Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

29/04/2022

Monsieur Cuisine Smart – De A a Z

 

Monsieur Cuisine Smart – De A a Z

 

Olá, maltinha gira, cá estou eu de novo agora com a nova MCSmart, e super entusiasmada com esta nova versão.

E cheia de vontade de vos contar tudo sobre este modelo.

Vamos por partes e esta é importante.

Se esta a pensar em comprar a sua ou se já comprou o primeiro passo a realizar para que a configuração e todas as funções fiquem a funcionar corretamente é instalar estas 3 aplicações.

 

Primeiro a do Lidl Plus (é esta conta que depois vai inserir na sua máquina)

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lidl.eci.lidlplus

 

Depois descarregar a NOVA APP para a monsieur Cuisine, que vai abranger todos os modelos existentes (Plus, Connect e Smart). é esta app que vai emparelhar com a sua máquina e o seu Smartphone, para fazer ementa semanal no monitor da máquina e consultar a lista de compras e o seu planeamento no seu smartphone... Tudo gratuito...

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.monsieurcuisine.companion

 

Para os comandos por voz a app é esta:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.googleassistant

 

O novo site para inserção de receitas, consulta e compra de peças para todos os modelos (Plus, Connect e Smart)

https://fr.monsieur-cuisine.com/en

 




Existe um grupo de apoio e partilha de dúvidas e receitas aqui, serão todos bem-vindos

Aqui: https://www.facebook.com/groups/595159300890704/

 

 

Agora que já fez o seu registo nas apps e que abriu a sua máquina, deve ler o manual de instruções, que até é bem curto, e ver como configurar a sua máquina, escolher o idioma e fazer a ligação à internet. É bem fácil e intuitivo, é só seguir o passo a passo.

 

 

 

Depois podem lavar todas as peças em água corrente, de forma a retirar possíveis resíduos de pó e afins. Caso queira usar já a sua MCSmart não molhe os pinos da taça.

E nunca monte a taça na máquina sem a lâmina, e sem ver se os pinos e o fundo estão bem secos e limpos, para não canalizar humidades para o motor.

 

Pode fazer uma lavagem a vapor: coloca 500 gr de água na taça, coloca o cesto, monta o tabuleiro de vapor, seleciona a função cozedura ajustada e programa 15 minutos/120º/velocidade 2.

 

Então: a Monsieur Cuisine Smart vai estar à venda entre os dias 02 e 15 de maio em algumas lojas Lidl. O preço é de 449 euros, é mais cara do que o modelo anterior, mas todas as evoluções têm um preço, e esta versão está bastante melhorada.

Começando por ser um pouco mais curta em tamanho, mas mais alta, a taça fica mais dentro do corpo da máquina, fazendo com que a mesma seja mais estável a triturar e a amassar.

Um ecrã maior, um tátil (touch) de resposta mais rápida, uma balança mais estável, um motor mais potente.

Melhorias ao nível do som (apita mais alto) e das cores do ecrã.

Vem completa, com tabuleiro de vapor fundo e outro fino e tampa.

Cesto, espátula e misturador (borboleta)

O Manual de instruções que vêm na máquina é muito básico por isso aconselho a descarregar este aqui:

E ler tudo, se ler o manual de instruções vai conseguir usar a sua máquina a 100%

 

As novas funções são:



Slowcook até 8h

Cozinha até 8h de seguida a um máximo de 95º.

Nos primeiros 5 minutos a lâmina roda cerca de 30 segundos e pára 2 minutos, depois a lâmina fica parada o restante tempo de cozedura dos alimentos, garantindo assim que a carne não fica desfeita, nem coloca a lâmina em risco de esforço, e também não queima a taça, pois a temperatura não passa dos 95º.

Está função serve para cozinhar a baixa temperatura; há menos perdas nutricionais devido às baixas temperaturas utilizadas. Os alimentos cozinham nos próprios sucos, que vão libertando ao longo do processo, dispensando em muitas receitas a utilização de gordura adicionada, ou mesmo adição de líquidos.

Como a lâmina não roda, podemos fazer mais quantidades sem comprometer o funcionamento da máquina, e sem necessitar de acessórios extra.

