Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

06/09/2019

Salada de quinoa e legumes.


Salada de quinoa e legumes.

E sai uma deliciosa salada de quinoa e legumes com caril, uma refeição completa e nutritiva, sem precisar de adicionar mais proteína nenhuma pois a quinoa é bastante proteica. 
Que pode servir quente ou fria, eu gosto dela fresquinha.

Esta ideia fui buscar a umas saladas que se compram feitas no Lidl em caixinhas, mas a mesma contem soja e lentilhas e eu decidi adaptar mais ao meu gosto pessoal, espero que gostem.



O que é a quinoa, a quinoa é um pequeno grão que contém todos os aminoácidos essenciais, e é uma ótima fonte de proteína. É isenta de glúten e rica em fibra, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina e antioxidantes. É conhecida como um superalimento.

Outros benefícios conhecidos da quinoa é o facto de ajudar a reforçar o sistema imunitário, proteger de doenças (cardíacas e respiratórias, cancro e Alzheimer), assim como ajuda no combate aos radicais livres e diminui os sintomas associados à tensão pré-mestrual e menopausa. Como se não bastasse, regula o intestino e promove o aumento de massa muscular. e existem muitos mais é só pesquisar um pouco.

Mas segundo os especialistas deve ser consumida com moderação.
Pode provocar alterações a nível gastro-intestinal por ser um grão difícil de digerir e reduzir a absorção de alguns nutrientes, pois contém anti nutrientes, como o ácido fítico, que reduz a absorção de nutrientes importantes como o cálcio, ferro e zinco.
Dizem ainda que o excesso de fibra pode provocar flatulência, inchaço abdominal e dores no estômago.
Contém saponinas, que são compostos que servem de pesticida natural para as plantas, conferindo-lhes um sabor amargo, que em excesso pode ser tóxico para nós, provocando alergias e irritando o intestino, principalmente em pessoas que já têm o intestino inflamado.
Como tudo na vida, devemos comer com moderação e para atenuar estes contras demolhar a quinoa por algumas horas e lavar bem para ajudar a retirar o sabor amargo.




Receita elaborada na kcook Multi
Pratos: Vegetariano
Dose: 4
Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo de confeção: 20 minutos

Ingredientes:
50gr de quinoa branca
50 gr de quinoa vermelha
160gr de batata doce aos cubinhos pequenos (usei a laranja)
220gr de alho francês a parte branca
170gr de cenoura
2 colheres de café de curcuma ou açafrão
2 colheres de café de caril
½ colher de café de cominhos
50gr de azeite extra virgem
Sal. Q.b
100gr de água para os legumes + água q.b para cozer a quinoa.

Preparação:
Etapa 1:
Lave a quinoa em água, até que a mesma deixe de ter “espuma”, depois deixe-a de molho entre 4 a 6 horas e lave novamente.

Etapa 2:
Monte a taça com o misturador, coloque a quinoa, a batata doce, 1 colher de café de curcuma, 1 colher de café de caril, ½ colher de café de cominhos, sal. Coloque água até ficar um dedo de altura sobre a quinoa, e programe 100º/10minutos/vel 3., Quando terminar verifique se ficou sem água, se sim verta o conteúdo para um recipiente e reserve, se não escorra primeiro o excesso de água e depois retire e reserve.

Etapa 3:
Monte o Direct prep com o disco de corte 4.
Monte a taça com o misturador, coloque o azeite na taça, programe 120º/5 minutos/vel 4, feche a taça sem a tampa de enchimento, rode o Direct prep para a taça e corte o alho francês para dentro da taça.

Etapa 4:
Monte o direct prep com o disco de ralar 3, rale a cenoura diretamente para a taça, junte sal,  a restante colher de café de caril e de curcuma, as 100gr de água e programe mais 110º/4 minutos/vel 4.

Etapa 5:
Verta os legumes da taça sobre a quinoa e envolva.
Sirva quente ou fria.

Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design