Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

06/02/2021

Almôndegas de carne simples com molho de tomate


Mais uma receita de almôndegas, sim é verdade.

Na ementa estavam almôndega, e o mini chef Mateus quis fazer as bolinhas de carne, como ele lhe chama comigo, então lá fomos os dois para a cozinha.

Comecei a descascar as cebolas, os alhos, a arranjar a salsa, piquei a cebola e os alhos e ia a juntar a carne…. E o catraio diz: não, não, as minhas bolas de carne não levam salsa nem cebola, não quero isso nas minhas bolas.

Pronto estou tramada, lá vai a malta toda reclamar do jantar, não vão ficar iguais ao habitual.

Bem como era ele a “cozinhar” obedeci, e lá fizemos as bolinhas de carne, sem alho, sem cebola e sem salsa, só pão demolhado em leite, sal e pimenta… Sim só… depois leva o molho.

 

E para meu espanto todos adoraram e repetiram até não caberem mais, segundo os pirralhos foram as melhores almôndegas que fiz, e para eu fazer sempre assim.

E como já a estava a colocar no tacho, foi mesmo no modo tradicional que estas saíram, mas deixo como fazer estas na bimby e na mcconnect e deixo os links no final das que já existiam no blogue.

 



Prato: Carne

Doses: 10 de almôndegas

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de confeção: 30 minutos


Ingredientes:

100 g leite

100 g sobras de pão

1200gr de carne de vaca picada, ou mista se preferir

1 ovo

sal, q.b.

pimenta, q.b.

 

Ingredientes para o molho:

150gr de cebola

2 dentes de alho

250gr de tomate pelado, triturado ou fresco

120gr de polpa de tomate

200gr de vinho branco

500gr de água

3 colheres de sopa de azeite (40gr)

1 folha de louro (opcional)

Sal e pimenta a gosto

Salsa fresca para polvilhar e servir

 

Massa:

400gr de esparguete

1300gr de água

Sal.

 

 

Preparação modo tradicional:

Caso tenha a carne congelada, coloque a mesma a descongelar sobre um passador ou peneira de rede, para perder toda a água.

Coloque o pão cortado em pedaços pequenos num recipiente, junte o leite e deixe absorver.

Coloque a carne num recipiente, junte sal, pimenta, 1 ovo, o pão já demolhado e envolva bem a carne, faça bolas de carne com as mãos não apertando muito para elas cozinharem rápidas e não ficarem muito compactas e massudas.

 


Pique a cebola, os dentes de alho, os tomates e leve ao lume num tacho largo a refogar até a cebola estar translucida, junte a polpa, á água, o vinho, o sal, e caso não goste de pedaços no molho triture com a varinha mágica. Deixe o molho ferver, junte as almôndegas,  a folha de louro e deixe cozinhar uns 20 a 25 minutos.

Quando as almôndegas estiverem quase cozinhadas, leve um tacho ao lume com água quando ferver junte sal, um fio de azeite e o esparguete, quando cozinhado escorra a água e sirva as almôndegas com a massa e polvilhadas com salsa fresca.

 

Na bimby ou na Mconnect:

Faça as almôndegas como descrito em cima no modo manual, pois acho que não vale a pena sujar o robot de cozinha, uma vez que já vamos sujar as mãos para as moldar.

Coloque as almondegas dispostas no tabuleiro de vapor/varoma, no fundo e no fino, para não ficarem amontoadas.

 

No copo/taça coloque a cebola, os dentes de alho, o tomate, o azeite e pique 5seg/vel5, baixe o que ficou nas paredes e refogue 7 minutos/120º/vel 1, junte a polpa, o vinho, sal, a água e caso não goste de encontrar pedaços de cebola e tomate triture o molho 1 minuto/vel7, junte a folha de louro, coloque a varoma/tabuleiro de vapor e programe 35 minutos/ temp. varoma /vel 2 inversa/na mcc : velocidade 2 rotação a esquerda/120º.

Retire as almôndegas para um recipiente, regue com o molho e mantenha quente.



Passe a taça/copo por água

Coloque a água para cozer a massa no copo /taça e aqueça 12 minutos/1001/vel2, junte o sal e a massa inteira pelo bucal do copo/taça e programe 10 minutos/vel 1 colher inversa ou rotação a esquerda /100º

Escorra a massa e sirva com as almôndegas e salsa picada fresca.

Bom apetite.

 

Outra receita de almondegas bimby e mcconnect:

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2015/05/almondegas-com-molho-de-tomate-e.html

 

use os ingredientes acima mencionados e o passo a passo desta receita para fazer na Kcook Multi: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2018/09/almondegas-com-molho-de-tomate-xxl.html


Truques e dicas:

Pode congelar as almôndegas antes de cozinhar e fazer outro dia caso use carne fresca, ou pode cozinhar todas, e congelar cobertas de molho e usar para comer outro dia.


Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design