Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

07/03/2020

Ementa semanal – Como cozinhar numa tarde para a semana toda. (9 a 16 Março)

Ementa semanal – Como cozinhar numa tarde para a semana toda. 

Cozinhar numa tarde para a semana toda,  ou para mais uns dias, como já devem ter reparado na foto com a comida estão pratos que não estão na ementa semanal, isto porque aproveitei que iria fazer bolonhesa, e adiantei logo mais duas refeições, que irão ser congeladas, já a semana passada, se se lembram, fiz uma dose de bacalhau à Brás, e de massa gratinada com bacon e cogumelos a mais, também da semana anterior, fiz um rolo de carne que congelei, e esta semana mais duas refeições ficam prontas… ou seja vai haver uma semana mais para a frente que não vou fazer nada na cozinha, porque já tenho tudo feito, para ver a ementa e preparação da semana passada aqui fica:https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/02/ementa-semanal-como-cozinhar-numa-tarde.html


Ementa semanal 
* sim , já vi que tem um m a mais na imagem.
  
Tal como a semana passada, aviso já que é grande o post… mas esta tudo explicadinho… tim… tim… por tim…tim…
Ontem já não consegui terminar de escrever as receitas todas e ainda fazer este post explicativo, por isso aqui fica hoje e tal como fiz a semana passada, deixo aqui como fazerem, como se organizarem, para quem têm só um robot em casa, caso tenham 2 é claro que fica muito mais facilitada a tarefa, e é muito mais rápido, pois vão fazendo cada receita num robot diferente.
E desta vez não mês esqueci de nenhum dos robots, e vão encontrar as receitas para a Mcc, para Bimby e para a Kcook Multi, uma das receitas não consegui adaptar por a mesma funcionar de forma diferente.
Vamos lá começar a segunda semana, primeiro para começar é importante que no dia que escolham para fazer isto, tenham todos os ingredientes em necessários em casa, e recipientes, assim como espaço no congelador.
Desta fez fui não consegui fazer a lista de compras, mas basta pegar numa folha, abrir os links das receitas e copiarem os ingredientes.
Os links para as receitas estão aqui:
Jardineira de Frango:
Almôndegas de atum c/ arroz de tomate:
Sopa de feijão e massa:
Carne de porco a alentejana C/ batata frita e salada:
Massinha de peixe:
Esparguete á bolonhesa:
Como fiz para render tanto: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/03/bolonhesa-de-carne-e-legumes-xxxl.html (links para robots dentro deste)
Douradas grelhadas c/batata cozida e legumes:



E como começar…
Primeiro ler as receitas.
Depois colocar todos os ingredientes a vista … o mais difícil mesmo é por onde começar, de forma a facilitar a vida e termos um ritmo rápido e constante, eu só lavo ou passo o copo por água quando indico nos passos, de resto não lavo, porque o que esta no copo/taça, não vai alterar o sabor da receita seguinte (poupa tempo e água).

Então vamos lá por as mãos na massa… e se seguirem a minha ordem é num instante.
Colocar a sopa a fazer, enquanto a sopa faz, descascar os legumes da jardineira e da bolonhesa e cortar, coloque o atum a escorrer do óleo.
Triture a sopa, passe o copo por água, e faça a mistura para as almôndegas. Reserve.
Fazer (triturar) os ingredientes para a bolonhesa e colocar no tacho (caso vá fazer menos quantidade de bolonhesa, e vá fazer no robot, coloque agora a fazer, caso vá fazer como eu, então coloque a Jardineira de frango em andamento. Mesmo fazendo pouca quantidade se colocar a fazer no tacho, caso só tenha um robot, poupa tempo.
Enquanto a jardineira está a fazer, coloque a bolonhesa no tacho em andamento, molde as almôndegas, coloque numa caixa, separadas por uma folha de papel vegetal e congele.
 Continua com a segunda parte da jardineira… os legumes.
Prepare os ingredientes para a massinha de peixe, descasque os camarões
Lave o copo, coloque a preparação para a massinha de peixe a fazer
Enquanto a massinha faz, monte a lasanha, coloque um tacho ao lume e coza a massa para fazer a massa gratinada com carne e divida a restante bolonhesa em quantas doses achar necessário.
Retire a preparação (caldo) da massinha de peixe para um recipiente, lave o copo e coloque o bechamel para a lasanha a fazer, enquanto separa o peixe das peles e espinhas e o prepara para congelar.
Quando terminar o bechamel termine de montar a lasanha e faça a massa gratinada com carne.
Deixe arrefecer e coloque o queijo paro cima.
10º
Parabéns que acabou de simplificar a sua semana, e mais alguns dias… pois se fez como eu, ficou com mais 2 refeições feitas para além da semana em andamento.

Então e a carne de porco a alentejana? Onde esta…
Não esta uma vez que estamos a falar de marisco e só esta na ementa para comer na quarta feira, faço no próprio dia.

Vamos a parte de como conservar
Ou como é que eu conservo.
A sopa e a jardineira coloquei em tachos, retirei logo 1 dose individual para uma caixa, para o marido levar para o almoço e guardei no frio, pois vão ser comidas em dois dias. Guardei no tacho porque depois vou aquecer no fogão, mas pode aquecer no micro-ondas.

As almôndegas congelei, assim como a lasanha, o macarrão com carne, e a bolonhesa.



Depois… depois é só seguir a ementa, ou seja, terminar pequenas coisas, fazer a salada, ou um acompanhamento… aqui ficam as dicas:

Segunda-feira: Colocar a jardineira a aquecer e comer.
A noite deixar a descongelar as almôndegas no frigorífico, assim como os rojões para a carne de porco a alentejana.

Terça-feira: colocar as almôndegas de atum e o arroz a cozinhar em pirâmide.
Temperar a carne para amanhã fazer a carne de porco a alentejana e guardar no frio. A noite deixe as amêijoas a descongelar no frio.

Quarta-feira: Coloque a carne de porco a cozinhar, e frite as batatas.
Retire do congelador para o frigorífico o preparado de massinha de peixe.

Quinta-feira: Termine a receita de massinha.

Coloque a bolonhesa a descongelar no frigorífico

Sexta-feira: Coza o esparguete e aqueça a bolonhesa.

Sábado:  Enquanto o Marido faz a brasas e grelha o peixe, eu coloco o robot de cozinha a fazer os legumes, dividindo pelo cesto e tabuleiros de vapor. No cesto cenouras e ovos, na parte de baixo da varoma as batatas cortadas em quartos, no tabuleiro de cima brócolos 30 minutos/ varoma/vel 1 e esta feito.

Se tiver tempo planei a próxima semana…
Domingo aqui é dia livre, ou vamos a casa dos meus pais, ou meus sogros, ou se fico por casa e tenho tempo adianto a semana seguinte, nem que seja nos iogurtes e bolachas e pães para os miúdos.
Bom fim de semana maltinha.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design