Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

31/10/2020

Cérberos de peixe podre ou pescada gratinada com brócolos e massa.

 Cérberos de peixe podre ou pescada gratinada com brócolos e massa.

 Ainda não tinha nenhum prato de peixe para o Halloween e como estes dias a temática têm sido jantares assombrosos, tínhamos de ter um prato de carne.

Este prato também é ótimo para aproveitar sobras de peixe cozido e legumes, eu juntei brócolos que os meus miúdos adoram, mas se sobrar cenoura cozida ou feijão verde, basta cortar em pedaços e juntar, tornando assim numa receita mais variada em legumes.

Confesso que quando me passou pela ideia de fazer este prato, parecia estranha, peixe, com massa, brócolos, bechamel e queijo… Até a minha mãe que cá estava nesse dia torceu o nariz.

Resultado, ficou tão bom, que todos comeram e a minha mãe até repetiu.

Aproveitei e fiz em pirâmide, sopa no copo e os brócolos e peixe a vapor.

 









Esta receita foi elaborada na bimby (TM31,TM5,TM6)

Para fazer na Mcconnect do lidl, KCook Multi vou deixando as anotações a frente do passo -a- passo, para que todas possa fazer a receita.

 

Pratos: Peixe

Doses: 4/5

Tempo de preparação:10 minutos

Tempo de confeção: 60 minutos

 

Ingredientes gratinado:

250gr de brócolos com os floretos separados de forma a ficarem pedaços pequenos.

400gr de lombos ou filetes de pescada

300gr de massas (usei as do Halloween do Lidl, deixo foto em baixo)

Sal e pimenta a gosto

500gr de leite

50 gr de farinha

20gr de manteiga

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

100 gr de queijo mozzarela ralado

 

Ingredientes Sopa:

Esta é uma sopa sem receita, já tinha feito um vídeo sobre isso, mas nunca deixei aqui no blogue em formato escrito.

 E é valida para qualquer robot de cozinha, passo a explicar:

Enche o copo ou a taça do seu robot com os legumes que gosta e costumava usar no seu creme de legumes, eu nesta coloquei (brócolos, cenoura, alho francês, curgete, abóbora, cebola e batata doce) cortados em pedaços pequenos, caso não lhe apeteça cortar em pedaços pequenos, coloca maiores dentro da bimby até caber (todos menos a batata), e programa 7seg/vel 7,  que eles ficam logo mais pequenos, baixa com a espátula e coloca os restantes e mais a batata caso use.

Depois se usa batata na sua sopa, vai colocar água até dois dedos abaixo do nível dos legumes.

Caso não use batata na sua sopa coloca água até 4 dedos abaixo do nível dos legumes, isto porque a batata absorve mais água e se não a usa, precisa logo de menos água.

1 colher de chá de sal

 

Preparação:

Já colocou os legumes e a água no seu robot, vamos fechar e colocar o tabuleiro de vapor, coloca em baixo os brócolos, no tabuleiro fino em cima coloca o peixe sobre uma folha de papel vegetal e tempera com sal e pimenta, fecha tudo e programa 35 minutos/temperatura varoma/vel 2. (na Mcconnect usa 120º) (na Kcook Multi, usa lâmina de corte ou a maxblade, 120º e velocidade 4).

Quando terminar, retire o tabuleiro de vapor, coloque 30 gr de azeite na sopa, feche com o copo medida e programe 2:30 minutos/ velocidade progressiva 3/5/7, faz de Igual forma na Mcconnect.  (na Kcook Multi pressiona chop até ficar 2 minutos e caso acha que necessita volte a repetir este passo).

Retire a sopa para um recipiente e reserve.

Faça a pré-lavagem ou enxaguamento do copo/taça.

Coloque um tacho ao lume com uns 3 lts de água, sal e um fio de azeite, quando estiver a ferver junte a massa e deixe cozinhar cerca de 9 minutos, mexendo de vez em quando.



Cozi no tacho e não no robot de cozinha, porque nas indicações da embalagem dizia para cozer cada 100gr num litro de água, como são 300gr… e assim adiantei trabalho.

Vamos fazer o Béchamel:

Coloque no copo da bimby o leite, a farinha, a manteiga o sal, pimenta e noz moscada e programe 8 minutos/90º/velocidade 4.

Na Mcconnect programa 15 minutos/95º/vel 3

Na kcook multi usa a lâmina de corte programa 90º/6 minutos/vel 8

 

Quando a massa acabar de cozer, escorra a água com a ajuda do tabuleiro de vapor, coloque a massa num tabuleiro, junte o peixe partido aos bocados e os brócolos, envolva com o bechamel, coloque o queijo e leve a gratinar uns 15 a 20 minutos no forno a 180º

 

Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design