Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

23/02/2020

Caldo de carne e legumes – Desperdício 0


 Caldo de carne e legumes – Desperdício 0.

O lema foi aproveitar tudo, desde as carcaças de frango, as cascas dos legumes.
As carcaças do frango é o que me sobra quando vou comprar frangos ao talho e peço para me separarem tudo, pois assim sai mais em conta, podem ver aqui como:

Depois como tinha muitos legumes, estive a descascar e a cortar e a separar por sacos legumes para congelar. Essas cascas lavei muito bem e reservei.

E assim saiu um belo caldo de frango e legumes, cheio de vitaminas e desperdício 0.
Porque depois do caldo feito, de ter tirado a carne que ainda havia nos ossos e reservado, os ossos e cascas  foram cozinhados novamente com arroz e serviu de comida para os cães do meu pai.


Então e para que serve este caldo?
Para fazer canja (ver no final como), para congelar em pequenas porções ou grandes e usar em receitas que pedem por exemplo 500ml de caldo de frango, para usar em risotos, em arroz de frango ou massa guisada, em vez de colocarmos água colocamos a mesma quantidade, mas deste caldo, ficando assim muito mais rico e saboroso.

Eu não coloco sal neste caldo, por vários motivos, um deles é que prefiro depois temperar o prato/ receita no qual o vou usar, e depois como vou dar as cascas e ossos cozinhados aos cães também não lhes dou comida com sal. O caldo aguenta no frio 1 a 2 dias, eu congelo em pequenas caixas, ou numa grande, dependendo daquilo que sei para que o vou utilizar.

Que precisa para fazer este caldo.
Não consegue fazer num robot de cozinha, a não ser que tenha somente 1 ou 2 carcaças e poucas cascas.  Para isso basta colocar dentro do robot as carcaças e cascas, encher de água até ao limite máximo e cozinhar 60+ 60 minutos/100º/velocidade colher inversa, ou no caso da MCC velocidade 1 rotação á esquerda, na Kcook Multi usar o misturador e velocidade 2.

Eu faço mesmo no tacho, que assim faço logo muito mais quantidade, e fica a cozinhar até a carne sair dos ossos, deixo 2 a 3 horas a cozinhar em lume médio, as vezes até mais.
Basta juntar as carcaças e peles, as cascas, água até cima e deixar cozer.
Não precisa de mais gordura, pois como usamos as peles, o caldo já fica com gordura suficiente.
Depois de cozinhado, escorri o caldo, enchi uma caixa com 1 ltr e outras 3 caixas com 400ml, 2 lt fiz canja.


Das carcaças ainda tirei esta carne toda, que guardei para a canja.




Receita da canja aqui:
150gr de cebola,
150gr de cenoura ralada grossa
250gr de massa de canja, usei letras
1 colher de chá mal cheia de sal
Não usei gordura, porque o caldo já tinha suficiente

Preparação:
Coloque a cebola no copo e pique 5seg/vel 5, junte a cenoura rala, ou em cubos se preferir, junte 1200gr/ml do caldo, o sal e cozinhe 8minutos/100º/velocidade colher inversa.
Junte a massa, e cozinhe entre 8 a 10 minutos (ver o tempo indicado na embalagem) /100º/velocidade colher inversa.

Retire a canja para um tacho, pois a massa vai continuar a aquecer e aumentar de tamanho, e no copo da bimby se deixarmos lá dentro vira uma papa, junte os restantes 800gr/ml do caldo a ferver na canja, envolva a carne e retifique o sal.

E aqui fica com uma canja XL.

Espero que gostem e aproveitem estas dicas.
Bom Domingo.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design