Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

25/03/2020

Bolo de limão – 1 ovo


Bolo de limão – 1 ovo

Estamos numa de poupança, em tudo, não só a esticar a carne, peixe, mas também os ovos. Este é o bolo ideal se só têm um ovo, ou se quer poupar nos ovos.
E ficou fofinho, fofinho.

Com os 4 miúdos fechados em casa, que só querem comer, só querem panquecas e bolos, por mais fácil e tentador que seja satisfazer a vontade deles, não pode ser… não pode ser por dois motivos, primeiro que a farinha é mais necessária para fazer pão, depois os ovos são uma boa fonte de proteína para uma refeição, e depois porque em casa fechados a comerem, comerem… não é saudável … E eu por este Facebook a fora e grupos, só vejo bolos…. Bolos… arroz doce… pudins e afins…. Vai tudo de burca para a praia este ano 😉 😊.

Temo que este isolamento social de 15 dias, vai durar até mais que a Páscoa… E por mais tentador que seja sair de casa e ir espairecer a cabeça, que já grita por socorro, o medo é grande… Por isso vou mesmo esticar o que tenho… Ficar em casa.






A receita é de uma revista bimby, não me recordo o mês, simplesmente não coloquei canela, e cortei no açúcar, a receita original pede 250, usei 200, e da próxima irei usar 180g.
É um bolo pequenino, ideal para comer pouco, caso queira dobrar a receita mantém os mesmos tempos e velocidades.

Receita elaborada na bimby/themomix
Na mcc é tudo igual

Ingredientes:
1 ovo
30 gr de manteiga à temperatura ambiente
200 gr de açúcar
250 gr de leite
200 gr de farinha T 55
Raspa de 1 limão (eu usei 2)
1 colher de chá de fermento em pó
1 c. chá de canela (não usei)

Preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 180º.
Coloque no copo a manteiga e o ovo, bata 1min/37º/vel3.
Coloque a borboleta, adicione o açúcar, o leite e a raspa do limão, bata 4min/vel3, junte a farinha e o fermento, envolva 5seg/vel3
Verta para uma forma de coroa, usei 22 cm, untada e enfarinhada, leve ao forno a 180º durante 25m a 30 minutos, faça o teste do palito.

Método tradicional
Comece por pré-aquecer o forno a 180º.
Coloque numa taça a manteiga e o ovo, bata com a batedeira até ficar um creme clarinho.
junte o açúcar, o leite e a raspa do limão, bata novamente até ficar uma mistura homogénea. Por fim adicione a farinha e o fermento, envolva delicadamente com uma vara de arames, até estar bem envolvida.
Deite numa forma de coroa, untada e enfarinhada, leve ao forno a 180º durante 25m

Na kcook Multi:
Usa o misturador no passo de bater o ovo e a manteiga velocidade 6, no passo do açuvar e leite mantém, o misturador  e velocidade 6, quando for adicionar a farinha usa a lâmina e faça 10seg/vel8.

1 comentários:

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design