Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

05/07/2019

Arroz de polvo


Arroz de polvo

Sai um arroz de polvo malandrinho para a mesa do canto Sff.
Vão se aperceber que eu uso muito o arroz vaporizado, principalmente em pratos de molho, arroz de polvo, arroz de peixe, de marisco ou arroz de pato, isto porque nem sempre que termino de cozinhar e chamo a malta para a mesa, os 5 obedecem e vêm  ao mesmo tempo, há sempre um que esta no wc, outro que corre pela casa, outro que não quer deixar os brinquedos… e o que acontecia usando agulha ou carolino era que ele absolvia o molho mais depressa e não ficava tão bom, e no dia a seguir então já virava empadão, porque podemos apagar/desligar a fonte de calor, mas enquanto estiver a  ferver o arroz continua a cozer.
Com este arroz para quem nunca usou, isso não acontece, o bago é mais rijo e nunca vira papa, e o molho mantêm por mais tempo e mesmo aquecendo no dia seguinte o que sobra, fica mais solto.
Não tenho por hábito usar nenhuma marca em especial, desde que na embalagem esteja escrito vaporizado, e neste até usei a marca própria de arroz do Lild.

Por isso caso não vá usar este tipo de arroz o tempo de cozedura têm de ser ajustado, roube uns 5 minutos na cozedura.



Receita elaborada no Monsieur Cuisine Connect ou Bimby/thermomix
Prato: Peixe
Dose: 6
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de confeção: 1h20

Ingredientes cozer polvo:
1200kg de polvo
300gr de água
1 cebola pequena
1 fio de azeite
Sal. Q.b

Ingredientes arroz:
240gr de cebola
2 dentes de alho
50gr de azeite
300gr de tomate em pedaços
Sal
Pimenta
350gr de arroz vaporizado
1 folha de louro
Salsa Q.b para polvilhar
950gr de água (água do de cozer o polvo + água até perfazer um total de 950g)

Preparação:
Coloque na taça o polvo, 300gr de água, uma cebola pequena com casca, 1 fio de azeite e programe 40 minutos/vel 1 rotação esquerda/100º. Quando terminar junte sal a gosto e programe mais 10 minutos/vel 1 rotação esquerda/100º (na bimby usa velocidade colher inversa )

Retire o polvo reserve, reserve a água e descarte a cebola.

Coloque na taça 240gr de cebola, os dentes de alho, o azeite e pique 5seg/vel5, junte a folha de louro e de seguida selecione a função dourar e clique em play, sem o copo medidor colocado.( ou seja 7 minutos/130º)(na bimby usa 120º velocidade colher inversa )
Junte o tomate, selecione a balança e pese a água de cozer o polvo e junte mais água normal até ter 950gr de líquido), e aqueça 7min/vel1 rotação esquerda/100º(na bimby usa velocidade colher inversa )

Junte o arroz, envolva com a espátula e retifique se necessita de mais sal, feche e a tampa com o copo medidor colocado, selecione a função dourar aumente o tempo para 14 minutos e diminua a temperatura para 100º. Clique em play.(na bimby usa velocidade colher inversa )

Entretanto corte o polvo em pedaços. Reserve.
Quando terminar junte o polvo partido ao arroz, envolva com a espátula feche a tampa sem o copo medidor colocado, selecione novamente a função dourar e altere o tempo para 3 minutos e a temperatura para 120.(na bimby usa velocidade colher inversa )

Quando abre a taça vai parecer que têm muito molho, não se deixe enganar, é assim mesmo retire da taça, para um recipiente, envolva, polvilhe com salsa picada e sirva quente.

Agora vêm a parte do susto… Socorro a minha taça esta cor de rosa no fundo…
Sim está, é normal, coloque 500gr de água, 50gr de vinagre, 2 gostas de detergente, feche a taça e programe 5min/vel3/120º. Quando terminar, passe uma esponja ou um esfregão que não risque e passe por água limpa que fica impecável.

Era para tirar fotos mas esqueci-me…

2 comentários:

  1. Não é usado nenhum acessório?
    O polvo deve estar congelado ou descongelado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O polvo deve ser descongelado e nao e preciso nenhum acessório

      Eliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design