Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

21/02/2021

Veggie bowls ou taças de legumes e cereais.

 Veggie bowls ou taças de legumes e cereais.

 

Há tempos partilhei no meu mural do Facebook qua andava a experimentar umas veggies bowls da iglo que até estavam em promoção no continente.

Eram boas, achei um pouco salgadas e sem ser em promoção são caras, cada embalagem é uma refeição, e ronda os 4€ isto somando a mais refeições sai caro.

Então peguei eu nos legumes que tinha em casa, nos cereais mais ricos quem tenho em casa e construi eu as minhas Veggie bowls. Assim sei o que contém, são mais baratas, e menos conservantes.

Fiz 9 variadas, que embalei a semi -vácuo ( semi, porque selei antes de ser retirado todo o ar do saco e não ficar demasiado apertado os legumes)  para congelar e ocupar menos espaço no congelador, pode congelar em caixas, eu fiz festa forma por ser mais pratico para mim.

Depois quando quero comer, é só colocar uma frigideira antiaderente ao lume, deixar aquecer e colocar o conteúdo de uma destas saquetas mesmo congelado deixar em lume alto uns minutos, depois baixar e tapar, ou no micro-ondas.

Alguns passos como cozinhar os cereais e alguns legumes usei a bimby, pode usar a mcconnect de igual forma.

Mas saltear legumes, mesmo salteados sem que pareçam uma sopa não há nada como uma boa frigideira e o bico do fogão, pois queremos legumes cozinhados e secos e não cozinhados a boiar em caldo de legumes, porque a bimby ou a mcc não têm temperatura suficiente para fazer a evaporação rápida dá água que os legumes libertam a cozinhar.

Com estas refeições preparadas não há desculpa para comer mal, ou para comer outras coisas que não devemos.

Só assim como estão já são uma refeição completa e nutritiva, pelo menos para mim, mas pode sempre juntar um bife grelhado, um salmão grelhado, uma lata de atum ao natural ou em azeite, uns ovos cozidos, uns frutos secos e sementes, uns pedaços de queijo feta e ficar ainda mais completo.

 As quantidades também são a olho, afinal não têm porque correr mal nesta receita, e pode fazer mais ou menos quantidade do que eu fiz caso deseje.

Os ingredientes também são os que mais gostar, eu deixo estas sugestões, mas pode trocar um legume por outro que mais goste, um cereal por outro que mais goste, ou até não usar cereal nenhum, usar especiarias a gosto para dar mais sabor, deixo os que usei, mas é ao seu gosto pessoal.









Eu como cereais usei:

200gr Arroz preto (lavo)

260gr Quinoa (lavo sempre bem lavada em várias águas e demolho 1h antes de cozinhar)

150gr Trigo sarraceno (lavo, mas não demolho, há quem demolhe, demolhado demora menos tempo a cozer)

 

Como mistura de legumes e especiarias usei:

Na primeira:

120gr Brócolos só os raminhos

250gr Cebola branca

230gr Curgete

250gr de Cenoura

1 colher de chá de condimentos mistura da índia (margão)

Sal

Uma boa dose de azeite.

 

Na segunda:

250gr Cebola roxa

200gr Alho francês

 400gr mistura de pimentos verdes, vermelhos e amarelos

½ colher de café de cominhos

½ colher de café de coentros em pó

Sal a gosto

Uma boa dose se azeite

 

Na terceira:

230gr Curgete

300gr Cogumelos brancos frescos

300gr Espinafres frescos

4 dentes de alho

Uma boa dose de azeite

 

Preparação, pode usar a bimby ou a mcconnect:

Primeiro passo foi cozer o arroz a quinoa e a cenoura e brócolos que antes de saltear devem ser cozinhados um pouco para ficarem macios.

 

Então no copo da bimby ou taça da MCConnect, coloque o cesto com o arroz preto dentro, sal e água

1200gr de água TM5 ou TM6

1000gr de água TM31

1400gr de água Mcconnect do lidl

 

No tabuleiro fundo de vapor (varoma) coloque uma forma, ou uma taça/ pirex que aguente temperaturas quentes, coloque a quinoa nesse recipiente, junte sal e 350gr de água, verifique que não tapa todos os furos da parte de baixo do tabuleiro, para o que estiver em cima poder cozinhar.

No tabuleiro fino coloque a cenoura cortada, eu cortei em palitos, e os brócolos, tempere com sal, feche e programe 30 minutos /vel2/ temperatura varoma na bimby, na mcconnect usa os 120º

Quando terminar, retire o tabuleiro de vapor e mantenha fechado por mais uns 15 minutos, retire o arroz para um recipiente e deixe arrefecer, descarte a água.

