Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

02/11/2018

Ferraduras / Parrameiros/ Bolo de noivos…


Ferraduras / Parrameiros/ Bolo de noivos…

Este deve ser o bolo que mais nomes têm, dependendo da zona do pais… por isso nem sei como o chamar ao certo, e assim como varia o nome, pode variar uma ou outra especiaria que é adicionada.´



Ontem foi feriado e dia de Pão por Deus, e fizemos ferraduras para oferecer, uma tradição tão nossa e tão antiga que vimos ser substituída pelo Halloween, que de nosso não têm nada…

Atenção que não tenho nada contra, e acho que na nossa sociedade existe espaço para tudo e para todos. Só fico triste, quando um miúdo de 6/7/10 não sabe o que é o pão por Deus, mas sabe o que é o Halloween… Isso sim deixa-me triste e preocupada com o que passamos das nossas tradições e das nossas raízes para os nossos filhos.

E este foi o primeiro ano do Luís (20 meses) e o segundo do Mateus (40 meses) embora o ano passado o Mateus já tenha ido, ainda era pequeno e não sabia bem para o que ia. Este ano, meio tímido lá foi ele e o mano, par a par tocando as campainhas, ora um ora outro e o Mateus lá ia pedindo baixinho Pão por Deus, quando vinha, o Mateus esticava o saco e o Luís imitava e agradecia com um “ bigada” e um aceno de mão como a rainha D. Isabel…



Foi muito giro ver os dois minis de saquinho na mão, todos lançados… Só tenho pena de tantas portas fechadas, e tantas campainhas desligadas.

E pronto já me alonguei 😊
Vamos é as Ferraduras que fizemos com muito carinho e colocamos em saquinhos, para oferecer aos meninos que nos bateram a porta a pedir o pão por Deus.





Receita elaborada na bimby/thermomix
13 unidades tamanho normal

Ingredientes:
10 gr de canela em pó
1 pitada de sal
2 ovos M + 1 gema para pincelar
250gr de açucar
15gr de fermento de bolos em pó
500gr de farinha de trigo tipo 65
40gr de manteiga
80gr de água
Casca de 1 limão
1 pau de canela

Preparação:
Coloque um recipiente sobre a bimby e pese a água e a manteiga, junte o pau de canela, e uma tira de casca de limão e leve ao micro-ondas 2 minutos potencia máxima, ou até ferver. Retire a casca do limão e o pau de canela

No copo da bimby limpo e seco coloque a restante casca do limão e o açúcar e pulverize 15seg/ve9, baixe o açúcar que ficou nas paredes, junte a farinha, o fermento, o sal e a canela e envolva 10seg/vel5.

Abra dois ovos para uma taça e bata. Reserve.

Programe a bimby 1:30/ vel 5 e verta os ovos pelo bucal, de seguida a água com a manteiga.
Quando terminar retire para uma bancada enfarinhada.

Ligue o forno a 200º
Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Retire pequenos pedaços de massa e vá formando rolos e moldando ferraduras, coloque no tabuleiro, pincele com gema e leve ao forno cerca se 12 a 15 minutos.

Retire e deixe arrefecer e guarde em caixas.


Fonte, adaptado aqui:

http://www.docesregionais.com/bolos-ferradura/


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design