Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

11/11/2018

Banha caseira e torresmos


Banha caseira

Se algum dia alguém me dissesse que eu iria fazer banha caseira e torresmos num robot de cozinha, eu provavelmente chamaria de louca.

Afinal sempre vi grandes tachões ao lume, horas e horas a derreter e a coar, tal coisa não me passaria pela cabeça. Até que ontem houve matança de porco e quando estava a arrumar carninha fresquinha e caseira em sacos, olhei para aquele monte de gordura, e confesso que na brincadeira, disse vou levar um bocado para experimentar fazer banha na KCook Multi, se ela frita, ela deve-se portar bem a fazer banha.

A verdade é que estava bem séptica do resultado, pensei que iria queimar, agarrar ao fundo e que me iria ver grega para limpar a taça, ou que nunca iria chegar a torresmos.

Mas surpreendentemente correu tudo bem e fiquei com aproximadamente 900gr de banha, caseira, branquinha e limpa.

Confesso que estou surpreendida comigo mesmo, melhor com a KCook Multi

Apesar de se poder temperar o touchinho, com sal, pimentão doce, alhos e sal, e dai sair uma banha temperada, ideal para fritar uns bifinhos ou umas iscas. Eu não quis temperar, quis mesmo assim sem nada, para poder usar tanto nos doces como nos salgados.








Receita elaborada na kCook Multi:
Prato: Básicos /Conservas
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de confeção: cerca de 2h


Assim ficou branquinha e sem cheiro.

Ingredientes:
1250gr de touchinho de porco aos pedaços pequenos, entre 1 a 2 cm.
Acessórios frascos de vidro esterilizados.
1 pano fino para coar

Preparação:

Etapa1:
Monte a taça com o misturador e junte os pedaços do touchinho, programe 100º/20 minutos/vel4.

Etapa 2:
Volte a programar 110º/20 minutos/vel4.
Coloque uma taça de vidro com o pano fino bem preso, eu usei molas da roupa, quando terminar o tempo com cuidado porque esta quente, verta o líquido que se formou na taça para cima do pano, mantendo o toucinho na taça.

Etapa3:
Volte a colocar a taça na base a programe 110º/10 minutos/vel4, volte a escorrer o líquido, e volte a colocar a taça e a programar mais 110/10 minutos/vel4,

Proceda da mesma forma até que não tenha mais gordura para sair, é porque já tem os seus torresmos feitos.
Este processo é demorado, e vai depender do tamanho dos pedaços, quanto mais pequenos melhor e mais rápido, mas mais pequenos serão os torresmos.

Repeti o processo umas 7 vezes.

Para os secar mais um pouco no fim programei 140º/5 minutos/vel4. Verifiquei que não escorria mais gordura e tirei os torresmos para cima de um prato com papel absorvente e polvilhei com sal grosso, pois como fiz a banha sem sal, os torresmos também estavam sem sal.




E no fim como podem ver a taça estava como na foto, bastou colocar 1 litro de água e uma gota de detergente e por no programa automático de lavagem.

Que top… mesmo top….

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design