 

Sous-vide até 12 h

Cozinha até 12 horas de seguida, a um máximo de 85º.

Sous vide é um método de cozinhar em que se coloca comida num saco próprio, selado a vácuo, em baixa temperatura por um tempo maior que o tradicional. O tempo pode variar entre 2 horas e 72 horas e a temperatura precisa ser estável, normalmente entre 40°C e 70°C, dependendo do que se cozinha. O objetivo da técnica é manter a plenitude do alimento, evitando a perda de humidade e sabor.

Nesta função a lâmina está automaticamente programada para rodar sempre, pelo que os sacos com os alimentos devem ser colocados dentro do cesto.

 

Cozer ovos

Uma nova função para quem nunca acerta com o ponto de cozedura dos ovos, nesta função escolhemos o tamanho do ovo e se o queremos mal cozido, cremoso ou bem cozido: os ovos serão colocados no cesto, e depois da escolha feita é só esperar que ela termine.

Cozer arroz

Para a função de panela de arroz, basta seguir as instruções no ecrã, depois de selecionar esta função.

Fermentar

Nesta função, tal como o nome indica, vai poder fermentar tanto iogurtes como massas de pizza e pão mais rapidamente.

Pode fazer iogurtes tanto líquidos como sólidos; tanto pode fermentar diretamente na taça como no tabuleiro de vapor. E vai até 12h de fermentação, de 37º até 65º.

Nos primeiros 5 minutos a lâmina roda para fazer a mistura, depois fica parada até terminar a fermentação.

Função passar/Triturar

Pode ser acionada para triturar sopas, cremes, molhos, compotas… respeitando sempre o limite máximo da taça, de forma a não comprometer a segurança.

Função Smothies

Para fazer rapidamente um sumo, batido ou, como o nome indica, um smothie.

Lavagem automática

Tal como o nome indica, serve para fazer a lavagem da máquina, tem duas opções para uma limpeza mais leve e outra mais intensa… resultados bastante melhores na limpeza do que no modelo anterior, contudo muito barulhenta nesta função.

Esta limpeza automática não exclui o facto de ter de desmontar a lâmina de vez em quando para uma limpeza mais a fundo da lâmina e da respetiva borracha. Principalmente quando fazemos molhos espessos ou usamos chocolate…

Função vapor

Função que já existia no modelo anterior, funciona da mesma forma: a lâmina roda sempre nesta função, e somente podemos mexer no tempo, que vai até 60 minutos.

Aqui neste modelo já não existe a parte do pré-aquecimento que existe na MCC.

O tabuleiro de vapor mantém-se igual a da MCC.

O tabuleiro de vapor é composto por tampa e tabuleiro, uma peça única, traz segurança; desta forma, mesmo que a água por algum motivo suba não vai escorrer pela taça e cair para a zona do motor.

 

 

Função dourar

Função também já conhecida da MCConnect, funciona da mesma forma, vai até ao máximo de 14 minutos de cada vez, apesar de estar sempre pré-programada para 7 minutos, e podemos escolher uma temperatura até 130º; a lâmina não roda constantemente, permitindo assim cozinhar sem desfiar alimentos como frango, coelho ou bifes de frango, ou ainda saltear legumes.

Acho que nesta função deveríamos poder aumentar o tempo, pelo menos para até 20 minutos; acho que seria uma mais-valia para o utilizador.

 

Função amassar

Uma melhoria significativa, uma vez que o aumento da potencia do motor face ao modelo anterior, fez com que se desse um aumento do dobro de capacidade de farinha usada; esta amassa até 1kg de farinha de uma só vez, com intervalos de 2 minutos, sem se queixar e sem tremer tanto. E no máximo seguidos só devemos amassar 4 minutos.  Agora sim, podemos fazer pães gigantes!

Balança

Balança pesa de 5 em 5 gramas até 5 kg, mais estável do qua a anterior.

Não esquecer que a balança são os pés/ventosas que seguram a máquina à bancada; para o bom funcionamento da balança os pés/ventosas têm de estar sempre limpos e sem migalhas, assim como o fio de ligação da máquina deve estar todo puxado para fora.

 

Turbo

Serve para partir alimentos duros, como pão, queijo, gelo, em pedaços mais pequenos, ou fazer uma limonada.

