazer a pré- lavagem na TM31 e TM5 colocando água até tapar a lâmina, 1 gota de detergente e vinagre e selecionar 50º/4 minutos/vel 4, se estiver queimado por algum motivo, 1 lt de água, 60 gr de vinagre 100º/10minutos/vel 4.




 E acho que não me estou a esquecer de nada… Mas isto está tão extenso que me pode ter passado algo ao lado.

Espero assim ter ajudado a desmistificar quem tinha dúvidas, e que possam fazer uma escolha consciente.

Eu vou esperar por maio para ver se há melhorias, se se mantiver igual, espero pela TM7, que deve demorar menos a chegar que a TM6.

P.S. E caso queira assistir a uma demonstração da TM6, eu não sou agente, mas conheço algumas boas agentes, que dão o que prometem e fazem um excelente pós-venda e acompanhamento ao cliente. E garantidamente não deixam ninguém pendurado. E se o pensam que estou a sugerir agentes em troca de brindes, não esse brinde que seria meu por indicar um cliente será seu.

29 comentários:

  1. Olá! Voce diz no video que não é Agente. Mas dizem, quem a conhece, que já foi Agente e que foi expulsa! Porque? O que fez de errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso terá de ser algo que terá de perguntar a empresa. Pois até a data não me foi dada nenhuma justificação.

      Eliminar
  2. Olá boa noite, e só para lhe dizer que gosto imenso do seu blog e que a sigo desde que tenho Bimby a uns 8 anos.
    Tenho uma TM31 e estive tentada a vende -la por uma TM6 mas pelo o que li do que assisti no sábado passado não me convence.
    Cheguei a conclusão que na minha máquina uso e abuso.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Graca. MT obrigada pela explicação. Este domingo fui a uma demonstração e gostei MT do k vi. Optei por trocar a minha pk ainda é a TM31. Se tivesse a TM5 já não valia a pena.
    Beijinhos e continue com as suas maravilhosas receitas.

    ResponderEliminar
  4. Já comprei a TM6, e agora? Esta é a minha primeira bimby. Lendo o seu blog, até dá desânimo da compra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fez uma boa compra. Uma vez que não tem nenhuma. Este artigo apenas ajuda àqueles que têm uma tm5 e pretendem adquirir uma tm6, por ser mais melhorada. A Graça pretende esclarecer se justifica fazer a troca de uma para a outra.

      Eliminar
  5. Na minha opinião se quer toda a liberdade na cozinha porque não compra tachos da Tefal e fica a fazer o comer a sua vontade. Assim não usa a Bimby

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, qual a peça a que se refere no slow cooking? Comprei a tm6 e não recebi nenhuma peça extra. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que seja o protetor de lâmina que ajuda bastante nessa função.

      Eliminar
  7. Pelo que visualizei e li no texto inicial. Confesso realmente esta explicado o porquê de ter deixado de vender estes equipamentos... TenHo a tm6 sou cliente. E estou realmente satisfeito entre a tm5 e a tm6 há grandes vantagens. Penso que terá dúvidas eu posso explicar as funcionalidades da tm6 e de certo vai ficar arrependida de ter colocado o vídeo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação dada foi ótima, ainda bem que existem estas pessoas que nos informam sobre aquilo que sabem mais que nós. Os vendedores apenas querem vender e só falam nas vantagens, tudo o resto é omitido e só nos apercebemos que fomos enganados mais tarde, quando já não podemos fazer nada. Agradeço o esclarecimento.

      Eliminar
  8. Muito obrigada pela revisão deste aparelho. Ando tentada a comprar a Bimby para juntar à minha Moulinex cuisine companion mas acho que realmente ainda não será desta. Não consigo convencer-me do custo-beneficio do robot. Excelente trabalho, obrigada 😉

    ResponderEliminar
  9. Estou entre uma TM5 e uma TM 6 para oferecer a minha. Nora.Mas existe uma fórmula de troca que não vou explicar porque não era correto.

    ResponderEliminar
  10. Os jovem usam a Bimby? Como fazer eles gostarem dela?
    Obrigado pela explicação adorei

    ResponderEliminar
  11. Só pq vi o vídeo fiquei com medo… mas a verdade é que eu mudo bastante as receitas já programadas e o programa da continuidade. Nisto estou a falar, acrescento bem mais temperos, troco quantidades e não impede a continuação da receita.

    ResponderEliminar
  12. O Wi-Fi serve para quê?

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada pela sua partilha. Foi-me bastante útil num momento atual de decisão em aderir ou não à campanha de retoma em vigor, em que nos dão 440 euros para trocar a TM5 pela TM6, tendo de pagar 1300 euros e entregar a máquina antiga para obter o tal desconto. Ou seja entrego a TM5 que tenho e mais 1300 euros...Não compensa efetivamente investir mais 1300 euros para não obter diferenças significativas.

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design