Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

18/08/2019

Polpa de tomate temperada ou clássica


 Polpa de tomate temperada ou clássica

Esta é uma versão mais rápida na qual não retira as sementes nem as peles e nem deixa escorrer o tomate, o que acontece é que fica mais líquida, contudo pode cozinhar o dobro do tempo, mas aí já acho que é desperdício de electricidade.

Além da polpa, também congelei algum tomate já triturado em cuvetes de gelo, há quem encha nos sacos de gelo, eu acho de plástico já estão os nossos oceanos cheios, então faço nas cuvetes que o meio ambiente agradece e o nosso bolso também , depois quando esta congelado retiro das cuvetes, coloco em sacos ou caixas e guardo no congelador.

Caso queira a polpa mais espessa pode limpar os tomates tirando as sementes e a pele e deixar escorrer num escorredouro com um peso em cima, para libertar mais água. Pode seguir a receita sem cebola nem ervas, só o tomate, sal e azeite e ficar simples, assim temperada é ótima para guisados, ou mesmo para base de pizza.

Cor da polpa, pode variar entre o laranja e o vermelho vivo, tudo tem haver com o estado de maturação e a qualidade do tomate que usa, ou se junta cebola e alho.

Conservação da polpa de tomate, se seguir esta receita pode guardar os frascos na dispensa o ano inteiro… sim leu bem o ano inteiro sem ganhar bolor e na dispensa em local seco e escuro.

Pois desta forma fica completamente pasteurizado… E não para pasteurizar não basta colocar em frascos quentes e a polpa quente e virar de cabeça para baixo, assim apenas a fecha a vácuo.

Sim sigo esta técnica para tudo que quero que dure o ano inteiro, inclusive os doces e compotas, perde mais 30 minutos, mas ficam as coisas bem feitas.
  


Receita elaborada na MCConnect 

Ingredientes:
2 kg de tomates cortados em pedaços
300gr de cebola, cortada ao meio
3 dentes de alho
6 pés de salsa
5 folhas de manjericão (ou uma colher de chá caso sejam secas)
2 pés de tomilho, (ou uma colher de chá caso sejam secas) opcional
2 pés de alecrim, (ou uma colher de chá caso sejam secas) opcional
1 colher de Chá de sal
100 g de azeite
(pode substituir estas ervas por outras a gosto)

Preparação:
Colocar, a cebola, o alho e o azeite taça e programe 6seg/ vel5. De seguida refogue 7 min/vel 1/120 , junte os tomates e programe 30 min/vel3/120º. Em vez do copo de medidor coloque o cesto sobre a tampa para evitar salpicos.

Enquanto a popa faz esterilize os frascos, pode fazer de várias maneiras. Pode encher os frascos até meio com água e colocar no micro-ondas 10 minutos na potencia máxima.
Pode colocar no forno sem água 30 minutos a 100º
Pode colocar num tacho com água e deixar ferver 2 minutos.
Eu opto pelo tacho.


Quando terminar, junte as ervas e o sal pelo bocal da tampa, aguarde 2 minutos, coloque o copo de medidor e triture progressivamente vel 3,5 e7 durante 1 minuto.

Quando terminar de triturar , retire os frascos da água quente, verta a polpa quente lá dentro, feche os frascos bem fechados. Volte a colocar os frascos dentro da água quente no tacho e deixe ferver por 20 minutos, com a cabeça para cima.
  


 Depois de ferver, com muito cuidado retire e vire de cabeça para baixo até arrefecer.
 Quando frios vira de cabeça para cima e guarda na dispensa.
 Esta polpa não precisa de ser guardada no frigorífico, conserva-se durante meses na dispensa, pois fica fechada a vácuo.

Para os cubinhos:



Para fazer as cuvetes baixa triturar a quantidade que desejar durante 10 a 15 segundos velocidade 6 e verter para as cuvetes e legar ao congelar.



0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design