Caso a taça esteja quente o turbo não funciona, nem deve ser sequer usado.

 

Aquecer água/ chaleira

Se havia falta de chá, agora já pode fazer até 3,5 litros de chá de uma só vez, não quero que vos falte nada… hehehe! Pois tem a função aquecer água que demora mais ou menos tempo consoante a quantidade de água colocada, e desliga sozinha.

 

 

Taça com capacidade útil 3,5L

Pensada para satisfazer tanto uma família pequena como uma família numerosa (uma grande utilidade herdada da MCConnet).

Pega na taça

Atenção que apesar de ser uma mais-valia nesta versão, a pega é apenas para auxiliar, não para substituir as pegas laterais em todas as circunstâncias, por exemplo quando a taça esteja cheia com 3,5 lt, de sopa, comida, ou algo quente no seu interior; temos de ter em conta não só o peso do que cozinhamos, mas também o peso da taça em si.  Proteja-se contra acidentes, não ponha nem a si nem máquina em riscos desnecessários: taça cheia de alimentos quentes é para segurar pelas pegas laterais, tanto que elas ainda existem neste modelo.

Ainda assim, é uma excelente novidade para auxiliar a lavar a taça, a tirar os restos dos cozinhados de dentro da taça, e as massas, etc.

Motor mais potente

Consumo de potência máximo: 1200 watts.

Misturador: 1000 watts (o modelo anterior tinha apenas 800 watts), o que significa pulverização mais eficaz, resultados mais rápidos, e capacidade de amassar até 1 kg de farinha (o modelo anterior só garantia até 500 gr).

 

Receitas guiadas passos a passo gratuitas (!)

Possibilidade se inserir as próprias receitas na máquina

Receitas em vídeo no ecrã

A máquina já traz cerca de 600 receitas guiadas, de acesso gratuito, e o número vai crescer todos os meses.

Sem dúvida que esta nova opção de colocar as suas receitas é uma mais-valia, e vai fazer a diferença.

Mas atenção, insira apenas as SUAS receitas: caso deseje partilhar receitas com a comunidade, respeite sempre os direitos de autor e os direitos de imagem de terceiros. De resto, para submeter a “sua receita” para aprovação tem de confirmar que a receita ou adaptação são suas, tal como a imagem.





Com isto quero dizer que, por muito apetecível que seja o recurso a esta nova funcionalidade, há que respeitar todos os utilizadores e toda a comunidade. Eu não autorizo que coloquem / partilhem o resultado do meu trabalho; quem terá, deve ou decide inserir as receitas criadas ou adaptadas/testadas por mim sou eu e somente eu. Assim como todos os autores, respeitando-se assim o trabalho e o espaço de cada um.

Do mesmo modo, a partilha deve incidir somente nas vossas fotos.

E testem mais de uma vez antes de inserir, para que outros utilizadores da comunidade possam usufruir de boas receitas.

 

Existem receitas nas quais o passo a passo é mostrado em vídeo, no ecrã da máquina, e nós só temos de o seguir para fazer a receita.

Podemos também selecionar, nos filtros, se queremos receitas criadas pela equipa Monsieur Cuisine, receitas da comunidade (criadas pelos utilizadores), ou receitas em vídeo, que neste momento já são 19 (se contei bem).

As receitas são criadas neste site: https://fr.monsieur-cuisine.com/en/create-recipe?device=mc-smart

 Basta seguir o passo a passo pedido.

Mais Novidades fresquinhas…

Planeamento semanal/ mensal e lista de compras / Notas pessoais

Podemos e devemos emparelhar a máquina com o telemóvel: desta forma podemos fazer o planeamento semanal das refeições no ecrã da máquina, assim como adicionar os ingredientes da mesma à nossa lista de compras, e ficamos com ela no telemóvel para poder ir as compras ou eliminar ingredientes que já tenhamos em casa.

Podemos pesquisar a receita por nome ou por ingrediente chave. Existem 3 pontinhos no canto superior direito do ecrã; clicando, podemos adicionar ao calendário, no dia que desejarmos, e na barra inferior esquerda da receita escolher adicionar os ingredientes à lista.