 

Vamos cozer o trigo sarraceno:

Coloque 700gr de água se for a bimby e se for a mcconnect 1200gr, coloque o cesto com o trigo e sal e programe 15 minutos/100º/velocidade 3.

Abra e prove um bago e veza se esta ao seu gosto ou se precisa de mais tempo.

 

Retire para um recipiente e deixe arrefecer.

Escorra a água a quinoa e coloque num recipiente e deixe arrefecer:

                          

Depois vamos saltear os legumes:

1º mistura

Coloque numa frigideira o azeite e a cebola deixe saltear um pouco, junte a curgete cortada aos pedaços, junte as especiarias e o sal, quando estiver a cebola e a curgete quase cozinhada junte a cenoura e os brócolos que já cozinhou a vapor, deixe cozinhar mais um pouco para tomar o gosto do tempero, retire do lume, deixe arrefecer, divida em 3 partes iguais e a cada parte junte 2 a 3 colheres de sopa de um dos cereais.

 


2ª mistura

Coloque uma frigideira ao lume com azeite, a cebola roxa cortada em pedaços ou luas, o Alho francês as rodelas, deixe cozinhar até a cebola começar a murchar, junte os pimentos verdes, vermelhos e amarelos, ½ colher de café de cominhos, ½ colher de café de coentros em pó, sal a gosto e deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Retire do lume, deixe arrefecer, divida em 3 partes iguais e a cada parte junte 2 a 3 colheres de sopa de um dos cereais.

 


3ª mistura:

Coloque uma frigideira ao lume, coloque o azeite e os dentes de alho, deixe começar a ferver, junte os cogumelos partidos em quartos ou em fatias coloque os espinafres, sal e pimenta, tape para os espinafres murcharem mais depressa, quando estiverem mais mirrados destape para poder cozinhar até a água evaporar.

Retire do lume, deixe arrefecer, divida em 3 partes iguais e a cada parte junte 2 a 3 colheres de sopa de um dos cereais.

 


Depois de tudo frio, embale a vácuo ou coloque em caixas e congele.

Para consumir é só seguir as instruções que deixei no início do texto.

Espero que gostem e que vos tenha ajudado a organizar a semana de alguma forma.


* uma boa dose de azeite é até cobrir o fundo da frigideira.



Creme de brócolos e alho francês - Low carb

 

Creme de brócolos e alho francês - Low carb

 

Esta é a sopa verde, porque todos os ingredientes são maioritariamente verdes

É uma sopa super saborosa, e saciante e não leva bata.

Tal como a sopa branca, pode depois enriquecer ainda mais a sua sopa usando toppings para a guarnecer, como microvegetais, geminados, ovo cozido picado, nozes, sementes de pevide tostadas, cogumelos salteados, basicamente o que desejar.

Guardei em frascos esta sopa, vi num grupo brasileiro e gostei da ideia, porque assim conseguimos visualizar as doses de sopa, e é pratico para levar nas marmitas.

O vidro conserva melhor que o plástico e pode ir diretamente ao micro-ondas a aquecer, sem tampa.

 



Receita elaborada na bimby/Thermomix ou mcconnect, da mesma forma na kccok multi deixo como preparar.

Pratos: sopa

Doses:  2 lt

Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de confeção 30 minutos

 

Ingredientes:

150gr de cebola

160 gr de alho francês

560gr de curgete

480gr de brócolos

20gr de azeite

580gr de água

1 punhado de coentros caso goste ou salsa (opcional)

1 colher de chá mal cheia de sal

 

Preparação:

Coloque no copo/taça a cebola, o alho francês, os coentros, a curgete e pique 5seg/vel6, baixe o que ficou nas paredes, junte o sal e a água envolva, junte os brócolos cortado em pedaços pequenos e programe 30 minutos/100º/vel2.

Quando terminar, junte o azeite e triture progressivamente 2 minutos velocidade 4/5/7.

 Sirva quentinha.

Na kcook Multi:

 

Monte a taça com a lâmina de corte.

Monte o diret prep com o disco 4 e corte todos os ingredientes diretamente para a taça, junte a água, o sal e cozinhe 100º/30 minutos/vel 4

Quando terminar, junte o azeite e triture clicando em chop até prender 2 minutos, quando terminar repita a operação. Se tiver use a maxblade para melhores resultados.

Creme de couve-flor- Low carb

 

Creme de couve-flor- Low carb

 

Chamo-lhe sopa branca, porque todos os ingredientes são brancos.

Esta sopa além de ser super saborosa, não leva bata o que a torna muito leve.

Pode depois enriquecer ainda mais a sua sopa usando toppings para a guarnecer, como microvegetais, geminados, ovo cozido picado, nozes, sementes de pevide tostadas, cogumelos salteados, basicamente o que desejar.

