Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

01/02/2019

Sopa de lombardo e cenoura e omeleta a vapor – Cozinhar em pirâmide


Sopa de lombardo e cenoura e omeleta a vapor – Cozinhar em pirâmide

Ontem já que tinha de fazer uma sopa para o jantar, aproveitei para fazer a vapor uma omeleta para o almoço, que depois recheei com queijo e presunto e levei ao forno para derreter e secar um pouco, a receita da omeleta inspirada na torta de curgete e cenoura da Anabela Borges. E ficou deliciosa, tanto a omeleta como a sopa, que nestes dias frios sabe tão bem.





Receita elaborada na kCook Multi (para a bimby ver indicação em cada passo, na mcc faz igual a bimby, mas usa 120º para cozer a vapor)
Pratos: sopa/Cozinhar em pirâmide
Doses sopa: 8 doses
Doses omeleta: 3 doses
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de confeção: 30 minutos

Ingredientes sopa:
Ingredientes taça:
300 gr de batata, usei batata doce laranja
680gr de curgete usei sem casca
220gr de abobora
200gr de cenoura
115 gr de cebola
800gr de água
1 colher de chá de sal marinho
30gr de azeite

Ingredientes Tabuleiro de vapor inferior
450gr de couve lombarda partida em fatias
200gr de cenoura partidas em quartos

Ingredientes tabuleiro de vapor superior:
4 ovos L
240gr de curgete com casca
115gr de cenoura
100gr de queijo mozarela ralado
Sal e pimenta q.b
Azeite para pincelar.

Recheio da omeleta:
6 fatias de presunto parma
6 fatias de queijo gouda bio
1 folha de papel vegetal para forrar o tabuleiro

Preparação:

Etapa 1:
Num recipiente coloque os 4 ovos, bata com um garfo, tempere com sal e pimenta e junte 100gr de mozarela ralado. Reserve.

Etapa 2:

Monte o direct prep com o disco nrº 3 e rale para dentro da omeleta as 240gr de curgete e as 115gr de cenoura. Envolva bem. Reserve. ( para fazer na bimby este passo terá de fazer á mão que é ralar os legumes)

Etapa 3:

Monte a taça com a lamina de corte.
Monte o direct prep com o disco nr 5, rode o direct prep para dentro da taça e corte os legumes que vão para a taça, a batata, curgete, cebola, abóbora, 200gr de cenoura, rode o direct prep para fora da taça, junte o sal e a água, feche a tampa sem a tampa medida. (coloque os legumes no copo a courgete,cebola, abóbora e cenoura e pique 5seg/vel, junte a batata e a +agua )

Coloque o tabuleiro de vapor inferior debaixo do direct prep e com o mesmo disco corte a couve lombarda e a cenoura, afaste um pouco os legumes dos buracos, para o vapor poder circular e cozinhar a omeleta em cima. (coloque no tabuleiro fundo da varoma o lombardo cortado finamente, mais a restante cenoura)

Etapa 4:

Coloque o tabuleiro de vapor fino em cima da "Varoma"e forre com uma folha de papel vegetal, pincele a folha com azeite, verta a mistura da omeleta reservada e espalhe.
Feche com a tampa, coloque sobre a taça e selecione o programa automático steam e depois a opção vapor. (na bimby/mcc programe 40 minutos/varoma/vel 2)

Etapa 5:
Retire o tabuleiro de vapor com cuidado, junte o azeite a sopa e pressione chop até fixar nos 2 minutos.  fretire o creme para um recipiente, junte o lombardo e a cenoura a sopa e envolva. (na bimby/MCC programa 2 minutos/vel progressiva 3/5/7)

Etapa 6:

Pré-aqueça o forno a 200º
Coloque as fatias de queijo e presunto sobre a omeleta, enrole como se fosse uma torta e transfira para um tabuleiro que possa ir ao forno. Leve ao forno a 200º 10 minutos.
Sirva a omeleta com salada e uma sopa quentinha.

Truques & dicas:

Se achou que a sopa fica muito espessa, ferva cerca de 200gr de água, junte a sopa, envolva e retifique o sal.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design