Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

06/11/2018

Lombo de porco com arroz branco – Cozinhar em pirâmide


Lombo de porco com arroz branco – Cozinhar em pirâmide

Ontem foi dia de potencializar o tabuleiro, e ainda não foi desta que usei a sua capacidade máxima, embora tenha feito um lombo de porco com 1,700kg e 500gr de arroz, a verdade e vão ver pelas fotos é que poderia ter feito o dobro da carne, sim, cabiam 2 lobos lado a lado e teria cozido ao mesmo tempo. É de facto gigante esta tabuleiro, o que para famílias numerosas como a minha torna-se muito útil, imagine só a quantidade se sopa que vou fazer.






Receita elaborada na kCook Multi
Prato: carne /Cozinhar em pirâmide
Doses: 8/10 doses
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de confeção: 70 minutos

Ingredientes:
1 lombo de porco 1780g
60 gr de massa de pimentão caseira (*kCook Multi faz)
2 folhas de louro
100gr de vinho branco + 50gr para a marinada
300gr de cebola
4 dentes de alho
1 caldo de carne tipo Knorr
100gr de polpa de tomate
800gr de água (molho)
50gr de azeite
500gr de arroz vaporizado
1250g de água (cozer o arroz)
 Sal. Qb

Preparação:
Etapa 1:
Comece por fatiar o lombo, mas sem soltar as fatias, ou seja, faz cortes no lombo, mas não vai com a faca até ao fim. Este paço vai facilitar tanto a cozedura, como o processo de fatiar depois de cozinhado.  Coloque num recipiente, barre todo o lombo com a massa de pimentão, mesmo entre as farias, regue com o vinho branco e coloque as folhas de louro. Deixe marinar cerva de 30 minutos. Eu costumo deixar de um dia para o outro no frio a marinar.



Etapa 2:
Monte a taça com a lâmina de corte, coloque as cebolas partidas em pedaços, os dentes de alho, a polpa de tomate, o caldo de carne, 100gr de vinho branco, 700gr de água, o azeite. Feche a tampa sem tampinha de medida.
Coloque o tabuleiro de vapor por cima, coloque o lombo de porco, verifique que deixa uns furos do tabuleiro destapados, para o vapor poder circular, caso isso não aconteça, coloque dois garfos em cruz por debaixo do lombo. isso vai fazer com que o lombo fique levantado e o vapor circule, verta a restante marinada sobre o lombo e programe 100º/30minutos/vel3.

 Etapa 3:
Coloque um tabuleiro de alumínio sobre o tabuleiro de vapor interior.( Este tabuleiro tem a capacidade de 2,1 L, é mesmo, mesmo a medida entre o tabuleiro interior e a tampa do tanuleiro)


Coloque a 1250gr de água, o sal, 1 fio de azeite, o arroz e envolva com a espátula.


Quando os 30 minutos de cozer o lombo terminar, abra a tampa do tabuleiro de vapor, e coloque o tabuleiro interior em cima, não retire o lombo, feche novamente com a tampa e programe 110º/40 minutos/vel3.

Etapa 4:
Retire o tabuleiro de vapor com cuidado, coloque a tampa de enchimento e triture o molho, pressionando a função chop até fixar no máximo por 2 minutos.
Retire o arroz, retire o lombo e agora sim termine de cortar as fatias até ao fim, regue com o molho e sirva quente.

Truques & Dicas:

- Pode fazer a massa de pimentão em casa ver receita aqui:

- Pode fazer menos quantidade de arroz, diminui a quantidade de água, na proporção de 1 medida de arroz para uma e meia de água.

- Se sobrar lombo pode congelar com o molho em doses individuais ou junto.

-Poupe tempo e energia, faça dois lombos, aumente a quantidade de molho, come um e congela o outro para aqueles dias que não sabe o que fazer ou que chega mais tarde a casa.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design