Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

25/05/2020

Bolo das meninas – Chocolate e brigadeiro de coco.


Bolo das meninas – Chocolate e brigadeiro de coco.

No sábado fiz um bolo, assim algo pecaminoso... apesar de parecer muito doce, não é. É um bolo muito equilibrado, de chocolate, com uma espécie de brigadeiro de coco e ganache de chocolate... uma coisa... deliciosa mesmo.

Vou chamar o bolo das meninas, pois foi assim que o conheci, no Menus semanais REDON, https://www.facebook.com/groups/676030442481178/
Através da Sandra Rubim, mas acho que também é conhecido pelo nome de bolo prestígio, ou bolo bomba mas posso estar enganada.






Receita elaborada na Bimby/Thermomix
(tm31/tm5/tm6)

Ingredientes Massa bolo
4 ovos tamanho M
240gr de açúcar
270 gr de farinha t55
75gr de manteiga temperatura ambiente
145gr de leite
30gr de cacau
10gr de fermento de bolos

Ingredientes Brigadeiro de coco
1 lata de leite condensado normal (395g)
200gr gr de natas
100gr de coco seco ralado
45gr de maizena (amido de milho)
500gr de leite

Ingredientes cobertura:
200gr de natas
200gr de chocolate de culinária (usei 70º cacau)

Preparação:
Vamos começar pelo recheio que têm de arrefecer um pouco antes de ser colocado na massa.
Coloque todos os ingredientes do recheio no copo da bimby e programe 10seg/vel 4, de e programe 10 minutos/90º/velocidade 4, quando terminar substitua o copo medida pelo cesto, para evitar salpicos e programe mais 12 minutos/120º/vel 3 (na tm31 use temperatura varoma). Retire do copo o recheio e coloque a arrefecer, ele engrossa mais quando arrefecer.
Lave o copo da bimby.

Unte uma forma de fundo amovível tamanho 24 com manteiga e polvilhe com farinha.
Pré-aqueça o seu forno a 180º.

Massa do bolo:

No copo limpo, monte a borboleta, junte os ovos, a manteiga e o açúcar e bata 3 minutos velocidade 3, mantenha a borboleta, junte por esta ordem o fermento, o cacau e a farinha e bata 10seg/vel3. (vai ficar uma massa densa, é mesmo assim, para suportar o peso do brigadeiro, que vai a cozer novamente com a massa).

Coloque a massa do bolo na forma, por cima coloque o brigadeiro de coco, as colheredas, deixado cerca de 1 a 2 centímetros das bordas sem recheio.


Leve ao forno a 180º, cerca de 40 minutos, este tempo pode variar de forno para forno, se o seu forno queima depressa, baixe a temperatura para os 170º e deixe mais tempo. Faça o teste do palito, quando sair seco, esta pronto.

Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.


Quando o bolo estiver frio vamos fazer a cobertura.

Coloque no copo limpo as natas e aqueça 5 minutos/70º/velocidade 2, junte o chocolate aos pedaços, deixe derreter 2 minutos, e bata 30seg/vel5, verta sobre o bolo, e barre as laterais.

Depois é só deliciar-se.
Pois é mesmooooooo….. muitoooooo….. bom.

3 comentários:

  1. Esse bolo é muito popular no Brasil e chama-se bolo prestígio (por causa do chocolate prestígio com recheio de coco), mas essa versão de cozinhar o recheio junto com a massa é nova, la se assa o bolo e coloca-se o recheio na montagem final. De qq forma estava buscando uma receita assim pra fazer na Mcc. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Não diz em que parte coloca o leite na massa...

    ResponderEliminar
  3. A forma que utilizou é de que tamanho? Obrigada!

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design