Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

18/02/2019

Gelatina recheada



Gelatina recheada.

Eu nem gosto muito de gelatina, só assim simples, é algo que não me chama a atenção, mas quando me deparei com um vídeo com esta receita, pensei logo, vou ter de experimentar.

E eu gosto de subir a parada, então que forma é que escolhi para fazer a gelatina?
Uma Forma Kugelhopf Bundt Pan - Nordic Ware, que é alta e funda e cheia de ranhuras, lindíssima.

 Mas com gelatina nunca tinha usado. Mas valeu a pena o risco, pois ficou com uma forma linda.









Quanto a receita, esta não foi a minha primeira tentativa, mas  porque todas as receitas que vi, falam em pacotes, e nada de gramas…, e as quantidades de pacotes de gelatina em pó variam imenso na quantidade de gramas, a condi e a royal trazem pacotes de 20 gr ou 10gr o que é muito, mas depois encontrei da marca Vahine e essa sim, trás pacotes de 6 gramas… e o mesmo se passa com a gelatina de sabor, que deve deferir as quantidades. A primeira tentativa foi falhada, por isso mesmo, gelatina a mais, em ambas as camadas, porque segui a receita a risca. Por isso veja o video para ver como se constrói, mas use as minhas quantidades 

Porque é que eu estou tão preocupada com as gramas, porque a bimby só pesa de 5g em 5g, e é essa a falha da balança da bimby em receitas precisas. Por isso ou tem em casa uma balança que pese a grama, ou vão ter de procurar gelatina neutra com as mesmas gramas que eu usei.

Mas fará assim tanto a diferença, entre usar 18g ou 20gr de gelatina? Sim faz, na consistência, faz toda a diferença, queremos gelatina e não borracha.
Mas a segunda acertando as quantidades, ficou assim, como vós mostro, linda, sólida e deliciosa.

Deixo um vídeo para verem como é a montagem, que ver é mais fácil que eu explicar, fiz uma pequena alteração a receita original, mas depois vocês vem o que foi.



Receita elaborada na Bimby/ Thermomix

Ingredientes:
1 lata de leite condensado normal (395g)
200gr de natas
200gr de leite de coco (lata)
1 colher de chá de baunilha (opcional)
18g de gelatina neutra em pó (3 pacotes de 6g cada da marca Vahine)
1 saqueta de gelatina de morango ou outro sabor a sua escolha usei da royal
500 gr de água + 10 colheres de sopa para hidratar a gelatina (só mesmo 10 colheres de sopa)
Óleo ou spray desmoltante para untar a forma.

1 formam que pode ser a que quiser, de silicone, de plástico, de metal, e do tamanho 20/22. Quanto maior mais baixa fica a gelatina.

Preparação:
Coloque num recipiente que possa ir ao micro-ondas a gelatina em pó, junte as 10 colheres de sopa de água, envolva bem e reserve.

Unte uma forma com óleo, reserve.

Coloque no copo da bimby o leite condensado, as natas, a baunilha e o leite de coco e envolva 30seg/vel 3,5.

Leve o recipiente com a gelatina hidratada, que agora já virou uma pasta densa ao micro-ondas para a mesma derreter, cerca de 15 a 20 segundos (depende da potencia do seu micro-ondas)

Coloque a bimby a trabalhar programando 30seg/vel 3,5 e pelo bucal verta a gelatina derretida.
Retire o preparado para a forma e leve ao frio por 4horas.



Verifique que se pressionando o creme que esta na forma, ele descola bem e se esta bem sólida. Se sim mantenha no frio e faça o segundo passo.

No copo da bimby limpo, coloque 250g de água e programe 5min/100º/vel 2, quando terminar coloque o pó da gelatina de morango no copo e envolva 1 minuto/vel 3.

Junte as 250gr de água fria e envolva mais 1 minuto/vel3.

Retire para um recipiente e deixe arrefecer  a gelatina de morango antes de a juntar a outra que esta na forma.

Enquanto a gelatina arrefece, vá buscar a forma onde já esta o outro preparado solidificado e com uma espátula fina, se usar uma forma Forma Nordic Ware, use uma espátula de silicone e nunca uma de metal.

Solte todo o preparado a volta da forma e a volva do cone, bem solta mesmo, não se preocupe se por acaso arranca um pedaço do creme, pois esse vai ficar no interior, não se vai ver o defeito 😉

Quando estiver toda solta e a gelatina de morango estiver fria, verta a mesma sobre a outra, afastando o creme branco com a espátula e vertendo a gelatina junto a parede da forma e do cone. A dada altura o creme branco parece que fica a flutuar na gelatina de morango, é essa mesmo a intenção. Depois de vertida toda a gelatina de morango volte a levar a forma ao frio, pelo menos 6h, eu deixei de um dia para o outro.

Quando for desenformar, vai novamente com uma espátula fininha descolar a gelatina da forma toda a volta da forma e do cone, coloque um prato sobre a forma e vire.

E já esta.

Guarde no frio até ao momento de servir.

Espero que gostem, quando fizerem mande-me um email com a vossa foto ou uma sms no facebook.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design