Guardei em frascos esta sopa, vi num grupo brasileiro e gostei da ideia, porque assim conseguimos visualizar as doses de sopa, e é pratico para levar nas marmitas.

O vidro conserva melhor que o plástico e pode ir diretamente ao micro-ondas a aquecer, sem tampa.

 



Receita elaborada na bimby/Thermomix ou mcconnect, da mesma forma na kccok multi deixo como preparar.

Pratos: sopa

Doses:  2 lt

Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de confeção 30 minutos

 

Ingredientes:

400gr de cebola

600gr de curgete

540gr de couve flor

20gr de azeite

420gr de água

1 colher de chá mal cheia de sal

 

Preparação:

Coloque no copo/taça a cebola e pique 5seg/vel5, baixe o que ficou nas paredes, junte o azeite e refogue 7 minutos/120º/velocidade 1. Sem o copo medida colocado

Junte a curgete cortada em pedaços e pique 5seg/vel6. Junte o sal e a água envolva, junte a couve flor cortada em pedaços pequenos e programe 25 minutos/100º/vel2. Com o copo medida colocado

Quando terminar triture progressivamente 2 minutos velocidade 4/5/7.

 Sirva quentinha.

Na kcook Multi:

 

Monte a taça com a lâmina de corte coloque a cebola e pique chop 15 seg, baixe o que ficou nas paredes, coloque o misturador, junte o azeite e refogue 120º/5 minutos/vel 6 1. Sem a tampa de enchimento colocada.

Retire o misturador, coloque a lâmina de corte, junte a curgete cortada em pedaços e pique 10seg/vel8. Junte o sal e a água envolva, junte a couve flor cortada em pedaços pequenos e programe 100º/25 minutos/vel 4. Com a tampa de enchimento colocada

Quando terminar triture clicando em chop até prender 2 minutos, quando terminar repita a operação. Se tiver use a maxblade para melhores resultados.

20/02/2021

Peru guisado com massa XL

Peru guisado com massa.

 

Tinha aqui um pedaço de peito de peru em cubos que era para fazer espetadas, mas espetadas rende menos e significava mais trabalho de ter de as montar.

Então virou peru guisado com massa que ficou bem bom e rendeu imenso.







8 doses 

Esta receita foi elaborada na mcconnect do Lidl, para fazer esta quantidade na bimby temos de recorrer a truques pois o copo da bimby é mais pequeno, deixo como adaptar a bimby, leia bem a receita até ao fim antes de começar e para a kcook Multi deixo no final

Na mcconnect caso queira pode fazer metade da receita, nesse caso divide tudo ao meio e mantém os tempos, menos na parte de cozer a carne que rouba 5 minutos.

Caso queira fazer metade desta receita na bimby basta usar velocidade colher inversa em vez de velocidade 1 rotação a esquerda, o resto é tudo igual.

 

 

Ingredientes:

160gr de cebola

2 dentes de alho

150gr de tomate aos pedaços

40gr de azeite

1 caldo tipo Knorr (uso caseiro)

270gr de polpa de tomate

1 colher de sopa de salsa fresca ou seca (usei a seca que faço em casa)

150gr de vinho branco

880gr de água

1200gr de peito de peru aos cubos, também pode usar perna sem osso cortada aos cubos

100gr de bacon (opcional, mas se tiver coloque que dá um sabor muito bom a este prato)

1 colher de chá de sal

Pimenta a gosto

400gr de esparguete

Caso queira fazer metade da receita leia a introdução no texto em cima.

 

 

Preparação Mcconnect e bimby:

Coloque na taça/copo a cebola, o tomate e os dentes de alho e pique 5seg/vel 6, junte o azeite e refogue 7 minutos/120º/velocidade 1 rotação a esquerda (colher inversa bimby)

Junte o caldo, a polpa, o sal, pimenta, vinho branco, água e carne e programe 25 minutos/ velocidade 1 rotção a esquerda/100º ( Na bimby usa somente 500gr de água neste passo e usa velocidade inversa).

 

Quando terminar de cozinhar programa 12 minutos/velocidade 1 rotação a esquerda /100º e pelo bucal da tampa coloca o esparguete inteiro, a lâmina ao rodar puxa a massa para baixo, depois fecha e deixa terminar tempo, caso ache que precisa de mais 1 ou 2 minutos deixe, mas lembre-se que a massa vai continuar a cozer com o calor residual e absorver o molho.

Na bimby neste passo verifica se a carne precisa de mais 10 minutos para ficar bem cozinhada, quando a carne estiver cozinhada retira a carne, deixa o molho no copo, junta a restante água 380gr, programa 14 minutos/100º/vel. colher inversa e pelo bucal deixa o esparguete.

Quando terminar junta a massa e molho a carne reservada e serve.

