Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

20/04/2020

Pão de Água semi-integral


Pão de Água semi-integral

Ando a tentar não fazer só pão branco, tentar fazer um pão mais rico em fibras, com farinha menos processada.
Então como o pão de água é o que melhor se come, o que mais dias se mantém fofo, pegue nele, para começar aos poucos a reproduzir, mas com outras farinhas misturadas, não tentem fazer só com farinha integral que vai ficar uma coisa massuda e nada boa.
Temos sempre de usar uma mistura, queria tentar com centeio, mas o meu centeio acabou, por isso tive de usar trigo t65

Não é um pão rápido, alias nenhum pão bom, bom é rápido, pois para termos um pão leve e arejado temos sempre de esperar pelo processo de fermentação, e esse processo é lento e demorado, mas no final compensa. Este ainda mais demorado é porque a farinha numa primeira etapa é hidratada.
Mas o resultado final é fantástico, que ainda não experimentou faça-o. Pelo menos uma vez. 







Todos os pães levam água e este também, mas devido à quantidade usada faz com que o seu nome seja pão de Água, quase parece o pão de Mafra para quem conhece
A massa não é compacta, é mais para o elástico, tornando-a mais difícil de tirar do copo, mas bastante fácil de moldar.

A receita foi tirada do novo livro Bimby: A Bimby faz, só fiz uma alteração que é juntar fécula de batata na massa, pois a mesma faz com que o pão fique fofo mais dias, pois uma das dificuldades de fazer pão em casa, é que como usamos basicamente água e farinha, e não conservantes, o pão não dura tanto tempo fofo, mas experimentem este truque da fécula de batata e depois diga-me.
Deixo aqui a receita do pão de água normal, só farinha de trigo em vídeo, para verem o truque de como tirar a massa da taça, e como fazer a dobra.



Receita elaborada na bimby/Thermomix
(tm31/tm5/tm6)
NÃO FAÇA ESTA RECEITA NA MCCONNECT NEM NA KCOOK MULTI, pois ultrapassa o peso máximo de farinha.

Rende 1 pão de 1.200 gr.

 Ingredientes:
550gr água
520g Farinha T65, mais q.b para polvilhar (se for usar t55, retire 50gr a água)
200gr de farinha de trigo integral T150
20gr de fermento de padeiro fresco ou uma saqueta de 11gr de fermipan
10gr de sal
20gr de fécula de batata (opcional, não é obrigatório )

Preparação:
Coloque no copo a água e as farinhas e misturar 20Seg/Vel6.
Deixe a farinha hidratar cerca de 40Min.
Junte o fermento, a fécula de batata e o sal e amassar 6Min./Vel.Espiga.
Retire do copo e coloque a massa num recipiente e deixar levedar cerca de 2 horas ou até que dobre de volume.
Antes de levedar:


Depois de levedar:



Podem também deixar no frigorífico até 24h. Se assim fizerem deverão retirar 30Min antes da cozedura e deixar a massa a temperatura ambiente, antes de a colocar no forno.
Depois de levedar, polvilhe a bancada com farinha, dar a forma e dobrar 1/3 da massa sobre si própria e entalar por baixo.


Pré-aquecer o forno a 250º

 Coloque o Pão, num tabuleiro polvilhado com bastante farinha, pede para fazer um corte a meio com uma lâmina ou faca bem afiada, mas só superficial.

Coloque um tabuleiro a parte com água no fundo do forno, para ter uma crosta mais estaladiça (vai fazer toda a diferença)

Baixe a temperatura do forno para os 200 -200º, calor só por baixo e colocar o Pão no forno e deixar cozer cerca de 55 minutos. Mas cada forno é um forno, se tiver dúvidas se o pão esta cozido ao não retire e bata na base do pão, se o som for oco é porque esta cozido, se não deixe ficar mais uns minutos
Truques & Dicas:
Depois de frio fatie o pão e congele, quando quiser é só tirar a quantidade que quer e deixar descongelar em temperatura ambiente ou uns segundos no micro-ondas.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design