Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

07/11/2018

Bolo da escola


Bolo da escola

Muitas vezes é um dilema que bolo levar para a escola. Certo?

Isto porque não pode levar cremes, não pode levar chocolate, não pode levar pasta de açúcar… E a verdade seja dita, levar um bolo simples só não têm muita piada, parece que nem é festa.

Deparei-me com esse problema quando o Mateus entrou para a escola o ano passado, e fez 3 anos…  E lá consegui uma receita e um bolo, que fosse visualmente engraçado, que tivesse dentro das expectativas da escola e das do meu filho e que fosse um bolo sem óleo nem manteiga.

E acabei por começar por fazer um bolo de cenoura, sem óleo, com menos açúcar, e com uma cobertura simples, que é basicamente um leite creme mais grosso e menos doce, e enfeitar com bolacha maria, triturada.

Depois pode dar assas a sua imaginação, deixo aqui as fotos dos que já fiz, decorações simples e fáceis e engraçadas, algumas já tinham visto, pois já tinha partilhado as fotos, mas nunca tinha escrito a receita.

O que levei para a escola o ano passado, foi o da cerca com os animais, animais esses que são bolachas, todo ele comestível, e assim não corre o risco de os colegas quererem ficar com as decorações e desta forma evitar “birras” e “guerras”.

Mas claro a escolha é sua.

Cerca animais do zoo:






 Comboios e minions (não questione os pedidos de uma criança...hehehe :




Pista de carrinhos:







Caso prefira um bolo com farinhas alternativas e sem glúten pode ver aqui: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2017/11/bolo-de-iogurte-e-laranja-paleo.html

Receita elaborada na bimby

Rende cerca de 10 doses, o que faço sempre é dobrar a receita, fazendo uma de cada vez e cozendo na mesma forma, ou em duas formas/tabuleiros, caso queira rechear. Se for rechear dobre a quantidade do creme e acrescente mais 5 minutos ao tempo de confeção.

Ingredientes Bolo:

400gr de cenoura
6 ovos
200gr de açúcar
300gr de farinha
1 colher de chá de fermento


Ingredientes cobertura:
500gr de leite/ pode usar vegetal ou sem lactose se preferir.
2 ovos inteiros
2 gemas
60gr de açúcar
1 colher de café de aroma de baunilha (opcional)
50gr de maizena (amido de milho)


Decoração:
80gr de bolacha maria ou outra a gosto
1 embalagem de canudos para cercar a volta.

Preparação:
Barre um tabuleiro ou forma com manteiga e papel vegetal e reserve.

Aproveite que o copo esta limpo e seco e triture as bolachas, coloque no copo e pique 10seg/vel8. Retire e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º

Coloque no copo da bimby a cenoura lavada e sem casca, cortada em pedaços e triture 15seg/vel9.
Baixe o que ficou nas paredes do copo, junte o açúcar, os ovos e 1 minuto/vel6, junte a farinha e o fermento e envolva 15seg/vel3, se por acaso ficou alguma farinha por envolver, faça o restante envolvimento com a espátula.

Verta a massa para a forma e leve ao forno a 180º cerca de 35 minutos ou até o palito sair seco, pois o tempo pode variar de forno para forno.

Enquanto o bolo faz, faca o creme.
No copo limpo coloque todos os ingredientes e programe 7 minutos/90/vel4, retire, coloque uma película anti-aderente por cima, mesmo rente ao creme para que este não ganhe capa.

Depois coloque um pouco de creme na base onde vai colocar o bolo, isto serve para que ele não se desloque da base quando o for transportar.

Barre com o creme, coloque bolachas a volta, prenda com uma fita a gosto, coloque a bolacha triturada por cima e decore.

Os apontamentos verdes que usei é um pouco de pasta de açúcar que tinha por cá e deu alguma cor, se encontrar aquelas formiguinhas que usamos para envolver os brigadeiros, mas em verde, pode usar essas.

Espero que gostem.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design