Também podemos marcar as receitas favoritas, emparelhar a máquina com o Facebook e partilhar uma receita diretamente da máquina para o nosso Facebook ou Twitter…

Podemos ainda fazer a ementa semanal e a lista de compras na App, o que, com o telemóvel emparelhado, vai aparecer na máquina.

E melhor ainda, podemos acrescentar notas às receitas… Imagine que fez a sopa de batata, uma receita guiada, mas que gosta da sopa mais grossa; pode adicionar no ecrã uma nota a dizer por exemplo “colocar mais 100gr de batata” e ela fica lá memorizada. Quando tornar a selecionar esta receita aparece um sinal, e clicando nele vê a sua nota.

 

Velocidade inversa/Rotação a esquerda 

Neste modelo esta função aparece com o simbolo igual a uma vara de arames, por debaixo do local onde escolhemos a velocidade.

Para fazer receitas em modo manual temos de selecionar no ecrã a função Cozedura personalizada

 

Escolher doses nas receitas

Na maioria das receitas podemos escolher doses e a máquina dá-nos a receita guiada com os ingredientes de acordo com o número de doses que pretendemos… Isto é fantástico! Rapidamente transformamos uma receita para 4 em uma receita para 6 pessoas ou ao contrário.

Tutoriais/ vídeos como por exemplo

Esterilizar biberões

Picar corretamente

Eliminar odores

 

Sair de receitas e consultar outras receitas.

Sim, neste modelo é possível colocar uma receita a fazer, sair da receita deixando-a em segundo plano e ir consultar os ingredientes de uma nova receita que desejamos fazer em seguida, poupando assim tempo, podendo ir adiantando os próximos ingredientes a usar.

 

Comandos por voz

É possível falar com a máquina, e dar-lhe algumas instruções por voz, não é possível “comandar” totalmente, mas penso que esta função ainda esta em evolução e eu também ainda não tive tempo de explorar muito, deixo aqui um pequeno exemplo.

Eu dei um nome a minha, podem escolher e mudar o nome no ecrã da máquina.



No manual de instruções que coloquei no grupo e que devem ler, têm como configurar os comandos por voz.

Clique no link.

https://www.facebook.com/groups/595159300890704/search/?q=manual%20de%20insru%C3%A7%C3%B5es

Como não estar apaixonada?? 😍

 

O que tenho a dizer deste novo modelo? É Smart, muito Smart.

Uma versão bastante melhorada e corrigida da Mcconnect.

A um valor qualidade/desempenho/funções bastante acessível e que não fica em nada atrás de outros robots atualmente no mercado.

 

36 comentários:

  1. Muito obrigado pela partilha! Sem dúvida que o seu blog é uma bíblia sobre a MC.
    Aliás é aqui que venho tirar todas as dúvidas! Obrigado por tudo! Só não consegui ainda aceder ao manual

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me enviar o seu email eu envio o manual por email

      Eliminar
    2. Olá Graça adquiri no dia 2 De maio o mcs, estou satisfeita mas ainda não percebo muito, pois é o meu primeiro robot cozinha. Será que poderia também enviar o manual por email? Também não consegui ter acesso. Obrigada. Cumprimentos

      Eliminar
    3. Bom dia, eu vou comprar a minha para a semana e estou muito entusiasmada mas também será o meu primeiro robot. Poderia enviar me o manual?

      Eliminar
  2. Olá Graça.
    Tenho uma dúvida , comprei a Monsieur cuisine smart , devido ao facto de ser um claro zero a esquerda na cozinha.
    E agora vamos supor que quero fazer um arroz de polvo e uso a sua receita( até porque nem há nenhuma receita com polvo na mcs), e adoro o resultado final .
    Não poderei adicionar a receita na minha MCS, mesmo que em modo privado ? Sem que a mesma esteja a passar por avaliações ou eu esteja a desrespeitar os direitos de imagem/criação? Até porque com o jeito que tenho nunca terei uma receita criada por mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas das minhas receitas irão para dentro da máquina, é uma questão de esperar. Mas se só colocar em modo privado e não submetam por engano pode.

