Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

26/03/2020

Pão Integral - Fermento natural


Pão Integral - Fermento natural 

Por aqui a farinha tipo 65 também já acabou, então tenho de dar uso as outras farinhas que cá andam. O que não é mau de todo, porque este pão é muito mais rico em fibra que só o pão branco.  E usamos o fermento natural/caseiro.
Caso queira fazer esta receita com fermento fresco deverá usar 20gr, caso façam com fermento seco de padeiro usam 11 gr, em ambos os casos devem aumentar a quantidade de água que esta na receita em 70gr. E ao contrário deste que fermenta fora do frio, com esses dois tipos de fermento deixem levedar dentro do frio, caso queiram fazer de noite e cozer de manhã, se não deixem levedar 2h em local resguardado e depois é só cozer.






Receita elaborada na Bimby/Thermomix
Ingredientes:
200gr fermento natural,
350gr de água,
250gr de farinha de espelta
100gr de farinha de trigo tipo 55 ou 65
250gr gr de farinha integral
 ½ colher de café de açúcar,
 ½ colher de chá de sal.

Preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 7 minutos velocidade espiga. Têm de amassar muito bem para desenvolver o glúten. Pode amassar a mão.
Na mcc use a função amassar 2 minutos, descanse 2 minutos e amasse mais 2 minutos
Na kcook Multi faça metade da receita, use a lâmina de corte normal, amasse 2 minutos velocidade 10, descanse 5 minutos e amasse novamente 2 minutos velocidade 10.

Coloque a massa do pão num recipiente polvilhado com farinha, ou num tabuleiro, ou para uma forma de pão, eu coloquei sobre uma folha de papel vegetal enfarinhada



Deixe dentro do forno a levedar 8 a 12h.
Ao fermento natural que deixou no pote volte a alimentar juntando mais 50gr de farinha e mais 50gr de água, volte a mexer muito bem, tape e deixe repousar novamente 24horas, caso amanhã queira fazer pão novamente pode, eu desta vez alimentei com 50gr de farinha de centeio e ele adorou, cresceu imenso, a farinha de centeio é mais rica em fibra e muito boa para fazer fermento natural/caseiro.

Vamos cozer o pão, ou seja, o seu pão já fermentou 8 a 12 horas, já dobrou de volume.

Vamos aquecer o forno a 250 graus.

Caso tenha colocado no tabuleiro, basta dobras as laterais uma para cima da outra, e colocar as pontas  para cima e  de volta para dentro, fazer um corte em cima com uma faca. Não mexa muito para perder o ar que a massa ganhou, no tabuleiro. Vamos cozer o pão a 200º cerca de 40 minutos, o tempo pode variar de forno para forno.

Coloque no fundo do forno um tabuleiro ou um recipiente com água, para dar humidade ao seu pão.
Deixe arrefecer sobre uma rede um pouco antes de o cortar.
mais receitas com Fermento natural aqui:



0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design