 

Preparação Kcook Multi:

 

Monte a taça com a Lâmina de corte, coloque a cebola, o tomate e os dentes de alho e pique clicando em chop 15 segundos, retire a lâmina coloque o misturador, junte o azeite e refogue 120º/7 minutos/vel 4.

Junte o caldo, a polpa, o sal, pimenta, vinho branco, água e carne e programe 100º /25 minutos/ velocidade 3.

Junte a massa partida em pedaços e programe 100º/11 min/vel 3.

Retire e sirva quente.


Asinhas de frango crocantes.

 Asinhas de frango crocantes.

 

Esta receita veio parar as minhas mãos pelo meu filho mais velho, ele adora assas de frango, viu esta receita no tik tok  @Helder_freire.

Apesar de eu não gostar muito de fritos, um dia não são dias e fiz as asinhas picantes e crocantes como ele gosta, servi com o molho de iogurte, salsa e alho para acalmar o picante e que podem ver a receita aqui: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/11/molho-de-iogurte-para-pita-shoarma.html

 



Para as asas eu usei quantidade para 6 pessoas, pode usar menos ou mais.

Ingredientes marinada:

1500gr de assas de frango (eu descarto a ponta da assa, e divido as outras duas ao meio)

500gr de leite

1 colher de sopa de orégãos

1 colher de sopa de sal grosso

1 colher de sopa de alho em pó

1 colher de chá de pimenta branca

1 colher de café de pimenta caiena

Sumo de um limão.

 

Ingredientes para panar:

200gr de farinha de trigo

1 colher de chá de sal fino

1 colher de sopa de alho em pó

1 colheres de sopa de pimentão doce

1 colher de café de pimenta caiena

 

Coloque as asas na marinada envolva bem, tape e leve ao frio 4 horas para ficarem bem saborosas.

Escorra a marinada bem escorrida. Reserve.

 

Num recipiente com tampa, coloque todos os ingredientes para panar e misture bem, coloque as asas, feche a tampa e agite bem, para a farinha aderir bem as asas, desta forma não suja as mãos e é bem mais rápido de panar uma quantidade maior.

Coloque uma frigideira com óleo ao lume, quando o mesmo estiver quente frite as assas até estarem douradas, escorra o excesso de óleo em papel absorvente

Sirva com batatas fritas, salada e o molho de iogurte.

Bom apetite.

Sopa sem receita

 Sopa sem receita

 

Já tenho esta receita no canal do YouTube há bastante tempo, e apesar de no vídeo usar a mcconnect a verdade é que a receita se aplica a qualquer robot de cozinha, seja ele bimby, kcook multi, yammy, moulinex e por aí a fora.

 



Basicamente a sopa sem receita é a sopa que já fariam no vosso dia a dia, juntar os legumes que têm em casa, ou os que gostam, água, sal, azeite e esta feita.

Mas num robot de cozinha temos de ter em atenção a quantidade de água para ficar uma sopa cremosa e não aguada, pois no robot de cozinha não existe tanta evaporação de água como na panela.

 

Então o que é necessário saber para fazer uma sopa perfeita no seu robot de cozinha.

Escolher os legumes que deseja colocar na sua sopa, cortar em pedaços pequenos e colocar dentro do seu robot de cozinha até ao limite máximo permitido e assinalado no copo/taça do seu robot de cozinha, depois se estiver a usar batata coloca água até 2 dedos abaixo dos legumes, caso não use batata, 3 a 4 dedos a baixo dos legumes, isto porque a curgete, abóbora, chuchu … libertam muita água a cozinhar, coloca sal, fecha e programa 40 minutos/velocidade 2/100º

Caso queira cozer espinafres, nabiças, feijão verde, fazer uma omeleta a vapor, a temperatura a usar na bimby é varoma e em outros robots 120º.

 

Depois é só juntar o azeite e triturar até estar cremos 2 ou 3 minutos dependendo do tamanho da taça do seu robot e da quantidade de sopa que fez, na bimby faz 2lt logo 2 minutos chega a Mcconnect e a Kcook Multi leva 3lt, logo precisa de mais 1 minutinho a triturar.

Em ambas o resultado é o mesmo.

 

Caso queira fazer mais quantidade de sopa pode colocar os legumes cortados em pedaços no copo/taça, picar 5 seg/vel5, e juntar mais legumes, pois ao picar reduz o volume. Não pique a batata, junte depois de picar, dizem que ao picar a batata dá mau gosto a sopa, e eu nunca testei fazer o mesmo.

 Pode ver o vídeo para a mcc aqui:



E para a kcook Multi aqui, pois com o direct prep a cortar os legumes é muito mais fácil fazer uma sopa.

https://fb.watch/3N5El-5egU/


Ementa semanal

 

Ementa semanal de 21 de Fevereiro 27 de Fevereiro 2021.