      Eliminar
    2. Isso é uma óptima notícia, as suas receitas irem para o cooking pilot! Mais do que merecido! Sabe se vai ser apenas para a MCS ou também para a MCC? Confesso que do cooking pilot da mcc só usei a pré lavagem 😅

      Eliminar
  3. Boa tarde Graça. Faço minhas as palavras do/da anónimo. Eu também não sei cozinhar e só faço as receitas das almas caridosas que publicam e 95% são as suas. Em modo privado podemos colocar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em modo privado podem, desde que não as submetam por engano para a comunidade. :)

      Eliminar
  4. Eu quero receitas de carnes

    ResponderEliminar
  5. Boa noite! Muito obrigada pelas suas partilhas. Comprei agora o Monsieur Cousin Smart e fiz uma receita de arroz doce que a minha irmã me deu, pois tem uma Bimby. Em vez de colher inversa selecionei rotação para a esquerda, mas o arroz doce ficou cortado...não sei se fiz algo mal. Quando as receitas da Bimby falam em colher inversa, velocidade de colher, como é que eu faço a equivalência para o MCS? Muito obrigada, uma vez mais❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me a mesma coisa! Conseguiu descobrir?

      Eliminar
    2. Acredito que seja a velocidade 1, de acordo com a tabela de conversão do blog - https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/07/tabela-de-conversao-equivalencias.html

      Eliminar
  6. Bom dia preciso de ajuda na criacao de receitas nao consigo enviar com o equipamento. Nao existe nenhum video q explique nesse sebtido obg

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde vivo em Angola tem algum representsnte quero uma maquina desta

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Adquiri a minha mcs ontem e hoje pus a função chaleira a funcionar mas está há muito tempo a aquecer e ainda não desligou está há mais de 20 minutos

    ResponderEliminar
  9. Supostamente desliga sózinha, correto? Maria João

    ResponderEliminar
  10. Olá! Gostaria de lhe pedir o guia.
    Pode enviar por mail? ritasoaresoliveira29@gmail.com
    Grata pela sua amabilidade e disponibilidade em tudo

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, gostaria de receber o manual completo no mail
    cenasminhass@gmail.com

    muito obrigada! Maria

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada pela partilha do manual, seria possível também me mandar por e-mail pq é o meu primeiro robô e estou bastante á nora e o meu marido também vai usar muito.
    soramiangel@hotmail.com
    Obrigada e um bem haja.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, seria possível a partilhar o manual em pdf para o meu e-mail, irá me ajudar imenso no uso do meu novo robot. Obrigada
    luis26amareleja@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Não estou a conseguir escolher as doses nas receitas. Alguém me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, vou comprar Mcc seria possível me enviar o manual em pdf para o meu mjjapinto@gmail.com muito obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde poderia enviar o manual da Smart cuisine . Estou c dificuldades.obrigada

    ResponderEliminar
  17. Olá, alguem me pode dizer como fazer receitas para mais pessoas? Por exemplo na função básica de cozer arroz só aparece opção para 2 pessoas.. não aparece nenhuma forma de alterar para mais pessoas tal como em algumas outras receitas… como fazem nestes casos?

    É que se ponho mais arroz… imagingo que as medidas de agua e outras configurações também tenham que mudar!

    Muito obrigado,
    Didi

    ResponderEliminar
  18. Comprei hoje o mcsmart, mas ainda estou muito baralhada, principalmente para adaptar as minhas receitas. Como se sabe em que nível colocar para cada etapa, como saber se a rotação é para a direita ou esquerda…? Pode-se usar legumes congelados para fazer sopa, por exemplo? E o manual, onde está? Acho que devia vir com a máquina… muito obrigada!

    ResponderEliminar
  19. Boa noite
    Fui levantar o meu robot no sábado, ainda não o tirei sa caixa, nunca tive nenhum robô e até estou receosa 😊. Pode, por favor, para o meu email? Obrigada

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde. Comprei a MCS recentemente. Nunca tive nenhum robot de cozinha. Alguma coisas já fui deconbrindo mas outras que me parecem simples não encontro o ponto certo. Tentei fazer arroz. Segui a receita indicada no programa cozer arroz e ficou uma papa de arroz. Depois segui outras indicações e coloquei o arroz no cesto, mas ficou cru. O que estarei a fazer errado? e como sei a forma certa de dar utilidade à minha máquina? Obrigada

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design