Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

10/08/2020

Doce de curgete e cenoura.

Doce de curgete e cenoura.

 As curgetes e as cenouras abundam por estas bandas, assim como os tomates e as abóboras, este ano as árvores de fruta, ao contrário do ano passado deram pouca fruta, mas a terra para compensar deu lindas e deliciosas abóboras, curgetes, pimentos, tomates… não podemos ter tudo é verdade, e temos de ser gratos pelo que temos.

Então como doce de curgete é bom, experimentei com cenoura e um toque de laranja e ficou delicioso.

 





Receita elaborada na Bimby/Thermomix ( na mcconnect faz de igual forma)

(tm31/tm5/tm6)

Doces: cerca de 900gr

Tempo de preparação:10 minutos

Tempo de confeção: 45 minutos

Temo de pasteurização: 20 minutos

Conservação: num local seco e escuro (dispensa) por 6 meses ou mais.

 

Ingredientes:

650gr de curgete sem casca corta em pedaços

500gr de cenoura sem casca cortada em pedaços

550gr de açúcar branco ou amarelo

60gr de sumo de laranja

Raspa de 1 laranja pequena

1 pau de canela

 

Preparação:

Comece por esterilizar os copos e tampas. Certifique-se que os frascos vedam realmente muito bem. Reserve. Se têm duvidas de como esterilizar veja o link no final.

Coloque no copo a curgete, a cenoura, o açúcar, o sumo de laranja e pique 10seg/vel7, ajude com a espátula, baixe o que ficou nas paredes e volte a triturar 10seg/vel 7, baixe novamente o que esta na parede do copo, junte a raspa da laranja, o pau de canela e feche, sem o copinho medida, e coloque o cesto por cima da tampa de forma a evaporar melhor. Programe 45 minutos/vel2 colher inversa/120º.

Após a confeção é recomendável realizar um teste de gelificação, para verificar se o doce já está no ponto. Para isso deite um pouco do doce num prato frio com uma colher. Se não escorrer é porque esta no ponto, se escorrer coloque mais uns minutos na mesma temperatura e velocidade.

Coloque um tacho com água ao lume, a quantidade de água deve chegar somente ao meio dos frascos.

Verta o doce para os frascos feche o doce ainda quente, quando água do tacho estiver a ferver, coloque os frascos com a tampa para cima. Deixe ferver 20 minutos, com cuidado retire os frascos da água e coloque virados de cabeça para baixo, e deixe arrefecer nesta posição.

O que acabamos de fazer chama-se pasteurização, e desta forma consegue ter doces/compotas caseiras que duram quase o ano inteiro.

Sabia mais sobre pasteurização e conservação e esterilizar aqui: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/09/esterilizar-pasteurizar-e-conservar.html

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design