Cá estamos para mais uma semana e uma nova ementa, sim a semana passada falhei com a ementa, mas quis gastar tudo do congelador para descongelar e limpar e voltar a encher, já não ia as compras fisicamente desde 20 de dezembro, tenho optado por fazer as compras online no mercadão do Pingo doce e entregam em casa, apesar de gostar o facto é que pecam na carne, tanto na escolha/variedade como na forma de corte. Então decidi gastar tudo o que tinha para poder ir eu comprar e voltar a encher escolhendo a carne ao meu gosto. Eu em modo normal já odeio ir as compras, em nodo covid, de máscara e intermarché cheio é o pânico, senti-me a sufocar, demorei 1 hora no talho, já transpirava suores frios e amaldiçoava a minha decisão de ter saído de casa, se no início da pandemia controlavam as entradas no supermercado, desta vez não senti, nem vi nada disso. Estava em tal modo de querer sair dali, e apesar de ter levado lista, sai de lá sem uma boa parte das coisas que tinha de comprar. Mas pelo menos enchi o congelador de carne e peixe, e volto ao modo compras online do que me falta.

A malta vai ficar louca, eu vou ficar louca, se por um lado nos sentimos a enlouquecer em casa fechada com os miúdos, por outro lado enlouquecemos com uma simples ida as compras.

Por isso o mantra para esta semana é que isto não vai durar para sempre, isto não vai durar para sempre…

 


Domingo:

Almoço: Perna de peru c/ batatinhas e esparregado de curgete

Kcook Multi:

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/06/perna-de-peru-em-slowcook.html

Bimby e mcconnect : Como nenhuma delas faz slowcook para uma quantidade de 1 perna de peru segue esta receita aqui:

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2016/01/perna-de-peru-assada-no-forno-com.html

e o esparregado aqui: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/06/esparregado-de-curgete.html

 

Jantar:  Pizza e sopa sem receita

Mcconnect do lidl:

Pizza: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/06/massa-de-pizza-e-fermentacao-vapor.html

Bimby:

Pizza: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2015/07/se-eu-encomendar-duaspizzas-familiares.html

Kcook Multi:

Pizza: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2018/08/pizza-de-atum-e-ananas.html

  

Segunda-feira:

Almoço: Arroz de peixe

Bimby: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2015/03/massada-de-peixe-ou-arroz-de-peixe.html

 Mcconnect: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/12/arroz-de-peixe-com-camarao.html

Kcook Multi: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/09/arroz-de-peixe-e-camarao.html

 

Jantar:  Redon = resto da perna de peru e da sopa

 

Terça- Feira:

Almoço: carbonara

Receita para os 3 robots:

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/11/spaghetti-alla-carbonara-refeicao.html

 

Jantar: Hambúrgueres grelhados c/ esparguete

Julgo que não necessita de receita, mas caso ainda não saibam como cozinhar massa no robot de cozinha diga.

Caso queira fazer os hambúrgueres a vapor na bimby ou mcconnect pode fazer ma mcc usa os 120º. https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2015/07/cozinhar-em-piramide-3-em-1-creme-de.html

Sopa Juliana para os 3 robots: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/02/sopa-juliana.html


quarta-feira:

Almoço: Carne de porco guisada com puré de batata

A carne é desta receita aqui, e se quiserem podem fazer a receita completa e já fica com uma refeição para congelar e comer mais tarde:

Só faço até ao passo 3, pois não vou cozinhar a massa, mas sim fazer com puré de batata:

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/03/carne-guisada-com-massa-e-empadao-de.html

Puré de batata bimby ou mcconnect: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/07/pure-de-batata.html

Para a kcook Multi: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/06/frango-com-cogumelos-e-pure-de-batata.html

 

Jantar:  Redon = resto da carne c/ puré e sopa

 

Quinta-feira:

Almoço:  pargo assado no forno

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2020/12/pargo-assado-no-forno-com-batatinhas.html

 

Jantar: Bifanas á moda do porto c/ batata frita

na Kcook Multi: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2018/08/bifanas-no-pao.html

Bimby: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2016/10/bifanas-moda-do-porto.html

Mcconnect: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/09/bifanas-moda-do-porto.html

Caldo verde:

bimby: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2015/04/caldo-verde-c-chourico-xl-12-doses-800.html

mcconnect: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/12/caldo-verde-xl.html

Kcook Multi:  https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2018/10/caldo-verde-paleo.html

 

Sexta-feira:

Almoço : resto das bifanas c/ arroz

 

Jantar: Strogonoff de vitela com massa concha e espinafres

Na bimby e na mcconnect faz da mesma forma, sendo que na mcc usa velocidade 1 rotação a esquerda em vez de velocidade colher

https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2017/09/strogonoff-de-vitela-com-massa-concha-e.html

Na kcook Multi irei fazer e publicar


Sábado:

 Almoço: Grelhados

Aproveitar que o homem esta de volta e ao sábado trata ele do almoço, espero que se trate de uma rotina, tal como ao domingo a noite ou é pizza ou hambúrgueres MCHome, ao sábado vamos variando entre carne ou peixe grelhado.

