Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

22/11/2020

Filhoses de joelho de Proença-a-Nova

 

Filhoses de joelho de Proença-a-Nova

E foi um dia especial, após ter lido todos os vossos comentários e Sms,  com as receitas das filhoses das vossas avôs e mães, senti que entrei um pouco nos vossos lares, no vosso momento privado, como se eu estivesse presente nas vossas cozinhas na véspera de natal.

Em cada receita, sms, e partilha encontrei amor, calor humano, e isso deixou-me feliz, serena.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Esta célebre frase de Antoine de Saint-Exupéry no seu livro “O Principezinho” hoje fez-me companhia, pois senti cada uma de vós.

E talvez por essa onda de boa energia no ar achei que as filhoses estavam perfeitas, quase, quase como as da minha avó Marini.

Obrigada a todas, tenho as melhores seguidoras/es do mundo.

Para esta receita usei a dica da receita da Sónia Marisa santos em relação a água e usei a receita enviada pela Nellie Martins https://youtu.be/2s_2dQ5hHBg, mas adaptando para quantidades mais pequenas, escolhi esta porque não levava laranja, nem abóbora, pois as da minha avó também não levavam.

Mas vou testar outras que lá deixaram ou enviaram por sms, tenho umas com chá preto que me enviaram que estão na lista a seguir, pois fiquei muito curiosa.

Existem tantas receitas boas, que quando chegar ao natal vou pareceu um peru rechonchudo. Socorro….

Eu chamo filhoses de joelho, pois era assim que a minha avó as chamava, por serem moldadas no joelho. Eu não as faço no joelho, mas mantenho o nome.



Esta receita pode ser elaborada na Mcconnect e na bimby, não pode ser feita na kcook Multi porque excede o peso da farinha, mas prometo repetir e fazer com o peso certo.

Doses: cerca de 22 (não sei quantas os pequenos sacaninhas roubaram enquanto eu as fritava)

Tempo de preparação e confeção (4horas)

 

Ingredientes:

500gr de farinha usei T65

7 ovos M

45 gr de azeite + Q,b para untar as mãos

20gr de fermento fresco de padeiro

45gr de aguardente

Raspa de 1 limão grande

½ colher de café de sal

70gr de açúcar + Q.b para polvilhar

Azeite ou óleo  q,b para fritar ( escolha de acordo com o seu gosto)

Canela para polvilhar.

 

Preparação:

No copo/taça coloque os ovos, o azeite e o fermento e aqueça 2 minutos/37º/velocidade 3,

Junte os restantes ingredientes, a aguardente, a raspa do limão, o açúcar a farinha e por último o sal e misture 10 seg/vel 7, depois amasse 2 minutos velocidade espiga, na mcc use a função amassar 2 minutos. A massa fica pegajosa, por esse motivo não me apeteceu tirar da taça/copo e deixei a fermentar lá dentro, simplesmente retirei a taça/copo e embrulhei numa manta quentinha e deixei a levedar 3 horas.

Num recipiente coloque umas 300g de açúcar e 1 colher de sopa de canela e envolva. Reserve.

Coloque o óleo /azeite a aquecer, quando estiver bem quente começa a fritar, se não sabe quando o óleo está quente, tire uma bolinha de massa e coloque no óleo, se ela subir e dourar esta no ponto certo.

com as mãos bem untadas azeite, retire pequenas porções de massa e estique rodando a massa entre os dedos, de forma que o centro fique mais fino e os rebordos mais gordinhos.

Coloque no óleo quente e frite de ambos os lados até estarem douradas, faça 2 a 3 de cade vez uma vez que elas até fritam rápido. Retire para um tabuleiro forrado com papel pardo ou de cozinha para tirar o excesso de óleo.  E envolva no açúcar e canela.

Espero que gostem.

6 comentários:

  1. Bom dia, na receita não indica a quantidade de água….

    ResponderEliminar
  2. Graça, é suposto a massa ficar muito elástica? Quase que não dá para controlar. Usei farinha branca de neve, e mais 5 gr de fermento... É daqueles cubos que estão à venda no supermercado.

    ResponderEliminar
  3. Minha mãe fazia a moda antiga no julho

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça, obrigada pela receita. Tem alguma sugestão de farinha (s) / mistura de farinhas sem glúten, que possam substituir? Sou celíaca. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Uma qqer farinha sem glúten.
    Preferível tipo55 em vez de 65.
    Em vez de bagaço uso mistura de Porto, anis e rum. Confere outro aroma👌

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design