Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

23/09/2019

Esterilizar, Pasteurizar e conservar – Homemade


Esterilizar, Pasteurizar e conservar – Homemade

Estamos na época das frutas, das compotas, das geleias, das polpas de tomate, das frutas em calda… e tantos outros.
Somos formiguinhas a aproveitar o melhor que nos tempos na horta, ou que nos dão, ou que conseguimos comprar mais em conta.

                          (imagem retirada :https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br)

Então acho que este artigo faz sentido de partilhar, porque por vezes não sabemos fazer de forma correta, ou confundimos fechar a vácuo com o pasteurizar, e acabamos por ter o trabalho de passamos horas a fazer doces e polpas e outras coisas e as mesmas passado uns meses estão estragadas, azedas, com bolor.

Primeiro temos de ter em conta que para conservar temos de usar algo que ajude a conservar e a prolongar a validade das mesmas, no caso das compotas, geleias, fruta em calda temos de usar açúcar e numa proporção, entre 50% a 65 %, pois o açúcar funciona como antissético se tiver a concentração suficiente do mesmo.. Se usado em pequenas quantidades favorece o desenvolvimento de certos micróbios e provoca a fermentação ou alcoolificação, e logo estraga. Por isso se quer fazer com menos açúcar, pode e deve, mas faça pequenas porções e guarde no frio, ou até mesmo congelar.  De nada vai valer estas técnicas usando pouco açúcar ou adoçante.

Depois na polpa, tomate em pedaços, temos de usar sal para da mesma forma conservar.
Também podemos conservar em álcool (bebida alcoólica), como é o caso do piripiri, ou em vinagre, que é o caso dos pickles, e outras formas de conservar que agora mês estão a escapar certamente.

Primeiro e muito importante, ter frascos que vedem bem, quando eu digo que vedem bem, não é que fechem bem, porque isso a maioria fecha bem, mas depois de pasteurizarmos e os formos virar de cabeça para baixo os mesmos começam a verter.
Por isso faça o teste antes de começar, enchas- os com água a ferver feche e volte para baixo, se começarem a borbulhar e a sair, descarte que esse frasco não serve para guardar nada a longo prazo.
Uma solução mais barata é reutilizarmos frascos, de compra, quando compramos, azeitonas, cogumelos, pickles, mel, compotas, grão, salsichas, opte por comprar frascos de vidro, com tampa metálica e não plástica, pois assim pode reutilizar os frascos para mais tarde usar.

Segundo temos de esterilizar bem os frascos, de forma a que os mesmos estejamos não só visivelmente limpos, mas realmente limpos.

E pode fazer o mesmo da seguinte forma, colocando um tacho ao lume com os frascos e encher de água e deixar ferver. Pode encher os frascos com água e colocar no micro-ondas até a água ferver, ou pode levar os frascos ao forno a 100º durante 30 minutos. Retire os frascos da água e vire para baixo sobre um pano para secarem. A tampa também convém que as fervam uns minutos e que as sequem muito bem, antes de fechar as conservas.

Depois da compota, polpa ou outros feitos, vamos pasteurizar, deve verter ainda a ferver nos frascos, fechar bem fechados e coloque os frascos fechados com a tampa para cima, numa panela com água que já deve esta a ferver, água devera ser só até meio dos frascos, e deixe ferver por 20 minutos. Caso vá fazer com muitos frascos ao mesmo tempo, coloque um pano de cozinha dentro de água em redor dos frascos, para que quando comesse a ferver a trepidação provocada pelas bolhas de água não faça como que eles choquem entre si e quebrem.



Quando terminar retire os frascos e vire cuidadosamente de cabeça/tampa para baixo e deixe os frascos virados para baixo até arrefecer.

Guarde em sítio fresco e escuro,

Pois desta forma fica completamente pasteurizado… não para pasteurizar não basta colocar em frascos quentes e a polpa quente e virar de cabeça para baixo, assim apenas os fecha a vácuo.
Sim sigo esta técnica para tudo que quero que dure o ano inteiro, perde mais 30 minutos, mas ficam as coisas bem feitas.

Receitas onde aplicar podem ver aqui, algumas, mas no blogue existe imensas coisas, para a kcook, para a MCC, para a bimby… é só procurar que até esta por ordem alfabética.


Fruta em calda:

Tomate em pedaços:

Polpa de tomate:


Doces e compotas:


Conservar em azeite tomate seco:


Compota sem açúcar:








1 comentários:

  1. Adorei saber a parte da pasteurização, pois eu punha agua ate ultrapassar a tampa. Penso que assim já posso utilizar frascos mais altos quando necessário.Obrigada pelas dicas. Vivendo e aprendendo.

    ResponderEliminar

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design