Jantar: Redon= restos do strogonoff de vitela e caso sobre carne grelhadas aproveitamos para fazer algo.

 

Bom apetite e uma excelente semana dentro do possível.

10/02/2021

Mcconnect, bimby, kcook Multi – Conheça as diferenças.

 Mcconnect, bimby, kcook Multi – Conheça as diferenças.

 

Não este não é um post comparativo, até porque não se podem comprar todos os robots de cozinha, pois embora na realidade todos cumprem o objetivo final, que é cozinhar e auxiliar na cozinha, não os podemos comparar entre si devido as suas funções e especificidades.

Depois de receber tantas sms, e estar sempre a escrever o mesmo, decidi que assim todos têm acesso, e todos podem ler, e fazer uma escolha consciente, sabendo o melhor e pior de cada uma, e de acordo com o vosso orçamento.

Então o que deixo aqui é uma lista de pós e contras dos 3 que moram cá em casa.

 


Bimby

Vamos começar pela Bimby que é a que mora cá a mais tempo.

É boa sim, têm provas dadas no mercado, mas não é a mais versátil do mercado.

Prós: modelo Tm6 que é a nova no mercado e não faz sentido comprar um modelo anterior.

 

- Pica, pulveriza, rala, amassa pão muito bem e dizem eles até 1kg de farinha (embora eu a tenha testado, e acho que é demais e com o uso continuo a amassar tanta quantidade vai descalibrar a balança com frequência. 

- É rápida a triturar sopas e ficam cremosas, é ótima para sobremesas, fazer cremes, molhos, bolos.

- Cozinhados a vapor fantásticos.

- Balança incorporada (pesa de 1 em 1 grama) (embora ter balança integrada seja um pau de dois bicos, pois se descalibrar fica sem a máquina para poder mandar arranjar)

- Ecrã táctil e receitas guiadas passo a passo

- É fácil e intuitiva de se usar

- Acesso a inúmeras receitas guiadas (pagas) não pagas acesso a apenas 170.

- Função iogurteira, para iogurtes líquidos é top

- Têm cesto para cozinhar dentro da máquina

- Fermentação massas/pão a vapor

- Faz sous-vide

- Ligação wifi

- Lojas físicas com assistência técnica

 

Contras:

- Pouca capacidade de copo 2,2lt e varoma 3,1L

- Não fixa a bancada, ao usar com borboleta e algo duro dentro, tipo pau de canela e a partir da velocidade 3, deve vigiar para a mesma não vir cair ao chão.

- Apesar de fazer slowcook, o máximo de carne permitido colocar no copo são 800gr, que depois de cozinhadas viram pouco mais de 500gr (estar entre 5 a 6 horas a cozinhar 800gr de carne é gasto de luz desnecessário para tão pouca quantidade)

- Função iogurteira para sólidos deixa a desejar, não cumpre a função como a iogurteira tradicional, os iogurtes ficam cremosos, se não usar leite em pó ficam ranhosos, mas não sólidos como os de compra.

 - Em receitas criadas por si, ou adaptadas de blogues ou livros só pode usar até aos 120º e a lâmina gira constantemente.

- Usar temperaturas acima entre 120º e 160º só em receitas criadas por eles e inseridas no cookidoo, que só têm acesso as mesmas se pagar anualmente o plano de 36€

- Os clientes não têm liberdade de usar as temperaturas altas quando querem e entende.

- Como o rodar da lâmina embora no sentido contrário ao do corte, impede que não consiga cozinhar certos pratos dentro do copo, como por exemplo peixe, e as vezes se não tivermos cuidado, ou recorrermos a certos truques o peito de frango tb desfia.

 Preço 1299€ + 36 anualmente para o plano de acesso ao cookidoo.

Valor de arranjos e peças novas caras.

Garantia 2 anos uso doméstico

Após 14 dias de uso não pode devolver a máquina, até 14 dias pode usar e se não se adaptar a mesma devolver.

 

 

Monsieur Cuisine Connect – Novo modelo Lidl Portugal

https://www.lidl.pt/novidades/monsieur-cuisine-connect

Considero boa sim, também não é a mais versátil no mercado, é uma cópia da prima de cima.

Embora este modelo esteja no mercado a pouco tempo, no estrangeiro a cerca de 4 anos, em Portugal só desde julho 2019, tenho a minha a quase 2 anos e não tenho qualquer razão de queixa nem avaria da mesma. Relação qualidade/preço, posso dizer que é uma boa concorrente da Bimby.

