Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

22/07/2015

3 refeições ao mesmo tempo lasanha, macarrão enformado, courgetes recheadas

Os dias são quentes e os miúdos reclamam por praia, e eu só posso ao final da tarde, e para aproveitar o máximo já chegamos a casa cansados (correr atrás de 3 não e fácil smile emoticon ) e tarde... Então que tal fazer já três refeições, (jantar, almoço e jantar) o que da 14 refeições diferentes ao mesmo tempo... Sim é carne picada, mas são três maneiras diferentes de a comer... Assim não podem dizer que estão sempre a comer o mesmo...
Então daqui saiu:
-courgete recheada com carne picada e arroz. ( duas são acompanhada com arroz e 3 com salada).
-Tarte de carne ou macarrão enformado acompanhado com salada para 5.
- lasanha acompanhada com salada para 4.
E em uma hora despachámos tudo e amanha curtimos a praia sem preocupações. 





INGREDIENTES
400 g cebola
4 dentes de alho
1 cenoura grande
400 g tomate maduro ou enlatado
40 g azeite
1000 g carne picada

1/2 chouriço picado.
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne ou 1 c.chá de caldo de carne caseiro
150 g vinho branco
500g de polpa de tomate

3 courgetes pequenas
sal
pimenta

400g de queijo mozzarela
12 placas de lasanha 
1,500l de leite
140g de farinha
50g de margarina
noz moscada a gosto
1 embalagem e meia de macarrão grande
120g de arroz basmati
240 gr de agua



PREPARAÇÃO :

lave e corte as curgetes ao meio (na horizontal), retire o meio com uma colher e reserve esse pedaços que vai retirar. usei 5 metades para rechear e uma das metades vai para o recheio junto com os pedaços que vai retirar. coloque as que couber no tabuleiro da varoma e tempere com sal.
Divida a carne 600g que irão para o copo e 400g que irão para a parte de baixo da varoma.
Tempere com sal e pimenta a carne da varoma. coloque o arroz num tabuleiro de alumínio (usei um que leva 500g), junte a água, sal e um fio de azeite, e eu coloquei 1 metade da courgete que não coube no tabuleiro de cima. Tenha cuidado para não tapar todos os buracos da varoma, de forma a o vapor poder circular. Eu fiz com um dedo um buraco na carne de forma a se ver os buraquinhos da varoma ( ver foto). feche a varoma e 
reserve. 



Coloque no copo a cebola, os alhos a cenoura, o tomate e o azeite, a polpa, a courgete que sobrou e os restos que retirou do interior e pique 20eg/vel 7 e refogue 7 min/Varoma/vel 1. (TM5 use a tempº 120)

Junte a 600g de carne, o louro, o caldo de carne, o vinho, sal a gosto e pimenta, feche o copo e coloque a programe 35min/temperatura varoma/Velocidade inversa/vel Colher de pau. 

Retire a varoma.
Transfira as courgetes para um tabuleiro, recheie com carne do copo e reserve.
Retire o arroz com cuidado para não se queimar.
Retire 1/5 da carne do copo para uma forma de fundo amovível e proceda a montagem da tarte de carne/macarrão enformado, ver como aqui:
 http://bimbytruquesdicas.blogspot.pt/2015/07/macarrao-enformado-ou-tarte-de-carne-o.html

Retire o louro e com a ajuda da espátula misture a carne que cozinhou na varoma com a do copo, fecge o copo e programe 10seg/vel 3 colher inversa, para a carne se separar e se misturar com o molho.
Monte a lasanha.

Sem lavar o copo faça o bechamel coloque 1,500 leite, a farinha, a margarina, sal, pimenta, noz-moscada e programe 8min/90º/ vel 4, retire e deite um pouco sobre as curgetes recheadas e o que sobrar metade deite sobre a tarte de carne/macarrão enformado e a outra metade sobre a lasanha  termine com o queijo ralado sobre os três pratos e leve ao forno por 25 minutos a 180º. 

caso queira pode congelar a lasanha antes de ir ao forno e leva só depois quando quiser consumir.
se preferir pode não fazer a tarte de carne e fazer duas lasanhas, ou ainda guardar só a bolonhesa e servir com esparguete em outro dia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design