Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

09/05/2019

Javali com batata cozida.



Javali com batata cozida.

Hoje saiu javali em slowcook, com umas batatas cozinhadas no molho e uns brócolos cozidos.
Resultou numa carne tenra e saborosa, e com um molho guloso para ensopar umas fatias de pão.
Javali é uma carne que não se encontra usualmente nos talhos, embora coma frequentemente, é em casa do meu irmão, ou em petiscadas de caçadores, afinal é uma carne de caça, e venho de uma família de caçadores. Nunca tinha cozinhado tal carne.
E numa “incursão” a um pequeno talho local, estava uma placa escrita a mão, Temos Javali. Nem pensei duas vezes, vamos lá levar uns pedaços desta carne para experimentar cozinhar.
O porquê de querer trazer esta carne, é porque é criada ao ar livre, sem hormonas, nem antibióticos, uma vez que não se cria javali em cativeiro. Então entusiasmei-me e quase trouxe meio javali… hehehe, trouxe 1 pá para assar/guisar, entrecosto para assar ou grelhar e 2 kg de bifes, e um pedaço de perna.
Para quem nunca experimentou é muito idêntica a carne de porco, afinal são da mesma família, é mais escura e com um sabor mais acentuado, mas deliciosa.
No próprio dia grelhei uns bifes, só com sal, e ficaram tenros e saborosos, acho que a textura/tenra também deve depender se o javali é mais jovem ou não… mas isto digo eu que não percebo nada de caça.
Quanto ao talho onde comprei, pasmem-se… não têm Facebook, nem página na net, nem instagram…  ohhhhhhhhh…. Como é que é possível… Li algures num email que me remeteram, que se não existes online, não existes de todo…. (piada).
Por isso se é aqui da zona de Mafra ou arredores e deseja comprar/experimentar Javali, e não só, passando a publicidade gratuita, não só pela boa carne, mas pela simpatia do Srº João aqui fica :
Foi no talho “O Caseiro” que fica na Rua do Pinheiro, Loja 1B, em Mafra, mesmo de frente para a rotunda que faz a ligação Mafra/Ericeira pela via rápida. Como é algo que julgo não existir com frequência o melhor é ligar e perguntar se têm, antes de lá ir parar, o contacto é 261 815 362 / 919024264. E não vale a pena dizerem que vêm da minha parte… Que o senhor não sabe quem sou eu…. Hehehe.
Segundo o Talhante, o javali deve ser temperado pelo menos de um dia para o outro, para ficar melhor, mais saborosa, e eu como aprendiz obdeci.





Vamos lá a receita.
Receita elaborada na Kcook Multi.
Pratos : Carne
Doses: 6
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de marinada: 24horas
Tempo de confeção: 3:20h.

Ingredientes:
Marinada:
1600g de pá de javali partida em 4 pedaços.
2 ramos de tomilho fresco ou uma colher de sopa de tomilho seco
1 colher de sopa de pimenta preta em grão
Sal q.b
100gr de vinho tinto
100gr de vinho branco


Refogado:
300gr de cebola em fatias grossas
100gr de tomate em cubos
60gr de azeite
4 dentes de alho
1 folha de louro

Acompanhamento:
1200gr de batata cortadas em quartos
800gr de brócolos cozidos

Preparação:
Coloque a pá do javali num recipiente e junte os dentes de alhos picados, o tomilho, a pimenta, o sal e os vinhos, deixe marinar no frio de um dia para o outro.

Etapa 1:
Monte a taça com o misturador, coloque a cebola fatiada grosseiramente, os dentes de alhos fatiados, a folha de louro e o azeite e programe 120º/5 minutos/vel 4.

Etapa 2:
Retire o misturador, junte o tomate envolva com a espátula, coloque a carne na taça, junte 100gr da marinada e programe 98º/3h/sem velocidade.


Etapa 3:
Retire a carne para um tacho e mantenha fechado, mantenha o molho na taça, coloque o misturador e junte as batatas, programe 99º/15 minutos/vel1.  (dependendo do tamanho e qualidade das batatas, poderá precisar de mais uns minutos, verifique se já estão cozinhadas ao fim dos 15 minutos, se não programa mais uns minutos a mesma temperatura e velocidade).

Etapa 4:
Verta as batatas e o molho sobre a carne e sirva com os brócolos cozidos.
Bom apetite.

Truques & dicas:
Caso queira deixar a carne a fazer por mais horas, por exemplo deixar a fazer enquanto vai trabalhar programe 6 horas a 90º.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design