 

Prós:

- Têm uma taça com 3 lt de capacidade e o acessório de cozer a vapor 3,5l = mais quantidade

- Pica, pulveriza, rala, amassa pão muito bem até 500 gr de farinha massas pesadas e 600gr massas leves.

- É rápida a triturar sopas e ficam cremosas, é ótima para sobremesas, molhos, bolos, cozinhar carne, peixe…

-Cozinhados a vapor fantásticos.

- Fermenta massas/pão a vapor

- Balança incorporada (pesa de 5 em 5 gramas) (embora ter balança integrada seja um pau de dois bicos, pois se descalibrar fica sem a máquina para poder mandar arranjar)

- Ecrã táctil e receitas guiadas passo a passo

- Acesso pouco mais de 600 receitas guiadas passo a passo gratuitas e vão aumentando o nr de receitas semanalmente

- Ligação wifi

- É fácil e intuitiva de se usar

- Têm cesto para cozinhar dentro da máquina

 - Têm uma função que se chama dourar, que na qual a lâmina não roda constantemente, mas faz paragens, permitindo assim cozinhar de forma mais segura e manter os alimentos inteiros sem desfiar.

- Faz sous-vide ( cozinha a vácuo a baixas temperaturas até 99 minutos ) 

- Vai até aos 130 graus

- Consegue adaptar facilmente a receita da Bimby, porque a forma de funcionar das duas são muito idênticas, e ambas com o mesmo sistema de lâminas.

- O copo medidor tranca impedindo que o mesmo se solte ao triturar.

- Têm ventosas na base, que faz com que fique colada a bancada e não se move

- Preço de peças extra, copo, taça, borrachas acessíveis

- 3 anos de garantia para uso doméstico

- Têm 30 dias para usar e testar, caso queira devolver é lhe restituído o dinheiro sem ter de dar grandes satisfações.

 - Em caso de reparações acima de 30 dias, pode pedir uma máquina nova ou o dinheiro de volta, dentro dos 3 anos.

 

 Contras:

-Não faz slow Cook

-Não Têm função iogurteira

-Quando esta a cozinhar com temperatura só deixa usar até a velocidade 3

-  Não têm assistência técnica em Portugal ainda, e em caso se avaria deve contactar a empresa hoyer que é a fabricante, e a mesma é remetida para a Alemanha e pode ir até 30 dias de reparação. (o feedback que tenho de quem já recorreu a assistência é que 1 semana e esta de volta)

- As receitas guiadas não são receitas tipicamente portuguesas, mas julgo que com o tempo isso deixara de ser um problema.

-Não esta a venda em loja o ano inteiro, só quando aparece em catálogo (vai estar a venda agora a partir de 8 de Março de 2021)

- Em certos cremes, doce de ovos, bechamel, leite creme, demora mais tempo que a prima, mas a taça é maior, logo demora mais tempo a aquecer, logo em certos cremes demora mais tempo a confecionar, por isso não podemos comparar.

Preço 359€

 

 

Kcook Multi da Kenwood:

https://www.kenwoodworld.com/pt-pt/kcook-multi

 

 Esta é talvez o robot multifunções mais versátil no momento a venda em Portugal (depois deste já saiu mais 2 modelos a smart e em setembro saiu a cookeasy+, somente a cookeasy+ já se vende em Portugal, por 999€ , ambos com as mesmas funções deste modelo, e mesma capacidade, mas o último modelo já traz balança incorporada e é digital, e é meio digital, porque embora possa selecionar programas, temperaturas e velocidades no ecrã, não têm receitas guiadas como as de cima, podem espreitar aqui: https://www.kenwoodworld.com/pt-pt/todos-os-produtos/kcook/cookeasy/cookeasy-ccl50a0cp-0w20610016

 

Vamos a Kcook Multi que é mais em conta.

A Kcook Multi funciona de forma totalmente diferente da bimby e da mcconnect tanto em termos de velocidades como no acessório usado, como em termos de aquecimento, eu sou apologista que esta complementa a bimby ou a Mcc, pois as falhas de uma complementam as falhas de outra. Tenho a minha a quase 3 anos e a única coisa que teve de ser trocada foi o eixo onde encaixa os acessórios, sendo material de desgaste é normal.

 

Prós:

- Taça com capacidade 4,5l (útil 2,6L) e tabuleiro de vapor retangular com capacidade de 7,2L

- Têm um ralador incorporado que permite, cortar em rodelas, em juliana e rala, com 5 discos de corte diferentes.

- 2 motores independentes que permite cozinhar e ralar/ cortar ao mesmo tempo.

