Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

13/11/2018

Bolo de abóbora e frutos secos.


Bolo de abóbora e frutos secos.

A minha estação preferida do ano é mesmo o Outono, e tudo o que ele trás… O cheiro da terra molhada, o cheiro da lareira a queimar, o cheiro das castanhas assadas, o som das gotas de chuva nos telheiros, o som de pisar as folhas secas que vão caindo no chão, o som das crianças a chapinhar nas poças de água e as risotas malandras.

E as cores e sabores, as abóboras de variados tipos de laranja, os frutos secos, as castanhas, os diospiros as romãs… E uma imensidão de sabores quentes, doces e maravilhosos.

Hoje ao olhar para a minha abóbora linda e laranja pensei que bem que ela, ou parte dela deve ficar num bolo, um bolo húmido, com sabores quentes, com frutos secos e aroma a canela… e lá fui eu, juntando os ingredientes e rezando para que quando saísse do forno estivesse perfeito e saboroso.

É claro, que não posso confiar nas cobaias cá de casa, para me dizer se estava bom ou não. Então cobri o bolo com os doces de ovos que tinha feito anteriormente, e levei para a loja que lá sabia que iria ter bastantes cobaias, no bom sentido, a verdade é que sobrou uma única fatia, a chamada fatia da vergonha, porque todos tem vergonha de comer a última e comi eu-Das duas  uma, ou estão todos a rezar para que eu não os presentei com mais bolos e experiências ou então que lhes leve outro para testarem.










Receita elaborada na Bimby/Thermomix

Ingredientes:
450gr de abóbora crua sem casca
6 ovos M
200gr de açúcar de coco (pode usar mascavado ou branco)
1 colher de chá de canela em pó
320gr de farinha + 10gr para misturar nos frutos secos
1 colher de chá de fermento
50gr de nozes
50gr de amêndoas

Preparação:
Unte e polvilhe com farinha uma forma 26 de cone
Pré-aqueça o forno a 180º

No copo limpo e seco coloque as nozes e as amêndoas e pique 5seg/vel5. Retire junte 10gr de farinha envolva e reserve (este truque serve para que os frutos não desçam para o fundo da forma e fiquem distribuídos na massa)

Coloque no copo a abobora e pique 15seg/vel9, baixe o que ficou nas paredes e na tampa junte os ovos, o açúcar e a canela e misture 1 minuto/vel6. Junte a farinha e o fermento e envolva 15seg/vel3. Verta a massa na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos ou até o palito sair seco.
Eu cobri com doce de ovos pobres, pois tinha feito essa receita nesse dia e usei, mas também combina bem com uma cobertura de chocolate.

Doce de ovos pode ver a receita aqui:
https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2018/11/doce-de-ovos-da-paula.html

Espero que gostem desta combinação de sabores.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design