Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

29/01/2018

Pão de Água.

Pão de Água.

Sem dúvida o melhor de todos os pães caseiros que tenho feito.
Não é um pão rápido, alias nenhum pão bom, bom é rápido, pois para termos um pão leve e arejado temos sempre de esperar pelo processo de fermentação, e esse processo é lento e demorado, mas no final compensa. Este ainda mais demorado é porque a farinha numa primeira etapa é hidratada.
Mas o resultado final é fantástico, que ainda não experimentou faça-o. Pelo menos uma vez.  
Todos os pães levam água e este também, mas devido à quantidade usada faz com que o seu nome seja pão de Água, quase parece o pão de Mafra para quem conhece
A massa não é compacta, é mais para o elástico, tornando-a mais difícil de tirar do copo, mas bastante fácil de moldar.
A receita foi tirada do novo livro Bimby: A Bimby faz, só fiz uma alteração que é juntar fécula de batata na massa, pois a mesma faz com que o pão fique fofo mais dias, pois uma das dificuldades de fazer pão em casa, é que como usamos basicamente água e farinha, e não conservantes, o pão não dura tanto tempo fofo, mas experimentem este truque da fécula de batata e depois diga-me.






Rende 1 pão de 1.200 gr.

 Ingredientes:
550ml água
720g Farinha T65, mais q.b para polvilhar
7g fermento seco em pó, FERMIPAN (eu usei 15 gr de fermento fresco)
10gr de sal
20gr de fécula de batata

Preparação:
Coloque no copo a água e a farinha e misturar 20Seg/Vel6.
Deixe a farinha hidratar cerca de 40Min.
Junte o fermento, a fécula de batata e o sal e amassar 6Min./Vel.Espiga.
Retire do copo e coloque a massa num recipiente e deixar levedar cerca de 2 horas ou até que dobre de volume.
Podem também deixar no frigorífico até 24h. Se assim fizerem deverão retirar 30Min antes da cozedura e deixar a massa a temperatura ambiente, antes de a colocar no forno. (ainda não testei)
Depois de levedar, polvilhe a bancada com farinha, dar a forma e dobrar 1/3 da massa sobre si própria e entalar por baixo.
Pré-aquecer o forno a 250º
 Coloque o Pão, num tabuleiro polvilhado com bastante farinha, pede para fazer um corte a meio com uma lâmina ou faca bem afiada, mas só superficial, eu esqueci-me.


Coloque um tabuleiro a parte com água no fundo do forno, para ter uma crosta mais estaladiça (vai fazer toda a diferença)

Baixe a temperatura do forno para os 200º, colocar o Pão no forno e deixar cozer cerca de 55 minutos. Mas cada forno é um forno, se tiver duvidas se o pão esta cozido ao não retire e bata na base do pão, se o som for oco é porque esta cozido, se não deixe ficar mais uns minutos


Truques & Dicas:

Depois de frio fatie o pão e congele, quando quiser é só tirar a quantidade que quer e deixar descongelar em temperatura ambiente ou uns segundos no microondas.


Deixo aqui o link para ver como fazer a dobra


24 comentários:

  1. Fiz esta receita e adorei e todos cá em cas, claro! Vivo em Espanha e aquí sempre sabe bem ter um bocadinho de Portugal e mais este pão. Tinha perdido esta receita, que para mim é muito melhor que a receita original... Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Ola GRaça. É obrigatório colocar fécula de batata?
    Se não colocar, o pão ficará bom?

    ResponderEliminar
  3. Fiz a receita e deixei hidratar os 40min. Ficou demasiado líquida a massa. Continuei a receita, pensei que poderia ser assim, e deixei levedar as 2h. Ao fim de 2h a massa cresceu mas continuou líquida e mal lhe pus a mão desceu logo e voltou ao início.
    Desiludida 😔

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde. Juntou o fermento fresco após a hidrataçao da agua com a farinha correcto? O fermento derrete bem, tendo em conta que nao é dissolvido primeiro? Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se usar fermento fresco em que altura se coloca? Dissolve-se em água? Quanto? Obg

      Eliminar
  5. A minha massa ficou mto líquida, mesmo dps das 2h a levedar continua...

    ResponderEliminar
  6. Também fiz e a massa ficou líquida depois de hidratar e depois de levedar 2 horas mexi estava líquida e baixou ao tamanho normal. Acrescentei mais farinha e levei ao forno pois nem conseguia modelar por estar líquida.
    Não percebo o que fiz mal🤔😢

    ResponderEliminar
  7. Estou a fazer agora e deixar a levedar. A massa está muito líquida, não sei se vai resultar. Já vi que o problema não foi só comigo...Vamos ver como sai...Estou triste.

    ResponderEliminar
  8. Segui a receita e o pão ficou maravilhoso! Muito obrigada

    ResponderEliminar
  9. Fiz e fica muito líquida. Nem consigo fazer a dobra

    ResponderEliminar
  10. No 5.° dia, tinhas as bolinhas todas. Coloquei na Bimby com as medidas corretas de farinha e água e coloquei os 7 minutos no modo amassar. Estranhei a dificuldade EXTREMA em retirar a massa da máquina. Quase metade foi para o lixo e teminque tivesse estragado o copo porque a massa não saía do copo e da lâmina. Tapei e deixei a levesar durante a noite. Não cresceu absolutamente nada. Ganhou uma crosta escura. Estou mesmo muito triste. Só vejo o dinheiro deitado ao lixo e desânimo. Supernarrependida.

    ResponderEliminar
  11. Olá boa tarde Graça estou agora a fazer o pão vamos a ver como é que fica por agora não está mau a massa não ficou muito grossa mas também não ficou muito líquida depois digo como ficou beijinhos e muito obrigado pela partilha beijinhos

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design