 -Pica, rala, amassa pão, triturar sopas e ficam cremosas, leva é mais tempo a triturar que as duas acima mencionadas, mas o formato da taça é completamente diferente, mais uma vez não as podemos comparar porque são diferentes. É ótimas para sobremesas, fazer cremes, molhos, bolos, cozinha peixe e carne.

- Cozinhados a vapor fantásticos.

- Faz de iogurteira fermentando até 8h, muito bom para os líquidos e razoável para os sólidos

- Faz slowcook e cozinha grandes peças de carne até 3 kg e cozinha até 8h

- Mantém quente até 30 minutos sozinha, ou pode programar depois de terminar de cozinhar para manter quente até 8h.

- Têm temperaturas entre os 30 e os 180º que usa a sua livre vontade, gratuitamente.

- Faz sous-vide ( cozinha a vácuo a baixas temperaturas até 8h) 

- Lojas físicas com assistência técnica

- Permite cozinhar sem lâmina, e permite cozinhar com um acessório que deixa a taça plana, tal como um tacho, ou cozinha com a lamina de corte, no caso das sopas porque a seguir vai triturar, ou cozinha com o misturador no caso de querer manter a carne ou legumes ou peixe inteiro.

- A troca de lâminas é fácil e rápida e intuitiva.

- Tem 12 velocidades, sendo que as 3 primeiras não são constantes, ou seja, anda e para, anda e para, desta forma não desfaz comida.

- A comida de prato fica muito mais saborosa e apurada, tal como no tacho.

-Faz grandes e pequenas quantidade de comida 

- Liberdade a cozinhar como se fosse um tacho

- Fermenta as massas na taça

- O valor de peças extra é acessível

- Têm 2 anos de garantia uso doméstico, mas comprado na worten ou media market pode pagar um pouco mais e estender a garantia aos 5 anos.

Contras:

- Não fixa a bancada, mas é robusta e não sai facilmente do lugar, a não ser quando esta a amassar massas de pão mais elásticas

- Amassa pouca quantidade farinha, até 400gr de farinha e juntando farinha e líquidos até 640gr

- Não pulveriza em condições, nem mesmo com a lamina extra que se chama maxblade, demora imenso tempo e deixa muito a desejar o resultado final.

 - Não é tão intuitiva de usar como as acima referidas, mas não é um bicho de sete cabeças e com o tempo acaba por entender e compreender o funcionamento da mesma

-Não têm cesto de vapor, permitindo desta forma só cozinhar a 3 níveis, embora possa comprar uma rede de cozer a vapor e adaptar a kcook.

- Têm 6 programas automáticos e 17 subprogramas que no meu ver estão mal elaborados e conseguidos, porque dá as etapas e automaticamente programa tempo, temperatura e velocidade, mas não sabemos que ingrediente devemos colocar em cada etapa e ficamos dependente do livro de receitas para usar esses programas.

- Os únicos que uso são o da lavagem automática e do slowcook, os restantes raramente uso, e quando usei alguns deixaram a desejar. Por isso faço tudo no modo manual, programando tempo, temperatura e velocidade.

- Não têm balança, para mim não é um contra, porque se avaria a balança ao menos fica com a máquina.

Preço, neste momento esta a 559,99€ na worten, mas de vez em quando encontra bem mais barata, já teve abaixo dos 400€, é uma questão de estar atento as promoções da Worten, Radio Popular, Media Market…

 

https://www.worten.pt/promocoes/robo-de-cozinha-kenwood-kcook-multi-ccl401wh-4-5-l-1500-w-6-acessorios-5971311?fbclid=IwAR0v_0Nij9zL6qcywL6TF32lo1tj6o54NiRY7038gQKaz04fBq6Ph0Za1ck

 

Por vezes também tem oferta de uma lâmina extra e balança e livro.

Pode ir vendo aqui: https://comunicacoeskenwood.com/kcook-multi/

 

Em todas elas o que realmente aconselho é o que ninguém faz ou gosta de fazer que é a ler o manual de instruções antes de pegar na máquina e achar que são todas iguais e atirar com por exemplo 1kg de farinha e queimar ou sobreaquecer o motor, só porque uma das máquinas amassa 1kg por 6 minutos, as outras não são más por não o fazerem.

 

Complemento para todas elas uma iogurteira, nenhuma delas substitui a iogurteira e já encontra com valores a partir de 15€.

 

Slowcook: já encontras boas panelas de slowcook com grande capacidade a partir de 29€

 

Pulverizadores também já encontra pulverizador/ liquidificadores que transformam açúcar em açúcar em pó, ou sementes e farinha a valores a partir de 100º.

Como escrevi em cima tudo depende do quanto quer gastar e consegue gastar.

Porque cozinhar todas o fazem, avariar todas avariam, não há máquinas perfeitas.

Boas escolhas.



 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design