Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

17/07/2017

Pão de sementes sem glúten

Pão de sementes sem glúten 

Quando não se dorme, a terapia é cozinha.
E eu só queria um pãozinho... Um pãozinho pequeno, para o pequeno-almoço de amanhã, era isso que eu estava a testar... E quando abro o forno tenho este monstro de pão...
Super estaladiço por fora, fofo e enorme... E muito saboroso…
Estou super entusiasmada, pois nunca tinha feito um pão com estas farinhas, e basicamente era só um teste, que eu achava que não iria correr bem, pois não sabia como as farinhas iriam reagir umas com as outras, ou se a quantidade de água seria a certa, e como queria pão, pão, e as receitas que vejo leva ovos, e eu não queria usar ovos, não usei ovos.

 Bem basicamente foi tudo para a bimby e depois forno e rezar…
Descobri que rezo muito bem, pois ficou enorme.

Não estava a espera que crescesse tanto e usei uma forma de bolo inglês pequena, de 20x11x8, pode usar uma maior, não ira crescer tanto para cima, mas ficara com um pão mais comprido.
Também ao cozinhar coloquei um tabuleiro com água no forno, assim ao aquecer a água vai evaporando e o pão fica mais estadiço.

ATENÇÃO ATUALIZAÇÃO:

Usei goma xantana, NÃO É adequado para esta "dieta" paleo, pelo que deve ser Substituído por psyllium, como já disse ainda estou a aprender.
deixo a receita a mesma... julgo que o efeito dever ser o mesmo, mas ainda não testei, vou ter de comprar o mesmo e testar... mil desculpas...

A goma  eu comprei no celeiro, mas aqui no Intermarché também já têm, custa 5.99€ mas vale a pena, pois dura bastante, a quantidade que usamos é pequena.

Usei farinha de araruta que pode encontrar no celeiro ou no Jumbo, em outros locais ainda não a vi a venda.

Usei fermento fresco de padeiro sem glúten, compro no Intermarché marca levital, mas julgo que em outros supermercados também há.

Agora para os olhos mais clínicos, sim as fotos que estão no facebook publicadas ontem a noite, não são iguais a estas, isto porque ontem fui dormir a pensar, que correu tão bem, que até parecia mentira, então e se vocês fossem testar e não corre-se bem?? Então hoje acordei e repeti a receita, só para ter a certeza que não tinha feito nada errado e que tinha corrido mesmo bem.







Aqui vai a receita:
50gr de linhaça
75gr de trigo sarraceno
75gr de sementes de girassol
40 gr de farinha de araruta
200gr de polvilho doce
350gr de água
20gr de fermento fresco
30gr de azeite
1 colher de chá de sal
2 colheres de café mal cheias de goma xantana
Mistura de sementes para polvilhar.

Preparação:
No copo bem seco coloque as sementes de linhaça, trigo e girassol e pulverize 30seg/vel9, retire e reserve.

Coloque no copo a água e o fermento e aqueça 2.30min/37º/vel1, junte o azeite, a farinha de sementes reservada, a farinha de araruta, o polvilho, a goma xantana e o sal e programe 3 min/vel espiga.
Forra a forma com papel vegetal, verta a massa, a mesma fica com uma textura viscosa, alise com a espátula e coloque sementes a gosto por cima.



Deixe levedar cerca de uma hora ou até dobrar de volume em locar morno, ou abrigado.
Eu pré-aqueci o forno a 50º, desliguei e deixei o pão lá dentro a levedar.



Quando estiver levedado, pré-aqueça o forno a 180º, coloque um tabuleiro com água no fundo do forno e coza o pão, por cerca de 45/50 minutos, este tempo varia de forno para forno.

Quando terminar retire da forma e deixe arrefecer antes do cortar.


Bons cozinhados.

2 comentários:

  1. Já fiz este pão que adoro, mas abate sempre, o que fazer para isto não acontecer? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá estar a cozer tempo a mais ou tempo a menos, o seu forno é a gás? Antes de o retirar espete um palito a ver se esta cozido antes de o retirar.

      Eliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design