Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

16/10/2015

Poupar no talho - frango

Como eu pouco no talho.

Desta vez com o frango.



                                                               


Cá em casa come-se muito frango, uso muito os peitos para lasanhas, empadas, strogonoff, grelhar, rechear, enfim uma imensidão de pratos e o kg do peito de frango ronda os 5€.
Os miúdos adoram pernas de frango assadas no forno ou na fritadeira de ar quente ou guisadas ou estufadas só querem pernas, e um frango só têm duas, se for comprar pernas de frango o preço por kg varia entre 2,50€ a 3€.
Ou seja, se eu quiser 1kg de pernas c/ coxa que são um total de 4/5 dependendo do tamanho pernas gasto 2,50€ e se trouxer mais 1kg de peitos gasto mais 5€. Gastando assim um total de 7,50€ para fazer 1 refeição de pernas de frango para 5 pessoas, e com jeito o 1kg de frango se fizer uma lasanha e juntar uns espinafres faço 2 refeições para 5 pessoas.

Então o que eu faço é o seguinte:

Compro 5 frangos ou mais, dependendo do espaço no congelador e peço para desossar, ou seja, separar o frango por partes

- Peitos

- Asas

- Coxas

- Pernas

- Carcaça

- Miudezas (quando as há)

  
Depois lavo tudo divido em sacos e congelo, ou cozinho, em lasanhas, hambúrgueres de frango, ou almôndegas e congelo.

Nota: fui alertada para o facto de nunca se dever lavar as carnes das aves devido ao perigo de contaminação de bactérias das bancadas, tábuas e utensílios.
eu cá em casa sou maníaca da limpeza e desinfeto tudo com água oxigenada e lavo bem, o que não cabe na minha cabeça é guardar carne que andou por caixotes e arcas e muitas mãos sem lavar primeiro, mas isto é a mim.

Por isso fica a informação que me passaram que eu até a data desconhecia como não quero ninguém doente por minha causa aqui fica.



E quando esta em promoção a poupança é mais que significativa.
Ora vejamos esta semana no Intermarché o frango com miúdos esta a 1.99€ com 50% de desconto em cartão, sim não é um desconto logo na hora, mas ficam com o dinheiro para gastar quando precisarem.


Eu trouxe 8.020kg de frango e paguei 15,96€ sendo que me devolveram 7,98€

8kg de frango ficaram em 7,98€

E trouxe para casa:

- 3kg de peito de frango

-10 pernas

-10 coxas

-10 asas

-5 carcaças e os miúdos

*Quando falo em dose é refeição por pessoa

Isto cá em casa dá muitas refeições, por exemplo:

Com o peito consigo fazer 20 doses de lasanha e 5 doses de strogonoff.
Deixo aqui algumas receitas de lasanhas:

Lasanha de frango e espinafres cremosa

Lasanha de frango e espinafres

Lasanha de frango especial

Lasanha de frango e tomate seco


A receita de strogonoff que uso é esta, basta usar frango e seguir as indicações dos tempos:

Não fiz, mas pode aproveitar o peito de frango para picar na bimby, pois o mesmo não precisa de ficar semicongelado para o fazer e fazer hambúrgueres ou almôndegas em vez das lasanhas.

Mini- Hambúrgueres:

Hambúrgueres de frango e curgete:

Almôndegas de frango:






5 doses de pernas assadas no forno.




10 doses juntando as coxas e as asas guisadas ou estufadas



15 doses de canja XXL com as carcaças e os miúdos, não é na bimby, pois na bimby só caberia uma carcaça de frango.


  

Ou seja 40 doses de carne, sem contar com a canja, a 7,98€, agora mesmo que eu gaste mais 35€ em acompanhamento, arroz, massa, batata, placas de lasanha, espinafres, bechamel, natas, cogumelos, legumes …etc que não gasto tanto.




Fica-me 1,20€ cada refeição.



4 comentários:

  1. Obrigado pela dica vou começar a fazer isso.

    ResponderEliminar
  2. Fantásticas ideias. Adoro a sua gestão na cozinha, comecei só ontem e ja sou fã. Nao consigo parar de ler. Obrigada pelas partilhas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas. Só vi hoje e já sou fã.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas dicas, hoje já vou experimentar fazer hambúrgueres ca em casa.

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design