Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

27/07/2015

Bacalhau à Gomes de Sá.

Bacalhau à Gomes de Sá.


Para mim este bacalhau é bom, bom com bastante azeite e muita cebola, se achar que a quantidade que usei é muita pode sempre adaptar a sua realidade.

E sim eu quando cozinho peixe a vapor coloco sempre o peixe embrulhado numa folha de papel vegetal, principalmente quando em baixo tenho água que é o caso.

E porque? Porque o peixe tem uma enzima que em contacto com a água faz espuma, e caso cai na taça, vai fazer espuma e fazer com que a água venha para fora da taça, dizem que um fio de azeite resolve o problema, mas depende do peixe, no bacalhau não é suficiente, e como o seguro morreu de velho e eu gosto muito das minhas máquinas sempre que há peixe a cozer a vapor, há folha de papel vegetal, que como se diz, o seguro morreu de velho.




Aqui fica a receita  que deu para 6 pessoas
Receita elaborada na bimby






Ingredientes:
800g de migas de bacalhau ou postas se preferir, eu usei migas.
1400g de batata para cozer (se usar a TM31 use somente 1200g de batata)
600g de cebolas
6 dentes de alho
150g de azeitonas pretas
9 ovos pequenos 
800g de agua
Sal q.b
1 folha de louro
200g de azeite.

Preparação.
Corte as batatas em cubos e coloque na parte de baixo da varoma e tempere com sal, coloque no tabuleiro da varoma um pedaço de papel vegetal e deite sobre o mesmo o bacalhau, feche a varoma e reserve.

No copo coloque a água no cesto com os ovos , sal e feche o copo. Coloque a varoma sobre o copo e programe 40min/temperatura varoma/vel3.

Enquanto isso corte a cebola as rodelas, depois se tiver outra bimby pode fazer assim:
Colocar na bimby o azeite e os alhos e picar 5seg/vel7 juntar o louro e a cebola e refogar 20mint/100º/velocidade colher de pau inversa.

Caso não tenha poderá recorrer a frigideira de forma a ir adietando trabalho, ou pode esperar que a sua bimby termine de cozer e fazer o refogado nela.

Quando terminar, retire a varoma com cuidado, escorra a água do bacalhau que fica sempre alguma, desfie o bacalhau, coloque no copo o bacalhau e programe  2 a 3 seg/vel4 colher inversa, não se esqueça de colocar colher inversa se não fica picado em vez de desfiado. Descasque os ovos e corte as rodelas ,reserve,

Coloque as batatas num pirex, deite o bacalhau por cima, o refogado de cebola e envolva, cubra com os ovos as rodelas e as azeitonas.

Se gostar leve ao forno por mais 15 minutos a 180º graus, para a batata absorver um pouco do azeite, se não pode servir assim mesmo e  bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design