Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

07/01/2019

Sopa de legumes e frango – Bebés.


Sopa de legumes e frango – Bebés.
(a partir dos 6 meses, ou com indicação do seu pediatra)

Aqui fica uma sugestão de sopa para bebé, se vai iniciar a alimentação sólida espero que possa ajudar.





Quanto as quantidades, vai olhar e pensar porque é que eu vou logo fazer 8 sopas e congelar, se o que pretendo é dar sopas fresquinhas e acabadas de fazer todos os dias, aliás foi o que a minha pediatra recomendou.

Bem se é o seu primeiro filho, é completamente normal que pense assim, e se realmente consegue todos os dias despender de tempo para estar na cozinha a fazer sopa fresca, parabéns, e força nisso, tem todo o meu apoio, reduza as quantidades e faça menos quantidade, mas a cada novo ingrediente convém dar entre 3 a 5 dias seguidos para ver se não existem alergias ou alterações no seu bebé e para ele se familiarizar com o novo sabor antes de passar para os restantes, vai estar 5 dias a fazer 1 dose única de sopa?

Eu não sou ninguém para dar dicas e conselhos e pode sempre ir até a receita e ignorar o meu texto, eu não levo a mal.

Agora eu sou mãe de 4, dois deles pequenos, a verdade é que já deixei a fase das sopas e eles agora comem normalmente da nossa comida.

Mas diz-me a experiência que a chegada de um bebé a casa é uma roda viva de emoções e nada rotineiro, por mais esforço que façamos a criar rotinas.

E perder tempo todos os dias na cozinha a fazer uma sopinha e um boião de fruta, para mim não é viável, primeiro porque prefiro passar esse tempo a dar-lhes atenção e mimo, depois porque estando em casa de baixa de maternidade, e ao contrario do que muitos pensam não estamos de férias, existe sempre coisas para fazer, roupa, casa, mudar fraldas, dar banhos, refeições, dar de mamar, mudar fraldas e mais fraldas, consolar, brincar, mimar…

Por isso quando a pediatra do Mateus a 4 anos me disse para fazer sopa fresca e frutinha cozida a cada refeição, eu perguntei-lhe se ela ia lá a casa fazer isso todos os dias. É claro, que quando o Luís nasceu ela já nem disse nada.

Congelar a sopa, desde que mantenhamos o caldo da mesma, não perde nutrientes, nem oxida, e poupa a nós mães muito trabalho e horas na cozinha, mesmo com um robot a cozinhar por nós.

Por isso descompliquem e dediquem tempo ao que realmente é importante, a vocês mesmo, e ao rebento.

Eu congelo sim, sopas de carne até 2 meses, de peixe 1 mês, de legumes até 3 meses, boiões até 6 meses. (é claro que não duram assim tanto, 8 sopas, quando começar a alternar peixe e carne duram 16 dias)

Para dar, eu deixo a descongelar no frio durante a noite de depois é só colocar ou dentro da kCook Multi e aquecer 60º/10 minutos/vel 5, ou no micro-ondas.




Se me leram até ao fim, obrigado e parabéns que já merecem a receita.

Receita elaborada na kCook Multi:
Prato: Sopa bebés
Doses 8 x 200 ml
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de confeção: 25 minutos
Tempo total: 40 minutos.

Ingredientes:
470 gr de batata normal ou doce
150gr de alho francês
200gr de cenoura
310gr de curgete, eu uso com casca
240 gr de peito de frango sem osso e sem pele
30gr de azeite
550gr de água


Preparação:
Etapa 1:
Monte a taça com a lâmina de corte, coloque o frango aos pedaços e pressione chop 15 segundos, junte a água e envolta 10seg/vel10, feche a tampa sem a tampa medida.

Etapa 2:
Monte o Direct Prep com o disco nr 5, rode para dentro da taça e corte todos os legumes lá para dentro. Retire o Direct Prep, coloque a tampa de enchimento e programe 100º/25minutos/vel4.

Etapa 3:
Junte o azeite pelo bocal da tampa e feche com a tampa de enchimento e pressione chop até fixar 2 minutos.
Abra a tampa e raspe o que possa estar nas pareces da taça e volte a fechar e a pressionar chop até fixar mais dois minutos.

Etapa 4:
Distribua por boiões ou caixas e espere amornar um pouco, coloque uma etiqueta com o ingrediente principal e a data em que foi feita e congele.



Os copos onde tenho as sopas são da Philips Avent, sem BPA, tampas com rosca para armazenamento e transporte seguros, são resistentes e empilháveis com superfície para escrita para poder escrever o que contém e  a data.
Podem ir ao micro-ondas, congelador, máquina de lavar loiça.
Comprei os meus na Wells e já têm quase 4 anos


https://www.continente.pt/stores/wells/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=6031919(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Wells)

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design